Dia do Lixo: Como fazer? Quais as vantagens e desvantagens?

dia-do-lixo

Quem faz dietas sabe que é preciso ter muita disciplina e regras para conseguir os objetivos esperados. Em algumas dietas muitos alimentos são vetados, principalmente os doces, carboidratos, frituras e outros que fazem mal a nossa saúde. Porém, para não ser tão agressivo com o seu organismo e nem deixar de comer aquilo que se gosta existe um dia denominado dia do lixo, que é quando se pode comer alimentos que normalmente são cortados do dia a dia. Nesse dia está permitido comer de tudo, mas sem exageros para não perder o que foi conquistado ao longo da dieta. O dia do lixo é muito importante, pois assim as pessoas se sentem estimuladas a continuarem a seguir sua alimentação correta, e não se privam daquilo que gostam.

Como fazer o dia do lixo corretamente

Quem segue uma dieta restritiva corta muitos alimentos que gostam em prol de uma alimentação melhor e do emagrecimento, porém para não se sacrificar completamente é escolhido um dia da semana para comer de tudo, o que inclui doces, refrigerantes, pizzas, massas, etc. Porém é preciso fazer o dia do lixo corretamente, senão ela acaba prejudicando todos os outros dias da dieta.

A primeira coisa a se fazer é determinar qual será o dia do lixo, normalmente as pessoas escolhem os fins de semana por ser um dia onde a rotina é mais variável e então a vontade de comer algo fora da dieta aumenta.

Escolhido o dia do lixo você deve fazer uma lista do que você poderá comer e em quais quantidade, pois não é só porque é dia do lixo que você vai comer descontroladamente, uma vez que isso só faz com que você perca tudo que foi feito durante a semana, pois não adianta comer corretamente todos os dias e no dia do lixo comer para compensar os outros dias. É necessário colocar na cabeça que isso é algo a longo prazo e que você precisa deixar isso como hábito e não como uma obrigação.

Fazer o dia do lixo corretamente é importante, pois quando o nosso organismo sente os efeitos de uma dieta de emagrecimento, que é feita juntamente com a prática de exercícios físicos, é comum que peso seja eliminado muito rapidamente no começo. Porém esse peso perdido não é apenas gordura e sim também água, o que não é saudável, pois a porcentagem de gordura eliminada passa a ser cada vez menor e a de água aumenta, o que pode gerar desidratação, anemias e outras doenças.  E fazendo um dia de lixo associado a essa dieta é possível conseguir recuperar melhor a perda de água e aumentar a perda de gordura, pois o organismo funcionará melhor. Assim o dia do lixo funciona como uma espécie de susto ao organismo, para que ele perceba que não irá faltar calorias e assim o metabolismo não fica lento. Além disso, comer alimentos diferentes dos de todos os dias no dia do lixo, ajuda a aumentar o metabolismo.

Dia do lixo engorda?

Uma das principais dúvidas é se o dia do lixo engorda, e isso acontece porque depois de dias com uma dieta com baixa ingestão de calorias você de repente pode comer de tudo, da aquela sensação de que se está comendo muito e assim recuperando tudo que foi eliminado durante a semana.

Porém, mesmo sendo o dia do lixo é necessário tomar alguns cuidados para que todo o seu esforço não vá por água abaixo. Se você não quer engordar no dia do lixo a primeira coisa a se fazer é não exagerar, você pode comer de tudo, mas em quantidades poucas a fim de satisfazer o seu desejo por aquele alimento e não para ultrapassar os limites e assim acabar comendo mais do que deveria.

Outra dica é anotar o que você comeu e se possível no próximo dia do lixo substituir por outro alimento que você deseje.

Com o tempo a dieta será um hábito na sua vida e você fará as substituições automaticamente e no dia do lixo não sentirá vontade de descontar a sua semana toda em apenas um dia, Mas para te auxiliar no começar essas dicas já serão de grande valia.

Confira este vídeo para mais informações:

Este artigo foi útil para você? Conta pra gente aqui nos comentários!

Recomendamos para você:

Share this post

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem Votos Ainda)
Loading...

Comentar