Estrias: Saiba como evitar e como tirá-las!

como evitar e tratar estrias

As temidas estrias aparecem na forma de listras nos mais diferentes lugares do corpo. A princípio, são avermelhadas, e com o tempo se tornam brancas. Os lugares mais propícios para aparecerem são ao redor dos quadris, nos seios e nas nádegas; embora homens geralmente apresentem mais nos ombros e nas costas. Mas, afinal, o que é a estria? Poucos sabem, mas as estrias na verdade são lesões, causadas pelo estiramento excessivo da pele. Elas costumam surgir na adolescência, onde há um crescimento muito acelerado, mas também podem dar as caras na gravidez e pós parto, ou caso ganhe-se muito peso ou massa muscular de uma vez.

Infelizmente, estrias são bem mais fáceis de prevenir do que tratar: os tratamentos existentes ajudam a melhorar sua aparência, principalmente na fase avermelhada ou arroxeada, mas não a removem completamente. Nessa fase inicial, há um rompimento das fibras que sustentam a camada secundária da pele e acontece um processo inflamatório, que pode fazer com que elas cocem e há também vasodilatação no local. Quando as estrias já estão brancas, já aconteceu uma atrofia mais intensa das fibras elásticas e elas não mais apresentam processo inflamatório. Pessoas com a pele morena ou negra podem apresentar estrias de coloração mais escura.

Agora que você já sabe o que são as estrias e como elas surgem, que tal aprender como evitá-las, e principalmente, como tirar as estrias? Continue lendo para saber mais!

Como evitar que as estrias apareçam?

Falaremos, então de algumas práticas que evitam as estrias e depois, de alguns tratamentos oferecidos pelo mercado. Para evitá-las:

Abuse do hidratante

Uma pele hidratada é mais difícil de romper-se. Invista nos cremes que contém ácido hialurônico, uréia, óleo de semente de uva ou de rosa mosqueta. No caso de uma gravidez, converse com seu médico para que ele indique o produto mais adequado.

Faça exercícios físicos

Em conjunto com a manutenção do peso, é uma das coisas que mais preveni essas lesões de aparecerem para dar um olá. Só tome cuidado com a intensidade: ganho de massa muito acelerado também causa estrias.

Alimente-se com vitamina C

Essa vitamina participa ativamente da produção de colágeno no corpo, o que mantém a pele firme e, além disso, age como antiinflamatório.

Óleo vegetal

Os óleos vegetais são uma fonte natural de hidratação e nutrição da pele. Alguns exemplos são o óleo de coco, o óleo de abacate e o óleo de jojoba.

Beba muita água

A água também vai para a pele, ajudando-a a manter a elasticidade.

Como tirar as estrias: Veja alguns tratamentos

As opções de tratamento que existem são muitas. Mas, antes de tudo, procure seu médico dermatologista para que ele possa te indicar o melhor deles. Nas clínicas estéticas, é fácil encontrá-los:

Aplicação de laser

Promove a formação de colágeno, que melhora o aspecto de estrias velhas e novas, além de fechar os pequenos vasos das estrias novas fazendo com que diminuam.

Tratamento com ácidos

Também estimula a formação de colágeno e de renovação dos tecidos. Pode gerar descamação e vermelhidão, por isso, deve ser feito com acompanhamento médico.

Intradermoterapia

Consiste na injeção de substâncias sob as estrias, que provocam reações no corpo buscando a renovação do tecido.

Dermoabrasão

É um lixamento das estrias, regularizando a superfície da pele dando-lhe mais uniformidade e promovendo renovação do tecido

Recomendamos para você:



1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 4,00 do total de 5)
Loading...

Comentar