Noni: Emagrece? É tóxico? Como consumir? Saiba tudo aqui!

Guarde bem o nome dessa fruta que está invadindo o mercado brasileiro: Noni. Seu sucesso se deve aos inúmeros benefícios, e já vem sendo chamada de “cura para todos os males”, já que age sobre praticamente todos dos sistemas do corpo humano, garantindo seu bom funcionamento. O noni é uma das frutas chamadas de “alimentos funcionais”, aquelas que oferecem mais benefícios do que os valores nutricionais, porém algumas dessas vantagens não passam de conhecimento popular.

Por isso, o consumo do Noni tem gerado algumas polêmicas pelos riscos que ele traz para a saúde.

Continue lendo para saber mais sobre a fruta, seus benefícios e se realmente vale a pena tomar!

noni

O que é o noni?

O noni é uma fruta exótica, originária da Ásia, e muitas pessoas acham sua aparência parecida com a fruta do conde, já bastante popular no Brasil. Seu uso pelos asiáticos é muito antigo, e existem relatos de povos que usam seu caule, folhas, casco, raízes e claro, a fruta!

A fruta se adaptou muito bem ao clima do Brasil, e chega a dar frutos o ano todo nas regiões mais quentes do país.

Anvisa

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proibiu a comercialização de qualquer produto à base de noni. A medida vale para todo território nacional e inclui chás das folhas, compostos e cápsulas.

O órgão adotou essa medida após relatos de pessoas que haviam se intoxicado e tido reações alérgicas com o uso da fruta. Porém, em alguns estados do Brasil é possível encontrar pessoas vendendo o noni livremente, e muitas são defensoras da fruta, alegando já terem obtido benefícios com o seu uso.

O noni é tóxico?

A proibição do Noni por parte da Anvisa se dá pela sua toxicidade, por isso é preciso pensar duas vezes antes de ingerir a fruta em suas mais variadas formas.

noni

Perda de peso

Apesar de todos os riscos relatados com o uso do Noni, muitas pessoas garantem que conseguiram perder peso com o uso da fruta, porém, esse não é um benefício comprovado, já que não existem pesquisas sobre a fruta.

Porém, é importante ressaltar que a perda de peso efetiva só ocorre com mudança de hábitos. Uma combinação de alimentação balanceada uma rotina de exercícios. Além disso, também existem outros suplementos que são 100% seguros e certificados pela Anvisa que te ajudam na perda peso. Um deles é o Goji Berry, que você pode se informar melhor aqui.

Outras propriedades

  • O noni possui betacaroteno, que com propriedades antibióticas e faz muito bem para a saúde dos olhos
  • É rico em ômega 6 e óxido nítrico, que melhora a oxigenação das células e favorece a memória
  • Rica em vitamina C
  • Possui uma substância pouco conhecida dos brasileiros, a escopoletina, ela possui ação antibacteriana, antifúngica e anti-inflamatória
  • Ajuda no controle da pressão arterial

Agora que você conhece o Noni, a nossa recomendação é que você só o consuma com a orientação de um profissional, afim de não colocar a sua vida em risco.

Este artigo foi útil para você? Conta pra gente nos comentários!

Recomendamos para você:

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 do total de 5)
Loading...

Comentar