Tapioca

A tapioca é uma iguaria típica das regiões Norte e Nordeste do Brasil e, depois da descoberta que ela ajuda a perder peso, essa delícia vem ganhando cada vez mais o paladar dos brasileiros.

Diferente do pão e do biscoito, a tapioca é um alimento feito com um único ingrediente, a fécula de mandioca, que é neutra, ajuda a estabilizar o pH do corpo. Por isso, é usada em dietas alcalinas, auxiliando no tratamento da acidez do intestino e melhorando sua flora.

Não para por aqui, a tapioca também não contém gordura, glúten, sódio e não necessita de óleo no preparo e, ainda sim, garante a saciedade. Além de ser versátil e fácil de fazer, ela tem como principal ingrediente a goma, e pode ser preparada com diferentes recheios e de maneira nutritiva.

tapioca

Benefícios da tapioca

Por não possuir gliadina – proteína presente no glúten -, a tapioca evita o aumento da inflamação do organismo e da gordura abdominal. Por isso, pode ser consumida também por diabéticos. No entanto, é preciso ter cuidado com o excesso na hora de consumi-la, pois 50g da massa contém 70 cal. O ideal é apenas uma tapioca por dia, nada em excesso faz bem ao organismo.

Para um resultado eficaz, é aconselhável consumir a tapioca pura ou recheá-la com ingredientes leves, como atum, frutas, queijos brancos, carnes magras (como peito de peru e frango desfiado). Ou ainda pode-se misturar doce e salgado, como semente de chia, cottage e mel. Para compensar a falta de fibra, por exemplo, deve-se optar por vegetais crus e, o ao acrescentar fibras, você reduz o valor glicêmico da tapioca.

Sete razões para comer tapioca

  1. Praticidade – É necessário apenas hidratar o polvilho e a massa, quando aquecida, já está pronta;
  2. Versatilidade – Você pode brincar e rechear com o que quiser. Permite diversos tipos de recheios e sabores. Ainda é possível transformá-la em panquecas e pizzas;
  3. Livre de glúten – Feita da mandioca, reduz os efeitos colaterais do glúten;
  4. Pouca Caloria – Metade de duas fatias de pão equivalem a somente 50g de tapioca;
  5. Boa para o pré-treino e pós-treino – Sua digestão é mais rápido, por isso energiza mais rapidamente o corpo, perfeita durante e após o exercício físico;
  6. Baixo teor de sódio – O teor de sódio é muito menor do que alimentos industrializados;
  7. Isenta de gorduras e açúcar – Feita a partir de farinha e água, ela é livre de açúcar e gorduras.

Receita de tapioca

Ingredientes

2 colheres de sopa de goma de tapioca hidratada

1 colher de sopa de queijo branco

½ tomate picado

1 fio de azeite

Modo de fazer

Passe a goma da tapioca pela peneira e a espalhe numa frigideira antiaderente, alisando para ficar bem macia e fininha. Deixe no fogo baixo por um a dois minutos, até formar uma liga e ficar unida, vire de lado e mantenha mais um a dois minutos, adicione o queijo o tomate e o azeite e espere por mais um minuto. Está pronta! Recheie com os ingredientes que quiser.

Recomendamos para você:



1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem Votos Ainda)
Loading...

Comentar