O que comer antes de dormir? Conheça os melhores alimentos para uma boa noite de sono e sem engordar

Antes de dormir bate aquela fome e você não faz ideia do que pode ou não pode comer antes de dormir? Confira a seguir a lista de alimentos adequados para essa hora da noite!

Se você tá a fim de perder aqueles quilinhos extras e quer exibir um corpo bonito e saudável no verão, que está chegando, deve se informar e saber exatamente quais alimentos são bons para comer antes de dormir, alimentos que não vão afetar seu metabolismo e que não vão fazer você aumentar suas reservas de gordura.

Agora, se você sofre de insônia também é importante ficar atento a quais alimentos podem ajudar a induzir ao sono e a relaxar para ter uma boa e tranquila noite de descanso. Algumas comidas e alimentos podem atrapalhar seu organismo no período da noite, deixando-o agitado e espantando mais ainda o sono.

Uma refeição adequada antes de dormir pode melhorar a qualidade do seu sono e também sua qualidade de vida. No artigo de hoje traremos para você os alimentos que podem ser ingeridos antes de dormir e também os que devem ser evitados. Não perca mais tempo e saiba tudo isso a seguir!

Quais alimentos são recomendados quando eu quiser comer antes de dormir?

Se você vai começar uma dieta sabe que para ser bem sucedida você não deve passar fome e se alimentar várias vezes por dia com alimentos leves e saudáveis, as refeições são: café da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia. Se entre o jantar e o horário de dormir o intervalo for de 3 horas ou mais, é normal que você sinta fome e tenha a necessidade de comer algo antes de dormir, é nessa hora que você deve tomar cuidado com os alimentos que vai ingerir.

Deve-se evitar alimentos de difícil digestão, porque esses alimentos podem atrapalhar seu sono, despertar seu corpo e contribuírem para perda de massa magra e armazenamento de gordura corporal e ainda lentidão no metabolismo do organismo. Antes de deitar evite carne vermelha, porque é um alimento que demora ser digerido e metabolizado, evite também frituras e comidas gordurosas como pizza, lasanha, hambúrguer, batata frita e etc.

Evite bebidas com valor energético e cafeína, como, café, chá mate, chá preto, chá verde, Coca-Cola, guaraná em pó e outras bebidas que são termogênicas e não deixarão seu corpo relaxar. Esses tipos de bebidas estimulam o organismo a gastarem energia e a noite é o momento certo do corpo relaxar.

Evite comer carboidratos simples como pães brancos, arroz, macarrão, batata inglesa, biscoitos, porque esses alimentos em sua digestão são convertidos em açúcares que darão energia para o seu corpo, causando grandes picos de insulina à noite, e tudo isso não é bom para uma tranquila noite de sono.

Exemplos de lanches para comer antes de dormir

Se você deseja emagrecer, basta consumir na hora da ceia:

  • Um iogurte light ou desnatado
  • Um copo de leite ou leite de soja ou bebida de arroz
  • Uma vitamina de morango ou kiwi com leite desnatado
  • Um gelatina light
  • Uma caneca de chá de erva cidreira, camomila ou tília.

Todos esses exemplos são de alimentos leves que vão saciar sua fome e possuem poucas calorias.

Se você está malhando e fazendo treinos de musculação e hipertrofia, há alimentos próprios para que você possa comer a noite e que ajudarão seu musculo a se recuperar e ao mesmo tempo ganhar massa magra.

  • Vitamina de abacate com leite desnatado ou leite de soja
  • Mingau de aveia adoçado com stévia
  • Banana com mel e aveia
  • Iogurte com aveia ou chia

Para quem tem insônia o melhor a se consumir nesse horário são os chás calmantes:

  • Chá de maracujá
  • Chá de camomila
  • Chá de hortelã

Evite os chás com gengibre e com canela, porque são estimulantes.

 

Alimentos que devem ser evitados para comer antes de dormir

Se você quer se manter saudável e com um sono tranquilo, sem aquele desconforto abdominal antes de dormir, alguns alimentos devem ficar de fora da sua lista, como:

  • Açúcares: pães brancos, bolos, macarrão, batata inglesa, mandioca, inhame, biscoitos.
  • Alimentos apimentados e condimentados: fique longe das comidas mexicanas muito apimentadas, comidas indianas, evite pimentas de um modo geral, porque nelas contém capsaicina que tem ação termogênica e pode afetar seu sono.
  • Bebidas estimulantes: cafeína, bebidas alcoólicas, chá preto, chá mate, chá de gengibre, chá com canela, chá verde e guaraná em pó.

Se você possui uma insônia crônica a melhor opção é você procurar um neurologista ou um psiquiatra e expor o seu problema, que ele analisará e lhe receitará um tratamento adequado para combater sua insônia.

Procure também não ter uma vida sedentária e praticar exercícios físicos com regularidade, isso ajudará na sua condição física e na regularização do seu sono.

Para outras dúvidas nos deixe comentários.

Até a próxima!

Recomendamos para você:



1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem Votos Ainda)
Loading...

Comentar