Taioba: Veja todos os benefícios dessa planta e como adicioná-la em suas refeições!

Muito consumida principalmente no estado de Minas Gerais a taioba é uma planta de folhas grandes que além de possuir diversos benefícios a saúde é muito saborosa quando bem preparada.

Nesse artigo explicaremos um pouco melhor o que é a taioba, assim como os seus benefícios, como preparar, se ela emagrece e muito mais. Acompanhe!

O que é essa planta?

Também conhecida pelos nomes de orelha de elefante, mangará e até mesmo taiova a taioba, nome mais comum, é uma planta originária da América central e que atualmente é bastante difundida e cultivada em regiões tropicais.

Ela é muito utilizada na culinária, sendo servida na maioria das vezes refogada e como acompanhamento de pratos típicos.

Uma combinação típica da taioba nas regiões onde ela é mais consumida consiste na verdura refogada acompanhada de frango com caldinho, angu e arroz. Fica uma delícia!

taioba

Benefícios da taioba

Como todos os alimentos de origem vegetal a taioba possui diversas propriedades nutricionais muito benéficas a saúde. Como principais benefícios da taioba temos:

Regula o intestino – Ajuda a melhorar o funcionamento intestinal, ajudando pessoas que sofrem com a prisão de ventre, por exemplo.

Melhora a visão – Ela é uma planta rica em vitamina A. Essa vitamina é amplamente conhecida devido aos benefícios que ela proporciona aos olhos, ajudando a prevenir a cegueira noturna, a degeneração macular e até mesmo a catarata.

Aumenta a imunidade – Possui na sua constituição uma alta concentração de vitamina C que ajuda a fortalecer o sistema imunológico, ajudando o organismo a se prevenir de doenças como câncer, gripes e muito mais.

Evita a anemia – A taioba ajuda a prevenir a anemia, pois ela é rica em ferro e vitaminas do complexo B. Uma dica é tomar um copo de suco de taioba, diariamente, para os casos de tratamento da anemia.

Previne a osteoporose – É sabido que o cálcio ajuda a manter os dentes e ossos fortes, pois é ele que não deixa essas estruturas ficarem porosas e fracas. E falando em cálcio, a taioba é rica nesse nutriente, por isso é uma ótima alternativa aos suplementos de cálcio comprado em farmácia.

taioba

❯ Conheça todos os benefícios da Castanha da Índia!

Valor nutricional da planta

Como mostramos anteriormente a planta é cheia de benefícios a saúde, contudo, seus nutrientes vão muito além. Confira abaixo os valores nutricionais da taioba e veja o quanto essa planta é nutritiva e benéfica ao nosso organismo.

Considerando 100g de taioba:

  • Valor energético – 145 calorias.
  • Carboidratos – 5,5g.
  • Proteínas – 2,9g.
  • Fibra alimentar – 4,5g.
  • Cálcio – 142mg.
  • Vitamina C – 17,9mg.
  • Vitamina A – 1700mcg.
  • Fósforo – 52,9mg.
  • Magnésio – 37,9mg.
  • Lipídios – 0,9g.
  • Ferro – 1,9mg.
  • Potássio – 290mg.
  • Riboflavina B2 – 0,1mg.
  • Zinco – 0,6mg.
  • Sódio -1,2mg.

Como preparar a taioba?

A taioba é mais comumente preparada refogada para ser servida como acompanhamento de outros pratos. Para preparar a taioba basta você adicionar um pouco de óleo em uma frigideira e fritar um dente de alho picado até dourar.

Depois de dourado basta adicionar a taioba picada com as mãos e refogar até ela ficar macia. Cuidado para não passar do ponto, ela amolece muito facilmente.

Ela também fica muito gostosa quando adicionada a caldos e sopas. Uma dica é adicioná-la ao mingau de farinha de milho, fica muito saboroso. Lembre-se de adicioná-la penas ao final da preparação para que ela não desmanche no meio do seu caldo.

taioba

taioba

taioba

taioba

❯ Veja também os benefícios da Pimenta caiena!

Pode ser comida crua?

Sim. Você pode comer tanto a taioba crua como preparada por meio de cocção. Contudo ela crua possui a textura muito resistente a mordida, o que poderá ser um incomodo para alguns.

Uma dica é a de guardar os talos para ser comidos picadinhos e crus como acompanhamento de saladas, por exemplo.

Taioba emagrece?

A planta não possui nenhuma propriedade que irá realmente fazer você emagrecer. Porém, por se tratar de uma verdura com baixíssima quantidade de calorias e com alto valor nutricional, consumi-la pode ajudar nas dietas de emagrecimento.

A taioba é rica em fibras alimentares que fará com que você fique saciado por muito mais tempo, evitando a ingestão de calorias extras.

Seja qual for o seu propósito, essa planta deve entrar no seu cardápio. Caso você ainda não tenha experimentado, garanto que irá se surpreender com o sabor e a textura dela. É muito saborosa e macia, chegando a desmanchar na boca.

Recomendamos para você:



1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem Votos Ainda)
Loading...

Comentar