Queijo Cottage

Feito com leite de vaca e drenado, com consistência cremosa e em grumos, o queijo cottage tem ganhado os corações de quem quer uma vida mais saudável. A origem desse queijo é anglo-saxônica e essa iguaria foi apresentada aos brasileiros pela colônia de alemães e descendentes que viviam no sul e faziam-no artesanalmente, acidificando o leite (com objetivo de deixá-lo “talhado”), adicionando água quente, sal e deixando a mistura pendurada, dentro de um saco de pano limpo por cerca de 12 horas para coagular naturalmente, resultando em um queijo de sabor suave. Nesse texto, falaremos das inúmeras vantagens que esse queijo oferece.

queijo cottage

Ideal para pessoas em dieta, 30 gramas de queijo cottage contém apenas 29 kcal.

Versátil na cozinha

Pra quem acha que quem está de dieta só come alface, o queijo cottage está aí para provar o contrário. Ele pode ser usado em várias receitas, principalmente substituindo queijos amarelos, para diminuir a taxa calórica da refeição. Experimente fazer sanduíches, patês para torradas, ou aquilo que a criatividade mandar.

Boa fonte de proteína

Para quem quer ganhar massa muscular, uma dieta rica em proteínas é essencial. Entretanto, a maior fonte de proteínas, que é a carne, geralmente vem acompanhada de um alto teor de gordura e colesterol, o que não acontece com o queijo cottage. O queijo cottage é rico em cálcio, o que o faz ideal para crianças, grávidas e atletas. O cálcio fortalece os ossos e pode ajudar no caso de doenças como a osteoporose, que age minando as reservas de cálcio dos ossos e tornando-os frágeis.

Propriedades antioxidantes

O queijo cottage é rico em selênio, que é um mineral necessário pelo nosso corpo em quantidades muito pequenas, mas mesmo assim não deixa de possuir propriedades que combatem os radicais livres, prevenindo o envelhecimento das células e o aparecimento de alguns cânceres, como o de próstata.

Serve também para os intolerantes à lactose

Para intolerantes à lactose, às vezes é difícil encontrar alimentos tão ricos em vitaminas e minerais quanto os derivados de leite. No caso do queijo cottage isso não é um grande problema: já é comercializada a versão lactose free.

Cottage, Minas ou Ricota?

O cottage bate facilmente os outros companheiros se compararmos quantidade de gorduras e calorias. Mas como uma dieta saudável necessita de variedade de alimentos, não descarte completamente os outros queijos. É só consumi-los em pequenas quantidades, de preferência unidos à pratos mais saudáveis como vegetais crus ou cozidos, carne magra ou alimentos integrais. Em 100 gramas de queijo cottage, se encontram 8,37g de lipídeos, 14,5g de proteínas, 3,3g de carboidratos e 70mg de cálcio.

Preço

O preço de um pote com 200g pode variar entre R$9,00 a R$15,00. Vai depender da marca, do comércio e da localidade em que ele é vendido. É encontrado de diversas marcas, tias como Quatá, Campo Verde, Porto Alegre, Tirolez, Regina, entre outras.

Se interessou e quem saber como preparar essa iguaria em casa? Confira este vídeo ensinando um passo a passo:

E aí, gostou? Conta pra gente nos comentários!

Recomendamos para você:

Share this post

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Comentar