Manjericão: Roxo, Italiano, Comum, e todos seus benefícios!

Você provavelmente já deve ter ouvido falar no manjericão, uma especiaria muito utilizada na culinária para dar mais sabor aos alimentos. No entanto, além de deixar os pratos mais saborosos, esse ingrediente pode trazer vários benefícios para a saúde e boa forma das pessoas que o consomem.

Se você deseja conhecer um pouco mais sobre o manjericão, esse artigo é para você, pois a seguir eu irei falar tudo sobre essa deliciosa especiaria. Confira!

Manjericão roxo

manjericão

O manjericão roxo é um excelente tipo da especiaria que deve ser usado principalmente para quem deseja a decoração do prato, pois devido a sua coloração ele pode deixar sua receita ainda mais bonita e apetitosa.

Essa versão possui um aroma mais fraco e suave, por isso é indicada principalmente para as pessoas que não gostam de ingredientes com sabores muito fortes em seus pratos.

Italiano

manjericão

Outro tipo muito conhecido é o italiano, que consiste em folhas maiores e mais grossas que os demais, além do mais, este tipo também possui as folhas curvadas.

Mas além da característica visual, o manjericão italiano também possui um odor bem intenso e levemente amargo, além de possuir um leve sabor que assemelha ao cravo, principalmente quando ainda está cru.

❱ Leia também: Garcinia Cambogia!

Comum

manjericão

O manjericão comum é o tipo mais fácil de encontrar no Brasil, sendo que ele consiste em um sabor de média intensidade, ideal para quem gosta da especiaria, mas não gosta de usar ingredientes com odores muito fortes.

As folhas deste são finas e ele é ideal principalmente para o preparo de molhos.

Benefícios do manjericão

Além de ser delicioso, ele também poderá  trazer muitos benefícios aos seus consumidores, como podemos destacar principalmente:

Ajuda a tratar resfriados

O consumo do manjericão ajuda a melhorar o sistema imunológico da pessoa, por isso ele pode ajudar a combater os resfriados. O ideal é mastigar as folhas dessa especiaria assim que surgirem os primeiros sintomas da gripe ou resfriado.

Diminui o estresse

manjericão

Mascar folhas de manjericão pode ajudar a diminuir e até mesmo prevenir o estresse. O indicado é mascar cerca de 10 folhas, 2 vezes ao dia para conseguir combater o estresse.

Melhora a pele

Mais um dos benefícios desta especiaria que muitas pessoas não conhecem é o combate a acnes e aceleração do processo de cicatrização, assim essa planta deixa a pele mais bonita e livre de imperfeições.

Alivia a dor de cabeça

Se você costuma ter muita dor de cabeça, tomar o chá de manjericão diariamente pode ajudar a acabar com este problema.

Melhora a saúde do sistema nervoso

Essa especiaria também ajuda a melhorar a saúde do sistema nervoso, pois normaliza os níveis de neurotransmissores no cérebro, ajudando a melhorar a memória e a saúde do cérebro.

Como consumir?

Você poderá consumi-lo de várias formas, sendo que o ideal é que você use esse ingrediente principalmente para preparar molhos e carnes. Também é possível que você consuma essa erva através do chá.

A quantidade irá variar conforme o gosto de cada pessoa.

Existe contraindicação e efeitos colaterais?

Embora o manjericão possa trazer muitos benefícios ao corpo, seu uso não deve ser feito por todas as pessoas que desejam obter seus resultados, sendo que esta erva é contraindicada para mulheres que estão grávidas, pessoas que possuem alergia a planta ou ainda quem tem epilepsia.

Está especiaria não possui efeitos colaterais, no entanto é recomendável consultar um médico antes de usá-la.

Manjericão aborta?

Muitas mulheres que estão grávidas ficam em dúvida se podem ou não fazer uso do manjericão durante a gestação, pois não sabem se essa erva pode causar o aborto espontâneo, e é possível dizer que o recomendável é não consumir o manjericão principalmente nos 3 primeiros meses de gestação, pois essa erva pode estimular a menstruação e consequentemente favorecer o aborto.

Receita com manjericão

manjericão

Molho pesto

Ingredientes

  • 1 xícara de manjericão
  • 4 dentes de alho
  • 1 colher de sal
  • ½ xícara de azeite
  • 100 g de queijo parmesão ralado

Modo de fazer

  1. Descasque e pique o dente de alho.
  2. Coloque o alho e o sal em uma tigela e misture bem.
  3. Pique as folhas e coloque na tigela.
  4. Acrescente os demais ingredientes até obter uma mistura homogênea.
  5. Guarde seu molho pesto em um recipiente de vidro.

Recomendamos para você:



1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem Votos Ainda)
Loading...

Comentar