Dieta da Clara do Ovo

 

As chamadas de “dietas de emergência” foram desenvolvidas pensando em um público alvo bem específico: geralmente mulheres, de adolescentes a adultas, que querem perder peso em um pequeno espaço de tempo para alguma ocasião especial. Pouco saudáveis mas mostrando resultados bem rápidos, embora pouco duradouros, a cada dia a internet se mostra coalhada delas. Nesse artigo, falaremos um pouco da Dieta da Clara de Ovo, que garante ajudar especialmente quem quer ganhar massa muscular magra e perder peso. Para entender melhor, continue a ler.

dieta da clara de ovo

Diferentes versões

Assim como outras diversas dietas que surgem nas redes sociais, o criador dessa dieta ainda é desconhecido. Por esse motivo, existe mais de uma versão dela circulando por aí, cada uma com um grau diferente de restrição. A primeira, tida como original, restringe todos os alimentos exceto claras de ovos (preparadas cozidas) e batata doce.. A segunda versão inclui no cardápio um ovo inteiro pela manhã (isto é, com a gema), suco de limão sem açúcar, uma pequena porção de frutas e um copo de leite desnatado. A terceira versão inclui um pote de iogurte desnatado, duas colheres de aveia, uma pequena porção de frutas, saladas, uma colher de azeite e ainda gelatina sem açúcar. Em todas elas ainda é possível tomar chá e café sem açúcar.

Como fazer

A primeira dieta dura apenas uma semana, por sua grande restrição, enquanto a outra pode ser levada por até catorze dias. A ideia da dieta é alimentar-se quando sentir fome e comer quantas claras desejar durante o dia, e restringindo as porções de batata doce para 100 a 200g por refeição. Assim como outras dietas hiperprotéicas, o princípio geral da dieta é aumentar a ingestão de proteína e diminuir a ingestão de carboidrato, fazendo com que o corpo não só gaste mais energia na digestão como utilize as reservas de gordura – constituídas, principalmente, por carboidratos não gastos – levando à perda de peso. Esse pensamento acaba saindo pela culatra: na falta de carboidrato suficiente, o corpo começa a usar as células dos músculos como fonte de energia, e mesmo consumindo tanta proteína,  o organismo humano absorve apenas cerca de 20 a 25g de proteína por refeição.

Benefícios da clara

Durante anos o ovo foi tido como grande vilão de quem buscava uma alimentação para abaixar as taxas de colesterol ruim, mas poucas pessoas sabem que o colesterol está presente é na gema. A clara se trata de uma fonte excelente de proteína, e quando preparada cozida ao invés de frita, quase não contém gordura. Das proteínas que a clara oferece, a albumina é uma das mais importantes: ela ajuda especialmente na construção e recuperação muscular após o exercício físico.

Vantagens da dieta

  • Emagrecimento rápido
  • Alimentos encontrados facilmente
  • Garante saciedade

Desvantagens

  • Monótona
  • Pobre em nutrientes e fibras
  • Pode ocasionar sobrecarga dos rins
  • Gera fraqueza e desmaios
  • Dificulta a atividade física
  • Prejudicial para hipertensos (a clara é rica em sódio)
  • Efeito sanfona após parar a dieta

Recomendamos para você:

Share this post

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem Votos Ainda)
Loading...

Comentar