Sal de ervas: Saiba seus principais benefícios e como fazer!

Você sabia que existe sal de ervas? Bom..O sal é um dos grandes vilões da saúde humana quando consumido em excesso. No Brasil,  o consumo de sal é duas vezes mais alto do que a OMS (organização mundial de saúde) recomenda, que é 5g por dia.

Com o alto consumo de sal por um longo período, a pessoa desenvolve hipertensão e retenção de líquidos.  A hipertensão é uma doença que atinge mais de 30 milhões de brasileiros, porém, com simples mudanças de hábito, esse mal pode ser prevenido.

A começar pela retirada do salero da mesa e a substituição do sal tradicional pelo sal de ervas.

Quer saber mais sobre esse tipo de sal? Então não deixe de ler esse post!

O que é o sal de ervas?

O sal de ervas é um sal feito a partir da mistura de sal com ervas finas e especiarias, como as ervas e especiarias possuem propriedades específicas que são boas para o organismo, a mistura desses ingredientes para substituir o sal comum, além de saboroso, ajudam a prevenir doenças.

O sal de ervas é muito mais recomendado para o ser humano, além de conter uma quantidade muito mais baixa de sódio, as ervas secas contidas ajudam a temperar o alimento sem retirar o sabor.

Ele substitui perfeitamente o sal comum e pode ser usado para preparar qualquer tipo de alimento como carnes, molhos e temperar salada.

O sal de ervas é bem simples de ser preparado e pode ser feito por você em casa.

sal de ervas

Ao preparar o sal de ervas, você vai precisar de sal, é claro, a recomendação é que você sempre faça a opção por sal orgânico ou marinho, quanto menos seco, melhor é, pois ele terá magnésio, que é essencial para saúde.

E ervas secas, você pode usar alecrim, orégano, manjericão ou qualquer outra de sua preferência como tomilho, pimenta caiena, canela, enfim, não há uma regra.

O sal é originalmente higroscópio, ou seja, ele tem em sua forma original uma grande quantidade de cloreto de magnésio.

Ao passar pelo processo industrial, o sal, que até então é mais úmido, se torna mais seco, quanto mais refinado, mais seco é, por isso, escolha um sal que não seja tão refinado, pois nele terá uma quantidade menor de cloreto de magnésio.

É muito recomendado usar o sal marinho, mas é preciso saber qual a sua procedência. O sal marinho pode ter traços dos minerais do solo do mar que não fazem bem para o organismo, por isso, nem todo sal marinho é recomendado.

O sal de Aveiro também é muito recomendado. O único que não é indicado é o sal do Himalaia, pois ele contém uma quantidade enorme de flúor e minerais radioativos, que são comuns do solo do Paquistão.

sal de ervas

Quais são seus benefícios?

O grande benefício do sal de ervas está nas ervas, nelas é possível encontrar os fitoquímicos, que faz parte de um dos mais importantes grupos de oxidantes.

Além disso, as ervas aromáticas possuem compostos fenólicos, que são fundamentais na prevenção de doenças cardiovasculares, na estimulação do sistema digestivo e no fortalecimento do sistema imunológico.

Ao trocar o sal comum pelo sal de ervas, você não só previne a hipertensão como também auxilia o seu organismo a trabalhar de forma mais saudável.

Agora, confira uma receita simples de sal de ervas para ser feita em casa.

Receita de sal de ervas

Para fazer o sal de ervas em casa, é importante usar a balança para não ultrapassar as medidas de sal recomendadas, que é o que deve ser evitado.

Se por acaso você não tiver uma balança em casa, use uma colher. Para as ervas, use uma colher bem cheia e para o sal, use uma colher rasa.

Não é uma regra usar ervas desidratadas, você pode usar ervas frescas, porém, nesse caso, você deve duplicar a quantidade de ervas na receita e seu tempero ficará pastoso, por isso, deverá ser conservado na geladeira.

Chega de conversa e vamos a receita:

  • 20 gramas de manjericão 
  • 20 gramas de alecrim 
  • 20 gramas de orégano  
  • 10 gramas de sal  

Em um liquidificador, bata todos os ingredientes entre 2 a 3 minutos e seguida, coloque em um pote de vidro que possa ser bem lacrado. Pronto! O seu sal de ervas está pronto para o consumo.

Tempere suas refeições a gosto, use a mesma quantidade que você usaria com o sal comum.

sal de ervas

Tenho um texto sobre outro tipo de sal que aposto que você vai adorar, sal de espsom. Para ler, clique aqui!

Que tal fazer a receita em casa e depois deixar um comentário para contar o que achou?

1 Compart.

Recomendamos para você:



1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem Votos Ainda)
Loading...

Comentar