Calorias negativas: Mito ou verdade? Revelamos aqui!

calorias negativas dieta

Quem nunca pegou uma embalagem no mercado e ficou fazendo a conta de quantas calorias seria ingerida com aquele alimento, não é mesmo!? Nessa continha, sempre é a soma que se destaca na matemática das gordurinhas – para nossa tristeza. Mas você sabia que é possível fazer uma conta que diminui? Pois é, estamos falando das calorias negativas.

Nunca ouviu falar? Então chega mais que vamos te contar tudo!

O que são as calorias negativas?

Você deve estar se perguntando como que uma caloria pode ser negativa. Mas a explicação é simples e o significado não é tão literal quanto o nome. O que acontece é que alguns tipos de alimentos possuem um teor calórico tão baixo que no momento em que o organismo faz o processo para mastigá-los, digeri-los e absorvê-los, as calorias já são queimadas. Desta forma, o consumo desses alimentos faz com que ajude no emagrecimento e reeducação alimentar, pois podemos dizer que eles não “engordam”.

É mito ou verdade?

É possível achar a informação em vários lugares que a caloria negativa não existe. Isso acontece porque cientificamente não existe esse termo. Esse termo foi criado nos EUA e nomeado para um tipo de dieta “Negative Calorie Diet” (dieta de caloria negativa) e assim o nome se espalhou confundindo algumas pessoas sobre o que realmente seria essa caloria negativa. Em resumo, digamos que é um nome popular para chamar os alimentos que possuem baixíssima densidade calórica, mas isso não quer dizer que eles não possuem nenhuma caloria.

Quais os benefícios?

Uma alimentação com baixas calorias que ficam praticamente nula só no processo de digestão, além de contribuir para a perda de peso, oferece outros benefícios para sua saúde como:

  • Ativar o metabolismo;
  • Promover maior saciedade;
  • Ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue;
  • Aumentar os níveis de energia;
  • Melhorar a digestão;
  • Limpar o fígado;
  • Combate a retenção de líquidos;
  • Redução do inchaço;
  • Redução dos níveis de colesterol no sangue.

dieta das calorias negativas

Quais são os alimentos que possuem calorias negativas?

Se a sua ideia também é entrar nessa de reeducar sua alimentação para se alimentar mais de calorias negativas, confira a lista dos principais alimentos que possuem baixo teor calórico:

  • Verduras: alface, cebola, aspargo, brócolis, couve-flor, repolho, espinafre, nabo, pepino, pimenta vermelha, abobrinha, chicória, salsão,  berinjela etc.
  • Legumes: vagem, abobrinha e cenoura ralada.
  • Frutas: principalmente as que possuem tonalidade vermelho arroxeado e possuem muita água, como o morango, jabuticaba, framboesa, melão, melancia, maçã, grapefruit etc.
  • Temperos e ervas: cravo, canela, coentro, sementes de linhaça, alho e gengibre.

O que faz com que esse alimentos possuam poucas calorias é porque têm como características principais um grande teor de fibras e água  e pouco carboidrato.

Dieta das calorias negativas

A dieta da caloria negativa é basicamente uma dieta que irá focar em consumir os alimentos listados acima. Desta forma irá consumir menos calorias e precisará perder muito menos na hora de queimá-las. Fazendo com que no saldo final do dia as calorias totais sejam menores do que as calorias gastas para energia e atividades do dia a dia.

Mas é importante ressaltar que as refeições não devem ser baseadas apenas nesses tipos de alimentos. O seu corpo precisa também de outras fontes de proteínas, como carnes e frango e gorduras boas que estão em outros alimentos como castanhas e azeite. A ideia é que o seu cardápio deva ser pensado em uma conta que você consuma calorias o bastante para realizar suas tarefas diárias sem que sobre demais para não se tornar uma gordura ruim. Por isso é mais do que apenas comer esses alimentos, é preciso saber o que comer e quantidade para ter os resultados de forma saudável sem que haja uma desnutrição e ausência de vitaminas e minerais importantes.

Comece consumindo frutas de baixas calorias nos lanches e sobremesas. Inclua as verduras e legumes nas saladas do almoço e jantar. Você também pode fazer um prato principal com os legumes citados em que sua refeição toda poderá ter baixíssima caloria, como lasanha de berinjela e espaguete de abobrinha. Evite preparar esses alimentos com óleos, gorduras e frituras – opte por refogar e assar para que seja uma alimentação totalmente saudável.

Eaí, você já conhecia as calorias negativas? O que achou? Deixe seu comentário pra gente!

Recomendamos para você:



1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem Votos Ainda)
Loading...

Comentar