Sal rosa do Himalaia: Saiba TODOS os benefícios desse sal para seu organismo!

O mundo da gastronomia é bastante vasto e os ingredientes usados para temperar suas comidas também são diversos. De tempos em tempos surgem novos temperos prometendo uma experiência diferente ao cozinhar, deixando os alimentos mais saborosos e saudáveis. O sal rosa do Himalaia é um tipo de sal que começou a se popularizar no Brasil a pouco tempo e ainda pairam muitas dúvidas a respeito do que realmente é esse sal e de que formas ele pode ser mais saudável que o sal branco comum.

Nesse artigo você vai tirar todas as suas dúvidas a respeito do sal rosa do Himalaia e tirar suas próprias conclusões a respeito desse tempero. Vamos lá?

O que é o Sal rosa do Himalaia?

O sal rosa do Himalaia é um sal com características únicas. Esse sal é classificado como sal de pedra e é produzido na região de Punjabi no Paquistão, região que fica a aproximadamente 300 km do Himalaia.

Essa região possui um dos mais ricos campos de sal de todo o planeta e a formação desses campos datam de aproximadamente 4 bilhões de anos atrás, quando o planeta terra começou a ser formado.

O sal rosa do Himalaia é extraído em uma profundidade de 1500 metros abaixo das cordilheiras do Himalaia. Esse tipo de sal sofreu por milhões de anos extrema pressão da terra e estudos comprovam que ele possui até 99% de pureza e a cor rosa do sal varia de acordo com a quantidade de mineral que nele está presente, podendo variar de rosa, branco ou até mesmo vermelho.

sal rosa do himalaia

Quais os benefícios do sal rosa do Himalaia?

Ele é muito mais saudável quando comparado ao sal comum de cozinha. Por ser um dos tipos de sal mais puro que existem, os malefícios trazidos através do refino do sal comum de cozinha, são evitados.

Abaixo listamos os 5 benefícios do sal rosa do Himalaia;

Balanceia o PH do sangue

O sal rosa do Himalaia tem por característica balancear o PH do sangue, com isso sua saúde melhora de forma geral, melhorando a sua imunidade e melhorando os processos digestivos.

Melhora problemas respiratórios

Segundo estudos, esse sal funciona como anti bactericida e anti-inflamatório, além de melhorar a liberação de mucos pelo organismo.

Existem no mercado lâmpadas de sal rosa que prometem purificar o ar.

Remédio digestivo natural

Você pode usar o sal rosa do Himalaia para preparar a sua própria solução digestiva, usando apenas o sal rosa e água purificada.

Segundo especialistas o consumo de uma dose (10ml) da mistura de sal rosa do Himalaia e água purificada, são suficientes para manter a saúde do seu estômago.

Ajuda a relaxar o corpo

Ele funciona como um relaxante e pode te ajudar na hora de dormir, isso por que ele possui uma maior quantidade de minerais.

Pode parecer difícil de acreditar, mas o sal rosa do Himalaia quando consumido diariamente pode funcionar como um regulador do seu sono.

O sal rosa do Himalaia possui Iodo?

O Iodo é um mineral usado pelo nosso organismo para manter o bom funcionamento da tireóide e do metabolismo das células. Ele está presente naturalmente em peixes, laticínios, ovos e outros alimentos.

Geralmente os sais comuns de cozinha são iodizados e esses conferem ao organismo a quantidade de Iodo necessária diariamente.

Já o sal rosa do Himalaia possui uma quantidade muito baixa de iodo, o que pode ser um problema nas suas necessidades diárias.

Ao consumir o sal rosa do Himalaia o recomendável é compensar a falta de iodo do mesmo com alimentos que naturalmente possuam esse componente.

 Como usar o sal rosa do Himalaia?

Esse sal deve ser usado da mesma maneira que se usa o sal branco comum de cozinha. Lembramos que sal contém sódio e esse é um grande vilão para a saúde.

Em todos os casos, usar sal com moderação é sempre uma recomendação a se seguir.

Como saber se o sal rosa do Himalaia é verdadeiro?

O sal rosa do Himalaia virou o grande queridinho por aqueles que desejam manter uma alimentação mais saudável, porém deve se ficar atento existem diversas imitações no mercado que passam despercebidas aos nossos olhos.

Fiquei atento e evite essas características; a aparência é muito branca e custa bem pouco, o sal é rosa somente na superfície sendo seu interior branco, o produto não é importado, lembre-se o sal rosa do Himalaia realmente deve vir do Himalaia.

Se gostou do texto, não pode deixar de conferir o post sobre Sal de Ervas!

E ai gostou do texto? Que tal deixar seu comentário?

Recomendamos para você:



1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem Votos Ainda)
Loading...

Comentar