Dieta cetogênica: Como fazer? Quais alimentos são permitidos?

dieta cetogênica

São muitos nomes de dietas novas que vão surgindo e as dúvidas também! Uns dizem dieta low carb e outros dieta cetogência, mas é a mesma coisa? Saiba aqui!

No artigo de hoje vamos desvendar e tirar todas as dúvidas que surgem sobre essas dietas, se elas tem a mesma função, se o cardápio é o mesmo e se surtem o mesmo efeito na hora de emagrecer. Não perca mais tempo e veja a seguir!

Dieta cetogênica ou dieta low carb?

A dieta cetogência tem originalmente esse nome devido ao a fase de catabolismo chamada cetose, que é uma etapa do nosso metabolismo, que é quando o fígado em seu trabalho transforma as gorduras que ingerimos dos alimentos em corpos cetônicos e ácidos graxos, que, após essa transformação irá para o organismo em forma de energia. Normalmente essa fase acontece quando há a ausência de glicose (açúcares) no organismo, essa glicose vem através de todos os carboidratos que ingerimos. A dieta cetogênica usa a gordura que iria ser armazenada em nosso organismo como fonte de energia para as atividades, por isso a perda de peso acontece. O organismo não tem o carboidrato pra transformar em açúcar e virar energia, então ele vai usar a gordura ingerida, assim perde-se peso.

A dieta low carb usa do mesmo método, foca na fase cetose do metabolismo e o cardápio das duas dietas é o mesmo, por adotarem nomes diferentes muitas pessoas ficam em dúvida por não saberem o que significa cetose nem as palavras de origem americana “low carb” (sig. baixa caloria) e acham que são dietas diferentes, mas elas significam a mesma coisa e adotam cardápios iguais, baseados em muita proteína e gorduras saudáveis e a diminuição drástica dos carboidratos.

A dieta cetogênica dura quanto tempo?

Tá aí uma informação importantíssima que devemos saber, a dieta cetogênica é uma dieta a ser seguida por um curto prazo de tempo e pode confiar que mesmo nesse curto prazo você perderá os quilos que almeja.

Mas por que pouco tempo? Porque o seu corpo precisa de carboidratos, essa não é uma dieta pra se fazer continuamente, senão prejudicará sua saúde e taxas do sangue. A dieta cetogênica ou low carb deve durar 2 semanas, e na terceira semana você poderá voltar a comer os carboidratos, após isso você poderá intercalar novamente com mais 2 semanas da dieta, os resultados são rápidos, ainda mais se você tiver praticando exercícios físicos que irão ajudar na sua perda de peso.

dieta cetogenica alimentos

Alimentos permitidos e proibidos na dieta cetogênica:

Os alimentos que você deve evitar na dieta cetogênica: arroz branco, arroz integral, farinha, farinha integral, macarrão, massas de todos os tipos, pães, bolos, biscoitos, batata, batata baroa, inhame, mandioca, beterraba, quinoa, grão de bico, leite desnatado, alúcar branco, mel, doces em geral e refrigerantes.

Alimentos permitidos: carne vermelha, bacon, frango, peixe, porco, presunto, linguiça, mortadela, omelete, ovo frito, ovo cozido, queijos, manteiga, maionese, sementes, nozes, abacate, folhas verdes, tomate e chás sem açúcar.

A dieta cetogênica é uma dieta pra quem gosta de carne e proteínas, você poderá comer esses alimentos a vontade até saciar sua fome. Diga adeus à uma dieta com fome!

Ela realmente ajuda a emagrecer?

Definitivamente, sim! A dieta cetogênica é amplamente indicada para pessoas que estão acima do peso e desejam emagrecer. Além disso, ela possui um potencial de queima de gordura muito grande, o que faz dela uma aliada das pessoas que estão em busca do que costumamos chamar de “corpo seco” ou “corpo tricado”, ou seja, com baixíssimo percentual de gordura.

Ainda sobre o emagrecimento, um dos maiores benefícios da dieta cetogênica é o fato de que os seus resultados são muito rápidos e visíveis logo nas primeiras semanas.

Resultados da dieta cetogênica

Estão dentre os resultados esperados da dieta cetogênica:

  • Emagrecimento
  • Queima de gordura acelerada
  • Diminuição do percentual de gordura corporal
  • Combate a obesidade
  • Combate a diabetes
  • Combate a pressão alta

Efeitos colaterais da dieta cetogênica

Até agora só falamos das vantagens da dieta cetogênica, certo? Mas também precisamos alertar sobre os riscos desta dieta.

A primeira grande desvantagem dela é que por se tratar de uma dieta muito restritiva, ela é muito difícil de ser seguida por muito tempo e a maioria das pessoas desiste logo nos primeiros dias. No começo a ideia de comer apenas carne, bacon, queijo parece muito boa, mas ao longo do tempo fica mais difícil manter-se neste cardápio.

