Calos nos pés: Saiba aqui como evitá-los!

Os calos são peles produzidas em excesso de células mortas que se tornam rígidas e grossas como forma de proteção a alguma agressão interna ou externa constante na região dos pés e mãos. Apesar de não representarem riscos à saúde, eles são muito incômodos e podem atrapalhar as atividades diárias e afetar nossa saúde.

Calos nos pés

Há dois tipos de calo: o ósseo e o causado pelo enrijecimento da pele. Os ósseos se desenvolvem em decorrência de um crescimento foram do comum dos ossos do pé por diversos motivos como genética e do uso frequente de sapatos apertados sem nenhuma proteção. Eles podem ser removidos com cirurgia.

Já os calos que se forma em razão do enrijecimento da pele por uso de sandálias ou sapatos apertados, trabalhos repetitivos como musculação, que se formam nas partes superiores ou laterais dos dedos dos pés ou na parte interna dos dedos e palmas das mãos, são mais fáceis de tratar pois a origem pode ser evitada.

Como evitar

Mantenha as unhas dos pés cortadas e lixadas

Ao usar sapatos e manter os dedos juntos, vai evitar que um dedo pressione a unha contra o outro provocando o calo.

Utilize meias com tecidos suaves

As meias com material suave, principalmente lisas ajudam a manter a temperatura dos pés, evitando a formação de calos.

Use sapatos confortáveis

Para os homens, usem sapatos de solas mais macias e formatos arrendados. Para as mulheres, evitem os saltos com bico fino e muito altos. Prefiram sapatos de material macio como couro. O sapato não pode incomodar nenhuma parte do pé, pois no dia a dia, haverá atrito e os calos se formarão.

Uma dica para as mulheres evitar os calos é: altere o uso de sapatos. Num dia, um salto mais alto, no outro um mais baixo, num dia use salto de bico fino, no outro uma sandália rasteira. Os pés vão respirar melhor e os calos podem ser evitados.

Use protetores

Atualmente há no mercado, diversos tipos de protetores para os pés, principalmente nas áreas que se formam os calos como protetores de calos, esparadrapo, micropore e tubo de silicone. Esse uso é recomendável principalmente para as mulheres que usam muito sapatos apertados de bicos finos e altos.

Faça escalda pés

Para ajudar a aliviar a dor e deixar as áreas já calejadas mais macias para facilitar o tratamento e a hidratação, é recomendável uma vez por semana mergulhar os pés em uma solução de sais e água morna.

Hidrate bem os pés

Toda noite procure hidratar os pés para evitar a calosidade, o ressecamento e asperezas. Procure usar um creme concentrado a base de ureia, envolva os pés em um saco plástico e deixe durante trinta minutos.

Esfolie os pés

Faça um tratamento de esfoliação dos pés uma vez por semana para remover as células mortas.

Nunca fure ou corte os calos

Em caso de aparecimento dos calos, não tente removê-los por conta própria. Não lixe, não corte, não fure. Procure um podólogo que vai te indicar o tratamento mais apropriado.

Recomendamos para você:



1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem Votos Ainda)
Loading...

Comentar