Proteína de Soja: relevamos seus mitos e verdades!

Um suplemento que promete não restringir alimentos da dieta e ainda auxilia na perda de peso, quem não quer? Essas são algumas das promessas da proteína da soja. Mas até que ponto o que é prometido se concretiza? Saiba o que é mito e o que verdade sobre essa proteína.

proteina de soja

O que é Proteína de Soja?

A proteína de soja é uma proteína presente na soja repleta de nutrientes essenciais para o organismo humano. Muitos vegetarianos usam a proteína de soja como substituta da carne vermelha. Porém devido aos seus benefícios muitas pessoas em dieta ou atletas passaram a acrescentar a proteína de soja em sua alimentação.

Por ter fácil absorção pelo organismo e auxiliar na queima de gordura corporal a proteína de soja se tornou uma das queridinhas dos frequentadores das academias. Ela pode ser usada em shakes e em diversas receitas, por isso não se torna um alimento enjoativo, devido as várias opções de como consumi-la.

Benefícios da Proteína de Soja

A proteína de soja tem vários benefícios para quem procura por um alimento saudável e cheio de nutrientes. Para os vegetarianos é uma boa opção para substituir carnes, ovos, leite, peixe e outros alimentos.

Para os atletas ela ajuda na recuperação e crescimento muscular, perda de gordura corporal e aceleração do metabolismo. Esses fatores contribuem para um melhor desempenho do atleta durante os exercícios.

Outro motivo de a proteína de soja estar em alta procura é o auxilio no combate às marcas de expressões e radicais livre, pois ela contribui para um melhor funcionamento do sistema imunológico. Além de que a proteína de soja, por ter baixo índice de gordura e alto índice de nutrientes, ajuda na redução de colesterol e no funcionamento do sistema circulatório.

proteína-de-soja

A reconstrução e crescimento de células, tecidos e órgãos também são beneficiados quando a proteína de soja é incluída no cardápio alimentar. A soja também contribui na prevenção de doenças como osteoporose e câncer.

A proteína de soja é comparada a outros suplementos, como o whey protein, porém ela tem melhor desempenho devido sua rápida absorção no corpo. Por isso é muito comum as pessoas que praticam esportes ou fazem musculação consumirem a proteína de soja isolada, conhecida como PIS. A PIS tem em sua composição pelo menos 90% de proteína e apresenta um baixo teor de gorduras e carboidratos, sendo ótimo para o consumo.

Outras pessoas preferem a proteína de soja texturizada, que também é conhecida como carne de soja. Ao contrário da carne animal, a carne de soja é voltada para os que praticam exercícios e aos adeptos do vegetarianismo e veganismo, oferecendo inúmeras vantagens, tais como: muita fibra alimentar, um teor baixo de sódio, uma grande quantidade de potássio e rica em vitamina B-9. Muitas pessoas perguntam se a soja texturizada engorda e a resposta é: depende. Se ela for consumida sem uma alimentação balanceada pode engordar, sim. Caso contrário, não engorda e só traz benefícios.

Como utilizar a proteína de soja?

A soja por si só já considerada uma fonte completa de proteína por ser abundante em aminoácidos. A quantidade entre 25 e 50 gramas de proteína de soja, por dia, já é considerada satisfatória para os resultados, porém quem busca por incluir a soja em dietas de emagrecimento aumentam a quantidades, geralmente, substituindo outros alimentos, como os carboidratos no jantar.

Efeitos colaterais

Nas mulheres a proteína de soja não apresenta efeitos colaterais, pelo contrário são muitos os benefícios, as vezes são relatados casos de incomodo gástrico, mas apenas quando a proteína é consumida de forma desregrada.

Já nos homens ela pode apresentar alguns efeitos colaterais devido a forte presença de estrogênio. Quando consumida em altas doses e com frequência ela pode provocar sensibilidade na área peitoral, inibição de libido, mudanças emocionais frequentes e em alguns casos causar até infertilidade. Em casos mais graves o excesso de estrogênio pode causar ginecomastia, que é o crescimento dos seios em homens.

Esse artigo foi útil para você? Conta pra gente nos comentários!

Recomendamos para você:



1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média: 2,00 do total de 5)
Loading...

Comentar