Dieta sem carboidrato

Enquanto em uma dieta saudável para emagrecimento come-se de quase tudo mas com parcimônia, as novas dietas que tem surgido tem cortado um componente importante da alimentação humana: os carboidratos. Com a promessa de emagrecimento definitivo e saudável, esse tipo de regime ainda é alvo de duras críticas pela comunidade médica. Saiba um pouco mais e esclareça dúvidas sobre as dietas low carb.

dieta sem carboidrato

Dois dias da semana

Essa dieta promete trazer melhores resultados se você cortar totalmente os carboidratos por dois dias na semana, se alimentando normalmente nos outros cinco. Nesses dois dias, o cardápio fica composto por ovos e carnes magras, como peito de frango e peixe. Entre os alimentos proibidos estão frutas, cereais, massas, pães, arroz e naturalmente, qualquer coisa contendo açúcar. A dieta não deve ser feita por adolescentes menores de dezessete anos e quem malha deve comer uma porção de carboidratos no pré-treino.

Dieta Atkins

Criada por um cardiologista estado unidense, essa dieta está entre as mais famosas com corte de carboidrato. A ideia geral da dieta é fazer, através da alimentação,  que o corpo pare de queimar carboidratos e comece a usar as proteínas como combustível do organismo. Restritiva e radical, entre os poucos alimentos permitidos estão carnes, ovos, frutas, algumas verduras e derivados da carne (bacon, linguiça, etc). Dividida em quatro fases, essa é uma dieta para seguir durante a vida toda. No momento inicial reduzem-se os carboidratos para até 15g por dia. Na segunda e terceira vai-se ajustando o nível de carboidratos para que se encontre qual a quantidade necessária deles para que não se engorde nem emagreça. A última fase é permanente.

Dieta da USP

Embora a Universidade de São Paulo negue envolvimento com esse tipo de regime, ela segue popular e muito utilizada. Nela, se segue um cardápio pronto por cerca de quinze dias, constituído basicamente de café, ovos, presunto e salada. Os alimentos não devem ser variados além do cardápio e há a promessa de perda de até 14 kg ao final do regime.

Dieta Japonesa

Conhecida como uma das mais saudáveis do mundo, a culinária nipônica faz muito sucesso em vários países. Entretanto, esse tipo de regime propõe uma alimentação bem parecida com a ocidental. Prometendo emagrecer até seis quilos durante uma semana de realização, a dieta começa com a definição de uma meta de perda de peso. Há um cardápio pronto constituído, majoritariamente, de chás, ovos e carne.

Considerações

Na falta de carboidratos para fornecer energia para as células, primeiro o corpo gasta toda a glicose armazenada no fígado e nos músculos, na forma de glicogênio, para depois começar a gastar as reservas de gordura. Isso gera rápida perda de peso, mas porque a energia está sendo roubada do organismo, e não se perde gordura, mas sim massa magra. Quando finalmente as reservas de gordura começam a ser queimadas, começam a ser liberadas as cetonas no sangue, que elevam seu pH e podem provocar acidose. Isso mostra que essas dietas não são saudáveis, e podem trazer grandes prejuízos.

Recomendamos para você:



1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem Votos Ainda)
Loading...

Comentar