Dietas para emagrecer: Qual a mais adequada para mim?

dieta emagrecerA busca pelo emagrecimento é uma realidade na vida de muitas pessoas, seja com finalidade estética ou na tentativa de ter uma vida mais saudável, com mais qualidade e consequentemente, mais feliz. Por esse motivo, as dietas despertam o interesse de milhares de pessoas no Brasil (e no mundo!) independente de ser homem ou mulher e independente da idade.

Tomada a decisão de perder peso, acontece de muitas pessoas terem dúvidas de qual é a dieta para emagrecer mais adequada para o seu objetivo, para o seu estilo de vida e de acordo com as suas necessidades. Pensando nisso, hoje vamos falar de algumas dietas para emagrecer, suas indicações, com o objetivo de fazer você descobrir se ela é realmente adequada para você. Continue lendo para tirar todas as suas dúvidas!

Dietas para emagrecer

Você já deve saber que para alcançar o emagrecimento você precisa praticar um cardápio com baixas calorias, além de realizar a queima diária de calorias por meio de atividades físicas. Essa é a fórmula, e funciona para qualquer pessoa. Porém, algumas dietas prometem acelerar esse processo, ou ainda trazer alguns benefícios ainda mais específicos, como o ganho de massa muscular, a redução do colesterol, o combate a celulite.

Além disso, é interessante falar que nem toda dieta é feita com a única intenção de perder peso. Para as pessoas que sofrem com a diabetes, por exemplo, pode ser indicado um cardápio – uma dieta – terapêutico, a fim de promover a baixa do colesterol. Isso também pode ser aplicado em casos de hipertensão, tratamento de doenças e até mesmo de acne, oleosidade capilar, dentre outros. Isso prova que a nossa alimentação influencia diretamente em tudo que acontece no nosso corpo.

A seguir vamos falar de algumas das dietas mais populares no Brasil. Vamos lá!

Dietas Low Carb

Se você acompanha as tendências de saúde e emagrecimento – e segue as principais musas fitness do Instagram e Snapchat – já deve ter ouvido falar dessa modalidade de dieta. E apesar de não existir um cardápio fixo para as dietas chamadas de “Low Carb”, em todas elas existe uma restrição na ingestão de carboidratos, que aqui são considerados o vilão da perda de peso. O que difere as dietas com essa característica são o tipo de carboidrato que pode ser ingerido e as suas respectivas quantidades.Além disso, todas elas são dietas para emagrecer, ou seja, sempre com o foco na perda de peso.

Uma das características que torna as dietas Low Carb tão atrativas é que o consumo dos alimentos deve ser feito conforme a sua forme. Ou seja, não precisa ficar medindo as porções ou comendo de três em três horas. A maioria delas recomenda que você coma quando sentir fome e por esse motivo você não tem aquela sensação de que está passando fome enquanto está em processo de emagrecimento.

Algumas das dietas que se baseiam no método Low Carb são:

Dieta Cetogênica

Deve ser feita por um curto período de tempo, já que ficar por longos períodos sem carboidrato pode levar a problemas de saúde. Sua eficiência é garantida e o emagrecimento geralmente acontece em um tempo muito rápido. No caso da Dieta Cetogênica o mais importante é consumir apenas alimentos com altas taxas de gordura, como as carnes brancas e vermelhas, ovos, leite, queijo e as nozes.

Na Cetogênica, de tempos em tempos você deve fazer o consumo de carboidratos. O chamado “dia do lixo”.

Dieta Atkins

A Dieta Atkins é dividida em fases e no começo dela a ingestão de carboidratos está vetada. Ao longo das outras fases ele é introduzido pouco a pouco, até a estabilização do peso. Assim que você alcançar o peso que você deseja, o cardápio propõe que os valores de proteínas e carboidratos fiquem equilibrados.

Ela também não deve ser feita por longos períodos.

Dieta Paleo

A Paleo, ou Dieta Paleolítica, remete aos nossos antepassados e na maneira como eles se alimentavam, ou seja, restringe o consumo de alimentos industrializados e que passaram por processos. Ou seja, estão permitidas as carnes, frutas e verduras, sempre com o foco na redução do consumo de carboidratos.

Assim como as outras, a dieta Paleo também deve ser feita por períodos curtos e intercalando com a ingestão de carboidratos de tempos em tempos.

Dieta Dukan

A Dieta Dukan é também um verdadeiro sucesso dentre as dietas para emagrecer e já proporcionou o a perda de peso a milhares de pessoas, já que existe a mais de 40 anos e foi desenvolvida pelo médico Pierre Dukan. Assim como a Dieta Atkins, a Dieta Dukan é separada em fases, cada uma delas com um objetivo muito específico e o que torna o emagrecimento ainda mais eficaz.

Além disso, o método é dividido em três dimensões, Dieta Dukan Clássica, Dieta à la Carte e Dieta Escada Nutricional, que também contribuem para um emagrecimento mais rápido e mais saudável.

Outro ponto importante da Dieta Dukan é que a prática de exercícios é indispensável.

Dieta dos Pontos

Você também já deve ter ouvido falar da Dieta dos Pontos e o seu maior benefício é que ela é muito fácil de ser colocada em prática, já que ao invés de contar calorias, cada alimento tem determinados pontos. O seu emagrecimento depende do número de pontos que você ingerir diariamente.

Outra vantagem é que na Dieta dos Pontos você pode comer de tudo, desde que não exceda os pontos diários. Ela também promove uma verdadeira reeducação alimentar, já que com o passar do tempo você vai começar a escolher melhor os alimentos que come, sempre pensando em não extrapolar os pontos, e em saciar melhor a sua fome, comer alimentos diversificados, etc.

Assim como na Dieta Dukan, a Dieta dos Pontos também conta com a ajuda dos exercícios físicos para promover o emagrecimento. Para quem não tem o hábito de praticar exercícios, uma caminha leve já faz toda diferença!

Agora que você já conhece algumas das dietas para emagrecer mais populares no Brasil e suas características e indicações, ficará mais fácil escolher qual delas mais se encaixa na sua rotina e qual tem mais se aproxima dos seus objetivos. É importante lembrar que toda dieta deve ser acompanhada por um profissional, para que você não coloque a sua saúde em risco e acompanhe melhor o seu desenvolvimento.

Por hoje é isso pessoal! Deixe o seu comentário se você gostou desse artigo! E se ainda ficou alguma dúvida, é só deixar a sua pergunta. Até mais!

Recomendamos para você:

Share this post

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 do total de 5)
Loading...

2 thoughts on “Dietas para emagrecer: Qual a mais adequada para mim?

  1. Gostaria de deixar aqui meus parabéns. Para ser sincero nunca imaginei que existisse alguns tipos de dietas que foram elencadas acima. Creio que algumas cairão bem em mim, conforme meus resultados forem obtidos volto aqui para comentá-los. Obrigado pelas dicas.

    Responder

Comentar