Dieta da USP

A Dieta da USP é feita desde os anos 90 e obteve tanto sucesso na época, que é procurada até hoje. O motivo? Promessa de emagrecimento rápido e eficaz, com uma dieta à base de ovo, carne, presunto e café. E, apesar do nome, essa dieta nada tem a ver com a Universidade de São Paulo (USP).

Como funciona?

Tem-se um cardápio para ser seguido à risca por sete dias, então é feita uma pausa, na qual pode se comer de tudo e retoma com a dieta por mais sete dias. É importante ressaltar que se a dieta deve ser feita somente por 17 dias, caso seja mantida por mais tempo, a pessoa pode ter complicações renais e alterações cardíacas.

dieta da usp

Cardápio da Dieta USP

Primeiro dia

Manhã: Café preto sem açúcar, com adoçanteAlmoço: 2 ovos cozidos e ervas a desejarJantar: salada de alface com pepino e salsão à vontade

Segundo dia

Manhã: Café com bolacha cream-crakersAlmoço: 1 bife grande com salada de frutas à gostoJantar: Presunto à vontade

Terceiro dia

Manhã: Café com biscoito cream-crakersAlmoço: 2 ovos cozidos, salada de vagem e 2 torradasJantar: presunto e salada

Quarto dia

Manhã: Café com biscoitoAlmoço: 1 ovo cozido, 1 cenoura e queijo minas à vontadeJantar: Salada de frutas e iogurte natural

Quinto dia

Manhã: Cenoura crua espremida com limão e café pretoAlmoço: Frango grelhado à vontadeJantar: 2 ovos cozidos com cenoura

Sexto dia

Manhã: Café com biscoitoAlmoço: Filé de peixe com tomate à vontadeJantar: 2 ovos cozidos com cenoura

Sétimo dia

Manhã: Café com limão.Almoço: Bife grelhado e frutas à vontade.Jantar: Comer o que quiser, menos doce e bebidas alcoólicas

Algumas observações:

  1.  Ervas permitidas: agrião, chicória, alface.
  2. Pode beber água, café e chá o dia inteiro.
  3. Não deve trocar os alimentos da dieta e nem substituí-los de horário.

Pontos positivos e negativos

Positivos

O único ponto positivo da dieta da USP são seus alimentos ricos em proteínas de alta qualidade, como os ovos, frango, filé de peixe e o bife. Uma vez que o consumo de proteína é fundamental para a queima de gordura e uma vida saudável. A falta dela causa problemas sérios à saúde, tais como: depressão, ansiedade, alteração de humor, náusea, dor nos músculos, entre outras doenças.

Negativos

1 – Efeitos colaterais

Irritação; Fraqueza muscular; Mau hálito (esse problema acontece por causa da chamada cetose metabólica); Tonturas; Desatenção; Estresse; Cansaço; Prisão de ventre; Alterações no sono; Dores de cabeça. Além dos problemas citados acima, essa dieta pode provocar complicações renais e até mesmo cardíacas.

2- Falta de gorduras saudáveis

As gorduras saudáveis são essenciais para o correto funcionamento do nosso corpo e para a um emagrecimento definitivo. São fontes de gorduras saudáveis: Óleo de coco, manteiga orgânica, bacon e carne vermelha (alimentos proibidos na dieta da USP).

3 – Perda de líquido, massa magra (músculos) e quase 0% de gordura

A dieta realmente funciona e você emagrece muito e em pouco tempo, mas não é 100% gordura que você perde, na verdade são líquidos e massa magra, o que não é saudável. Já que a base da dieta da USP é proteica, ela restringe o consumo diário de calorias e o corpo passa a não queimar mais os carboidratos, e recorre à massa magra. Assim, perde-se líquido e muito músculo e isso não é bom para o organismo, pois ele ficará muito debilitado e sem energia.

4 – Restrição de Carboidratos

Para quem não sabe, o carboidrato é a fonte de energia mais eficaz para nosso corpo, a falta dele pode afetar o seu humor e a perda de músculos.

5 – Vai ser difícil manter o peso!

Toda e qualquer dieta só se torna eficaz a longo prazo quando após seu término, a pessoa continue se alimentando bem e praticando exercícios físicos. No entanto, a dieta da USP é tão restritiva que ganhar mais peso após fazê-la é muito fácil. Por isso, ela não é recomendada. E em questão de dias você recuperará o peso perdido, afinal com o metabolismo desacelerado, você engordará muito mais fácil do que antes.

Como emagrecer de forma saudável e sem colocar a saúde em risco?

Antes de tudo, procure um médico antes de começar qualquer dieta. Evite o consumo exacerbado de frituras, massas, alimentos gordurosos e sem valor nutritivo, álcool, sal e doces em geral e opte por comer mais legumes, frutas e alimentos leves que contenham as quantidades necessárias de proteínas, vitaminas, etc. Pratique uma alimentação regular, comendo de três em três horas, bebendo bastante líquido e praticando atividades físicas regularmente. Mas faça uma atividade que lhe seja prazerosa, pode ser caminhada, futebol, academia, o importante é não ficar parado!

Recomendamos para você:



1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem Votos Ainda)
Loading...

Comentar