Nutrição Esportiva: Saiba como funciona!

Uma alimentação adequada pode ser determinante quando o objetivo é aumentar o rendimento na prática de esportes e malhação. Pensando nisso, surge a nutrição esportiva, que nada mais é do que o planejamento de uma dieta adequada para esportistas, de acordo com o objetivo que ele pretende alcançar, como por exemplo, emagrecimento, aumento de massa magra, redução da gordura corporal, entre outros. Acredita-se que a alimentação é o segundo fator com mais influência do desempenho dos atletas, ficando atrás apenas do fator treinamento.

Os cardápios baseados na nutrição esportiva são extremamente específicos para cada tipo de esporte praticado, metabolismo e tipo físico, por isso é necessário um acompanhamento de um profissional, afim de indicar quais são as melhores práticas para cada caso. Por exemplo, mulheres precisam de uma dieta com um teor maior de ferro, já que perdem parte de nutrientes na menstruação que precisam ser repostos; Crianças e adolescentes possuem um gasto de energia mais elevado; No caso dos idosos, o fator mais preocupante é hidratação, por isso a dieta deve ser planejada afim de balancear esse aspecto.

Uma dieta baseada na nutrição esportiva é bastante procurada por atletas que participam de competições, como longas maratonas, esportes que exigem muito esforço físico, etc, mas também pode ser aplicada no cotiano de pessoas preocupadas com a saúde e em praticar uma alimentação mais saudável.

nutrição esportiva

Dicas para nutrição esportiva

Apesar da nutrição esportiva exigir um cardápio específico para a necessidade de cada atleta, existem algumas práticas que podem ser seguidas por qualquer pessoa que deseja aumentar o seu desempenho. Seguem as dicas:

Dormir, comer e treinar

Para que os efeitos benéficos da nutrição esportiva sejam percebidos, não basta apenas seguir uma dieta adequada. Os treinos precisam ser regulares e acompanhados por um preparador físico, que vai orientar quais são os melhores exercícios, intensidade e maneira correta de realizá-los. Outro fator determinante é o sono, já que o corpo precisa repor as energias gastas durante os treinos.

Faça a suplementação de maneira adequada

Os suplementos são aliados, mas para que tenham resultados positivos, devem ser tomados da maneira correta e planejados de acordo com as suas necessidades. Os atletas que participam de competições, devem ficar ainda mais atentos ao uso de suplementos e outras substâncias, já que algumas delas são proibidas e podem ser detectadas no dopping.

Inclua frutas e verduras na sua alimentação

Algumas leis da boa alimentação valem para todo mundo! Como por exemplo, consumir mais frutas, verduras e legumes, de preferência frescos. Evitar o consumo excessivo de gordura, frituras e alimentos que contenham muito carboidrato, e consumir menos alimentos industrializados.

Aumente o seu consumo de água

Essa é uma daquelas regras que todo mundo conhece, mas poucas pessoas levam a sério: Beba no mínimo dois litros de água por dia! A hidratação é extremamente importante para o corpo, principalmente no caso de pessoas que praticam esportes com uma carga muito pesada, já que boa parte dessa água é eliminada com o suor. Além da água, outras bebidas podem auxiliar na hidratação e reposição de líquidos após o treino, maratona ou competição. São os isotônicos e hipotônicos. Informe-se sobre elas para aproveitá-las na sua alimentação.

Recomendamos para você:



1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem Votos Ainda)
Loading...

Comentar