Dieta Ravenna: conheça a dieta da Dilma

A dieta que tem dado o que falar nas últimas semanas é a que fez a presidente da república, Dilma Roussef, surgir bem mais magra. Não se sabe ao certo o quantos quilos ela perdeu, mas imagina-se que ela tenha emagrecido entre 10 e 15kg em pouco mais de dois meses. A responsável pela transformação da presidente é a dieta Ravenna, e o objetivo da dieta é esse mesmo: a perda de peso.

A seguir vamos falar de como ela funciona, alimentos que estão incluídos na dieta e outras informações.

dieta ravenna

Como funciona a dieta Ravenna?

O diferencial da dieta Ravenna é a sua combinação de reeducação alimentar, atividades físicas e acompanhamento psicológico. Desenvolvida pelo médico argentino Máximo Ravenna, a premissa é que toda reeducação alimentar deve ser acompanhada de mudanças psicológicas, já que não adianta apenas incluir alimentos mais saudáveis na alimentação, mas também mudar a relação com a comida.

Esse acompanhamento pscicológico pode ser feito em encontros de grupo, com pessoas que também estão em processo de emagrecimento. É um momento para dividir as dificuldades e os acertos.

Outra característica é que o cardápio é personalizado para cada pessoa, de acordo com suas necessidades. Sendo assim, a dieta será planejada a partir do peso, altura, IMC (índice de massa corporal), índice de gordura de cada indivíduo. Porém, os que estão na primeira fase da reeducação alimentar consomem em média 800 calorias.

Além disso, a dieta Ravenna exige bastante disciplina, já que possui horários para as refeições, atividades físicas e encontros terapêuticos.

Quantos quilos posso perder por mês?

Se a dieta for seguida conforme indicações, uma mulher com 100kg pode perder até 7kg por mês.

Terei que fazer exercícios físicos?

Sim! Um dos pilares da dieta Ravenna é a inclusão de exercícios no cotidiano. E não basta fazer atividades esporádicas, é preciso regularidade e disciplina.

Quanto ao tipo de atividade, um educador físico é quem vai, juntamente com o paciente, decidir qual é a mais adequada para você.

Quais são os alimentos permitidos e proibidos na dieta Ravenna?

O cardápio é planejado para promover uma redução calórica, e de modo geral, são cortados da alimentação os açúcares e a farinha branca. Dentre os alimentos que devem ser evitados também estão as frituras e doces, que os médicos acreditam que possam causar dependência. Como a farinha deve ficar fora da dieta, as frutas e legumes são responsáveis por fornecer o carboidrato necessário ao corpo humano.

Geralmente, é indicado que o paciente faça quatro refeições diárias e consuma de três a quatro litros de líquidos por dia. Em alguns cardápios os nutricionistas também indicam a ingestão de uma sopa antes das refeições principais – almoço e jantar – para aumentar a saciedade.

Quando a meta de redução de peso é alcançada, inicia-se a fase de transição, que também é acompanhada pelos especialistas e é importante para a manutenção do peso.

É importante lembrar que toda dieta deve ser acompanhada por profissionais da saúde, e os exercícios, acompanhados por educadores físicos.

Recomendamos para você:



1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem Votos Ainda)
Loading...

Comentar