Seriguela: O que é? Quais os benefícios? E mais! [Confira]

No mundo em que vivemos, o número de pessoas que buscam por um corpo ideal, por uma saúde perfeita, e melhor qualidade de vida vem aumentando gradativamente a cada ano. Sendo que essas pessoas buscam ajuda nas academias, nos suplementos e nos ingredientes naturais, como por exemplo, a Seriguela.

Percebemos que o número de pessoas que buscam ajuda para sua dieta na internet também vem aumentando ao decorrer dos anos, talvez pela ampla plataforma de informação que a internet oferece. Pensando nisso elaboramos um artigo com todas as informações sobre a Seriguela, fruta muito utilizada como tratamento medicinal e na dieta. Continue lendo este artigo e veja a seguir.

Seriguela, o que é?

A Seriguela é uma fruta típica da América Central, mas que teve uma grande aceitação aqui no Brasil, nas regiões norte e nordeste principalmente.

Também conhecida por umbu, imbu, ameixa-da-espanha, ciruela e cajá vermelho (esta última fazendo com que muitas pessoas confundam a Seriguela com o cajá), a seriguela normalmente possui coloração amarela-avermelhada, de sabor adocicado e vem conquistando lugar na agronomia brasileira por 3 motivos simples.

Primeiro devido sua propriedade da família Anacardiaceae, marcada por sobrevier as secas com mais facilidade. Segundo pelo sabor que vem agradando até os mais exigentes em conhecer novas frutas. E não tão menos importante, pela a variedade de benefícios a saúde que a fruta traz para seus consumidores.

Benefícios da seriguela a saúde

Embora ainda pouco conhecida essa fruta traz consigo muitos benefícios por se tratar de uma fruta, benefícios estes que poderão complementar sua dieta do dia-a-dia, ajudar na prevenção de doenças e formação de tumores, além de um componente importante para praticantes de esportes.

A seriguela possui em sua extensa fórmula, antioxidantes responsáveis pelo  combate direto contra os radicais livres, responsáveis pela formação de tumores nas células. Podendo assim ajudar na prevenção de câncer e evitar o envelhecimento precoce das células. Ela também é rica em vitaminas e minerais, bem como A, B e C , ferro, fósforo e cálcio, que juntos representam uma excelente fonte para pessoas com quadros de anemia, imunidade baixa ou mesmo falta de nutrientes.

Além disso, a fruta é um excelente aliado para atletas e praticantes de esportes, pois além de todos estes nutrientes ela possui em sua composição uma grande quantidade de carboidrato, primeira fonte de energia utilizada no nosso sistema muscular, podendo assim além de dar mais força na pratica de esportes, atuar contra espasmos musculares.

suco de Seriguela

Para que é indicada?

Assim podemos concluir que a seriguela é indicada para:

  • Aliviar espasmos musculares
  • Diminuição da temperatura corporal (febre)
  • Combate de inflamação
  • Fortalecimento do sistema imunológico
  • Tratamento de anemias
  • Dar fim a diarreia
  • Limpeza de queimaduras e machucados
  • Disenteria
  • Gases

Ainda sobre tudo essa fruta é rica em Fibras que auxiliam na diminuição das taxas de colesterol LDL, e ajudam para o bom funcionamento do intestino.

Valores nutricionais (calorias) da seriguela

Em uma única porção da fruta há uma grande quantidade de carboidrato (grande vilão para pessoas que buscam a perda de peso), mas ainda assim a fruta possui apenas 6 kcal e por isso é muito recomendável na dieta que também buscam a perda de peso.

Receitas com seriguela

Geleia de seriguela

geleia de Seriguela

Ingredientes:

  • 1 kg de seriguela
  • 300 g de açúcar mascavo
  • E água

Modo de fazer:

  1. Lave bem as seriguelas.
  2. Coloque-as em uma panela com tampa e acrescente água até que cubra totalmente as frutas.
  3. Deixe-as cozinhar até que estejam facilmente se desprendendo do caroço.
  4. Coe o liquido e retire toda a parte não comestível presente.
  5. Acrescente o açúcar mascavo no liquido já coado, livre de caroços e cascas.
  6. Leve o líquido com o açúcar mascavo ao fogo baixo novamente e mexa até que os cristais de açúcar se dissolvem.
  7. Algumas vezes mexa a mistura para que a mesma não agarre no fundo da panela.
  8. Deixe agir até que a sobremesa ganhe consistência de geleia.

Ficou alguma dúvida sobre a seriguela? Se sim, deixe-as nos comentários que assim que for possível nós responderemos você. E se você conhece outro modo de usar a Seriguela, compartilhe conosco a fim de ajudar as outras pessoas que estão em busca!

Recomendamos para você:



1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem Votos Ainda)
Loading...

Comentar