Além disso, os primeiros dias são cruciais para quem está fazendo a dieta cetogênica, já que o processo de cetose faz com que você sinta tontura, cansaço e mal estar nos primeiros dias.

Por fim, alguns especialistas também alertam que a dieta cetogênica pode comprometer o fígado, já que como se trata de uma dieta com muita gordura, e ela é metabolizada neste órgão, ele fica sobrecarregado.

dieta cetogenica lair ribeiro

Dr. Lair Ribeiro

O Dr. Lair Ribeiro é um médico muito famoso conhecido por ser um dos defensores da Dieta Cetogênica. Ele é cardiologista e nutrólogo e atualmente atende na cidade Juiz de Fora em Minas Gerais. Segundo ele os benefícios dessa dieta vão muito além do emagrecimento, podendo ser capaz inclusive de combater o câncer e epilepsia.

Além disso ele também cita benefícios para as pessoas que sofrem com diabetes e para atletas que querem melhorar o seu desempenho.

Dieta Cetogênica e câncer

Alguns estudos indicam que os pacientes com câncer pode se beneficiar com a dieta cetogênica, já que o que seria responsável por alimentar as células cancerosas seria a glicose. Cortando o carboidrato da alimentação, o corpo para de produzir glicose e as células com câncer seriam eliminadas naturalmente. Esse estudo é amplamente difundido no Brasil pelo médico Lair Ribeiro, de quem falamos no tópico anterior.

Segundo o Dr Lair Ribeiro, apenas a mudança na alimentação seria capaz de causar a regressão do câncer.

Porém, é importante alertar que esse tipo de orientação é um tratamento alternativo, e que ainda é condenado muitos médicos, que não acreditam que apenas uma mudança na alimentação possa fazer regredir uma doença como câncer. Ou seja, em hipótese alguma você deve abandonar um tratamento com quimioterápicos para tratar um câncer apenas com dieta.

Nesses casos, recomendamos que você converse com o seu médico para que ele oriente sobre o tratamento mais indicado no seu caso.

101 Receitas Low Carb

Outra dieta que vem ganhando cada vez mais adeptos é Dieta Low Carb, que consiste em reduzir o consumo de carboidratos drasticamente. Se você tem interesse em experimentar essa dieta, ou simplesmente incluir na sua dieta pratos mais saudáveis precisa conhecer o 101 Receitas Low Carb. Trata-se de um livro que diversas receitas liberadas na Dieta Low Carb, ou seja, com baixo teor de carboidrato.

Além de te auxiliar no seu processo de emagrecimento, o 101 Receitas Low Carb ajudará você a se alimentar de maneira mais saudável, já que o as receitas possuem ingredientes mais saudáveis e com mais nutrientes.

As receitas presentes no e-book são dividas em 4 Categorias: Café da manhã, Almoço / Jantar, Lanches e Doces. Assim você aprende receitas que vão abranger todas as refeições do seu dia.

Quer saber mais? CLIQUE AQUI!

capa do e-book 101 Receitas Low Carb

O que vou receber?

Comprando o 101 Receitas Low Carb, além do E-book completo com as receitas, você ganhará 3 bônus que vão te ajudar a perder peso e também a se manter mais saudável. São eles:

  • 10 Receitas de Suco Detox
  • 10 Exercícios para fazer em casa
  • 13 Dicas para não sair da dieta

Bônus do 101 Receitas Low Carb

Onde comprar o e-book?

É muito simples comprar o seu e-book de receitas, basta acessar o Site Oficial do produto. Ele é vendido de forma exclusiva através do site, por isso você precisa acessar o www.101receitaslowcarb.com, escolher uma forma de pagamento e informar um e-mail válido para receber o acesso ao material.

É simples e seguro, pois o site é protegido e dessa forma seus dados pessoais e financeiros vão estar seguros.

CLIQUE AQUI PARA COMPRAR!

Quanto custa? Vou pagar Caro?

Comprar o 101 Receitas Funcionais não será um gasto e sim um investimento em sua saúde e autoestima. O preço do produto é muito em contato. Atualmente ele está em promoção, seu preço original é de R$ 79,90, mas atualmente ele está sendo vendido por apenas R$ 29,90. Por isso, se você tem mesmo interesse no produto, essa é a hora de realizar sua compra.

Quer saber mais sobre o e-book ou realizar sua compra agora mesmo? Clique no botão abaixo! Você será redirecionado para o Site Oficial do 101 Receitas Low Carb.

botão de compra do 101 Receitas Low Carb

Para dúvidas e sugestões nos deixem comentários.

Até a próxima!

Recomendamos para você:



1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média: 5,00 do total de 5)
Loading...

Comentar