Água de arroz: Veja como fazer, os benefícios que ela traz e como usar!

Água de arroz

Muita gente não sabe, mas a água de arroz pode oferecer vários benefícios para a sua beleza e a sua saúde. Nesse artigo vamos falar sobre cada um deles e ensinar como fazer a receita.

Essa receita caseira (e barata) usa as proteínas do arroz e uma substância chamada “pitera” que é um poderoso antioxidante e que também possui efeito calmante e refrescante na pele. Ela é usada como uma pomada para reduzir pequenas inflamações cutâneas. Além disso, deixa a pele saudável e hidratada e tira manchas e eliminar espinhas.

Você também pode usar essa receita no cabelo, como as chinesas usam já há muito tempo para terem cabelos saudáveis, sedosos e compridos. Veja as informações!

Como fazer água de arroz

Antes de falar dos benefícios, vamos mostrar que a receita é muito simples e fácil. Para fazer a água de arroz você só vai precisar de 3 colheres de sopa de arroz branco e 250 ml de água.

Modo de preparo:

  • Coloque o arroz dentro de um recipiente e cubra com a água.
  • Deixe descansar durante alguns minutos. Então, mexa a mistura e assim que a água estiver esbranquiçada e leitosa, estará pronta para o uso.

Para fazer com o arroz parboilizado, você deve deixá-lo de molho por até 12 horas e depois apertar bem os grãos com um pano fino para separá-los da água e deixar descansando em temperatura ambiente antes de usar.

Água de arroz no rosto

Para usar a receita no rosto, você vai fazer a receita que demos acima, dando preferência para o arroz parboilizado. Isso porque esse tipo de arroz sofreu menos alterações químicas. Depois de fazer a aguá de arroz basta colocar na geladeira por algumas horas antes do uso. A temperatura mais fria ajuda a fechar os poros e proporciona uma sensação mais refrescante na pele.

Agite bem o recipiente e molhe um pedaço de algodão ou pano limpo e passe no rosto, fazendo movimentos circulares leves. Não precisa enxaguar.

Você pode usar a água de arroz no rosto todos os dias pela manhã e à noite, antes de dormir.

Água de arroz

Água de arroz no cabelo

As mulheres japonesas usam a água de arroz no cabelo há muito tempo. Entre os benefícios que ela pode oferecer, estão:

  • Fortalecimento dos fios;
  • Estimulação do crescimento capilar;
  • Ajuda a melhorar a saúde do couro cabeludo.

Você também pode comprar a versão industrializada da água de arroz em lojas de cosmético e farmácias, que também ajuda a dar brilho, forma aos cabelos e contribui para a saúde capilar. Esse produto é composto por óleos essenciais como lavanda (que ajuda no crescimento dos fios), argan (que deixa os fios sedosos e brilhosos e elimina os frizz) e alecrim (que combate a queda e a caspa).

Você deverá lavar o cabelo com o xampu de sua preferência e depois, com o cabelo úmido, despejar a água de arroz na raiz e nos cabelos. Deixe agir por 15 minutos e enxágüe com água fria.

O recomendado é aplicar a água de arroz no cabelo uma vez por semana.

Ajuda fazer o cabelo crescer?

Sim. Como falamos, usar a água de arroz no cabelo pode trazer vários benefícios. Um deles é fazer o cabelo crescer. Para potencializar esse efeito, vale comprar a versão industrializada, que usa óleos essenciais como a lavanda e o alecrim, que também ajudam no crescimento dos fios.

Água de arroz

Clareia a pele?

Alguns profissionais dizem que em pequenas porções a água de arroz não é capaz de clarear a pele. Algumas pessoas que usaram dizem ter visto resultados significativos já na primeira aplicação. Pra gente isso acontece, porque não existem estudos que comprovem a eficácia da água de arroz para o clareamento da pele e também porque os resultados podem variar de pessoa para pessoa.

Acredita-se também que a água de arroz ajude a prevenir a formação de melanina, que causa a hiperpigmentação, quando parte da pele sofre uma alteração na sua cor, manifestada por meio de manchas escuras.

Água de arroz emagrece?

Algumas pessoas usam a água de arroz como aliada no emagrecimento. Isso porque ela auxilia na digestão e evita inchaços na barriga.

Gostou das nossas dicas sobre água de arroz? Deixe um comentário com a usa opinião!

Recomendamos para você:



1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem Votos Ainda)
Loading...

Comentar