Óleo de soja: Vilão ou Herói? Conheça os benefícios que ele pode trazer ao nosso corpo!

óleo de soja

O óleo de soja é muito conhecido na culinária, mas o que poucas pessoas sabem é que ele também possui outras finalidades, e mesmo sendo considerado um vilão por aquelas pessoas que costumam fazer dietas. Mas apesar de ter certa concentração de gordura, os óleos comestíveis possuem diversas vantagens para o organismo, sendo importante não exagerar na dose, pois uma colher contém cerca de 119 calorias. Conheça alguns benefícios extras do óleo de soja.

Afinal, óleo de soja faz mal?

A resposta para esse questionamento  depende, quando consumido em excesso é muito provável que o óleo de soja faça mal, porém, quanto consumido de maneira moderada, ele na verdade possui vários benefícios:

  • Ele é rico em ômega 3 e 6 e em gorduras poli insaturadas, elementos que trazem diversos benefícios para o corpo, para se ter uma ideia, quando combinados, esses elementos são importantes auxiliadores no processo anti-inflamatório, regulariza inclusive o colesterol.
  • Diminui o risco de doenças do coração.
  • Protege o sistema nervoso devido os ácidos graxos presente na sua composição.
  • Ajuda a diminuir os sintomas da menopausa.
  • Possui melhor digestão quando comparado aos azeites.
  • Valor acessível.

O certo é que além de ser usado para cozinhar, o óleo de soja acabou indo parar em outras áreas, como o da beleza, um número expressivo de pessoas passaram a utilizar o óleo nos cabelos, mas ainda existem algumas dúvidas com relação a esse novo uso.

oleo de soja

O óleo de soja pode ser usado no cabelo?

O certo é que muitas mulheres usam o óleo de soja no cabelo para promover uma umectação dos fios, a fim de deixar os cabelos mais hidratados e com brilho. Para entender melhor o processo de umectação tem como principal objetivo fazer uma reposição da oleosidade natural que os cabelos acabam perdendo com as agressões externas do dia a dia, seja o sol, secadores, ventos, poeiras, etc.

A umectação acaba selando os cabelos, deixando-os hidratados por mais tempo, e ideal para cabelos que estejam porosos, quebradiços, com pontas secas, ressecados e sem brilho, e esse processo pode ser feito com o uso do óleo de soja.

Para fazer essa hidratação nos cabelos com o óleo de soja pode ser feito da seguinte maneira:

  • Aquecer o óleo de soja no micro-ondas por alguns segundos.
  • Aplicar nos fios secos, é muito importante que todas as mechas recebam o óleo de soja para que o resultado seja o desejado.
  • Massagear o couro cabeludo com movimentos bem leves para que circulação seja ativada nessa área, isso ajuda inclusive a melhorar o crescimento dos fios.
  • Cubra os cabelos com uma touca de plástico e deixe o óleo de soja agir por 30 minutos.
  • Lave com o shampoo da sua preferência, até que todo o produto tenha sido retirado.
  • Aplique o condicionador.

O quantidade de vezes que o óleo de soja pode ser aplicado no cabelo depende de cada um, em fios muito ressecados, o ideal é fazer a umectação pelo menos uma vez por semana. No caso daqueles normais, a cada 15 dias é suficiente.

Recomendamos para você:

Share this post

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média: 5,00 do total de 5)
Loading...

Comentar