Dieta Dukan

Que existem inúmeras dietas para emagrecimento, todo mundo sabe. Enquanto a maioria delas promete emagrecimento rápido e saudável, o que deve sempre nos fazer desconfiar de sua eficácia, novas dietas vem surgindo com uma promessa ainda mais interessante: o emagrecimento definitivo. É o caso da dieta Dukan, criada por Pierre Dukan e usada por diversas celebridades. Leia mais e saiba tudo sobre ela.

dieta dukan

Princípios da dieta

Algumas diretrizes devem ser seguidas por toda dieta, que é bastante restritiva. Por exemplo, gordura está totalmente proibida. Até o azeite, considerado fonte de gorduras boas, deverá ser substituído por ervas e condimentos. Frituras devem ser expulsas do cardápio, assim como o sal, embora seja possível apenas diminuir seu consumo drasticamente, além de bebidas alcoólicas. Refrigerantes devem ser evitados, e deve-se consumir pelo menos dois litros de água por dia.

Fases da dieta

A dieta Dukan tem quatro fases: duas para perder peso e duas para manter o emagrecimento pelo resto da vida.

Fase Ataque da Dieta Dukan

Essa fase serve para pegar o organismo de surpresa, acelerando o metabolismo e aumentando o gasto de energia com o consumo apenas de proteína magra (incluindo carnes, ovos e laticínios sem gordura) por um a cinco dias, dependendo do quanto você quer emagrecer. Além disso, deve-se comer uma colher e meia de farelo de aveia por dia. É preciso beber bastante líquido, e a perda de peso costuma ser bem rápido.

Fase Cruzeiro

Após o Ataque começa uma fase que dura até o alcance do peso desejado, o que leva um pouco mais de tempo. Alternando entre os dias deve-se manter uma alimentação de apenas proteína magra, e no dia seguinte proteína magra somada à legumes e verduras, excluindo a batata. Continue consumindo o farelo de aveia, até duas colheres por dia.

Fase Consolidação

Perdido o peso desejado, agora começa a manutenção do emagrecimento. Dez dias serão contados por cada quilo perdido, e essa fase deve ser mantida por esse total de dias. A base da dieta ainda são proteínas e vegetais, mas agora é possível comer uma fruta por dia (menos banana, uva, cereja e abacate), duas fatias de pão integral por dia, batata em até duas refeições na semana, quarenta gramas de queijo e continuar com o farelo de aveia, até três colheres por dia.

Fase Estabilização

Essa é a fase que permite que a perda de peso seja definitiva, e por isso mesmo, dura para sempre. Apartir desse momento, pode voltar a comer normalmente, a diferença é que, além do farelo de aveia todos os dias, você deverá comer apenas proteínas todas as quintas feiras.

Considerações da Dieta Dukan

Por ser extremamente restritiva, a dificuldade de seguir essa dieta é imensa. Além disso, nas três primeiras fases há pouco ou nenhum consumo de fibras e vitaminas, podendo gerar carências nutricionais. A retirada total de carboidratos no começo da dieta pode provocar tonturas, fraquezas e desmaios, já que este é o nutriente que o corpo queima para gerar energia. Grande parte do emagrecimento nos primeiros dias será líquido e massa magra, já que o corpo, sem carboidratos, começa a consumir os músculos.

Recomendamos para você:



1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem Votos Ainda)
Loading...

Comentar