Gengivoplastia: Gengivoplastia doi? Como é o procedimento? Qual é o valor?

A gengivoplastia é um procedimento cirúrgico em que o cirurgião-dentista remove parte da gengiva e aumenta a coroa maxilar-bucal, deixando o sorriso do paciente mais harmonioso e a aparência dos dentes mais adequada ao tamanho da boca e da nova gengiva. É uma cirurgia estética, que visa prioritariamente, obter um resultado visual. Quer saber mais sobre ela? No texto a seguir explicamos para você como ela funciona e muito mais! Continuo a leitura e descubra!

O que é a Gengivoplastia?

Esta cirurgia é uma espécie de plástica bucal, que serve ainda para melhorar a estética e a cor da gengiva (gengivas muito escuras, muito vermelhas), geralmente em desarmonia com a cor branca dos dentes. É indicada também para pessoas que possuem gengivas muito grandes, quanto para os casos de retração gengival, e gengivas de espessuras diminutas.

Uma pessoa amplamente satisfeita com o próprio sorriso, sem dúvida, está mais apta para trabalhar, conviver, sociabilizar, viver, enfim. Isto porque o sorriso costuma ser a primeira referência que se guarda de alguém à primeira vista. O hábito de sorrir é de tamanha importância aos humanos que, apenas para a pele do rosto, traz quatro benefícios diários e movimenta ao todo 73 músculos do corpo.

Quem sorri, ao contrário do que se imagina, retarda o envelhecimento precoce, suaviza rugas, diminui a flacidez, hidrata a pele do rosto e ativa a circulação sanguínea. Além de tonificar a derme do rosto, um sorriso também é capaz de diminuir a pressão arterial, combater o stress e a depressão e melhorar a digestão. Isto porque o hábito de sorrir faz com que o cérebro libere maiores quantidades de serotonina e de endorfina no sistema sanguíneo, hormônios responsáveis pelo prazer e pela felicidade.

Mas aqueles que estão insatisfeitos com a própria gengiva ou harmonia bucal podem sentir-se envergonhados por constrangidos na hora de sorrir ou de dar uma boa gargalhada. Sendo assim, optar pela gengivoplastia pode ser uma excelente opção. Geralmente, o custo para a realização do procedimento da gengivoplastia é de 90 reais para cada dente.

Como é o procedimento da Gengivoplastia?

Há inúmeros casos em que é necessária a realização de uma cirurgia da gengiva ou uma gengivoplastia. Listamos a seguir algumas destas necessidades: mal posicionamento da gengiva, quantidade excessiva de tecido nesta região, doenças que surgem e comprometem toda a dentição, má limpeza e escovação durante o período de uso de aparelhos ortodônticos. Qualquer que seja o caso, a gengivoplastia pode ser a solução mais indicada a ser realizada por um periodontista.

Existem casos em que o paciente possui recessão gengival, em que a gengiva encontra-se afastada do dente e gradualmente, ano após ano, afasta-se mais ainda. Nestes casos, pode-se enxertar gengiva do palato e costura-la no local da recessão. Após o procedimento cirúrgico, o cirurgião irá explicar ao paciente como realizar a limpeza, com o uso de creme dental e escova macia, afim de que o resultado da gengivoplastia seja bem sucedido.


Veja também: Tudo sobre Bichectomia


Para que este procedimento dê certo, é preciso que o paciente siga todas as recomendações estabelecidas para o pós-operatório, que geralmente dura de 24 a 48 horas para garantir um sorriso mais harmonioso. São elas basicamente: não retirar pontos da cirurgia, evitar expor-se ao sol, comer alimentos leves, de preferência de consistência líquida e/ou pastosa, e tomar os medicamentos do pós-operatório.

Gengivoplastia doi?

Todo o procedimento da remoção de tecido gengival é realizado pelo periodontista com o uso de anestésico local. Na realidade, são milímetros de gengiva, tecidos muito pequenos visíveis a olho nu. O procedimento é quase indolor e muito rápido, com duração de cerca de meia hora, e não causa inchaço na boca. A recuperação é rápida e não há cicatrizes.

Já o resultado, este é muito satisfatório em relação ao incômodo que uma gengiva mal posicionada pode ocasionar a uma pessoa durante toda a vida. Geralmente, pessoas com problemas gengivas podem ter vergonha de rir, mostrar os dentes e a gengiva em público. Para pacientes assim, a gengivoplastia pode ser muito mais do que uma simples cirurgia de correção bucal; pode representar a liberdade de poder sorrir a qualquer momento.

Celebridades que já fizeram a Gengivoplastia

Cuidar dos dentes e da aparência é uma das principais preocupações das celebridades. Por lidar diretamente com o público, o desejo de melhorar a própria aparência torna-se até necessário. Há famosos que já recorreram a prática da gengivoplastia, como Ronaldinho Gaúcho, Tom Cruise, Grazi Massafera, Nicolas Cage, Victoria Beckham, Miley Cyrus, Morgan Freeman.

Confira este vídeo para entender melhor o que é este procedimento:

 

Este artigo foi útil para você?

Recomendamos para você:



1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem Votos Ainda)
Loading...

8 thoughts on “Gengivoplastia: Gengivoplastia doi? Como é o procedimento? Qual é o valor?

  1. Olá, minha esposa fez gengivoplastia, a recuperação está bem, não sangrou e não doeu nada, mas o cimento que o dentista colocou está incomodando muito porque tá muito grosso e ela não tá conseguindo nem tomar sorvete direito, com quantos dias pode tirar esse cimento sem dar problemas?

    Responder
  2. Resultado ótimo, quero muito fazer só tenho medo de sentir dor. Nunca dei um sorriso completo fico com aqueles meio sorriso parecendo de gente falsa o que me faz ser mal interpretada por algumas pessoas.

    Responder
  3. Fiz o procedimento há 15 dias, e o único incômodo que senti foi o da anestesia (no céu da boca e na gengiva), mas realmente é um procedimento muito simples: rápido e indolor. Só é preciso cuidar dos pontos depois e passar a pomada que o dentista recomendar para não sentir tanta sensibilidade (que é comum nos 20 primeiros dias).

    Responder

Comentar