Fazer jejum: Emagrece? Quais os riscos?

fazer jejum

Já ouviu dizer das novas dietas que incentivam o jejum de muitas horas e alguns de até 24h? Saiba aqui todos os mitos e verdades sobre as dietas com jejum, se isso emagrece mesmo e se compromete sua saúde. Não perca e veja a seguir!

Vários tipos de dietas tem surgido atualmente com o intuito de ajudar as pessoas a perderem aqueles quilinhos desejados, mas é preciso tomar muito cuidado com dietas malucas que prometem praticamente um milagre e muitos quilos a menos mas que podem prejudicar e muito sua saúde, além de causar o efeito contrário. No texto de hoje vamos explicar todos os efeitos que um jejum prolongado por fazer ao seu organismo, se emagrece mesmo ou não.

A dieta do Jejum emagrece mesmo? Quais efeitos?

A maioria dos endocrinologistas e nutricionistas estão horrorizados com essa nova moda de dieta que apóia o jejum de 24 horas ou mais, os riscos são grandes, apontam eles, além de não emagrecer.

A maioria das pessoas acha que uma dieta onde você não ingere nenhuma caloria durante um dia inteiro (24 horas) irá facilitar o emagrecimento, mas não é bem assim. Médicos e especialistas afirmam que quando o corpo não recebe nenhum alimento, nenhuma fonte de energia e nenhuma caloria por 24 horas ou mais, é como se o organismo entendesse que ele está em estado de “guerra” e irá estocar toda gordura, substancias e calorias dos próximos alimentos que irá comer, ou seja, você não emgrecerá, pelo contrário, seu corpo vai querer ainda mais.

Após o jejum, além do seu corpo estar preparado para estocar toda a gordura e calorias que você irá ingerir, o jejum faz com que seu metabolismo desacelere. O endocrinologista Marcio Mancini, que chefia o Grupo de Obesidade e Síndrome Metabólica do Hospital das Clínicas de São Paulo explica em suas palavras: “a dieta de zero caloria faz com que os hormônios ghrelina e o neuropeptídeo Y, que aumentam a fome, fiquem ativados ao máximo; enquanto os peptídeos – leptina e a melanocortina -, que reduzem o apetite e estimulam o metabolismo, acabam ficando inibidos. Se a pessoa nessas condições for convidada para um buffet livre, por exemplo, vai armazenar 100% das calorias do couvert à sobremesa”.

Quais os riscos de se fazer jejum?

Não se deve de forma alguma se privar de alimentação para fazer uma dieta, porque seu corpo precisa de quantidades mínimas de energia, calorias, carboidrato e proteínas diariamente, sem essas fontes seu corpo terá um mal funcionamento e poderá prejudicar sua saúde trazendo diversos problemas como: tontura, dor de cabeça, dor de estômago, mau hálito, hiploglicemia, irritabilidade, pressão baixa, mal estar, perda de potássio, desidratação, aumento do ácido úrico, perda de massa muscular e muitos outros malefícios à sua saúde.

Ou seja, se você viu uma dieta que apóia o jejum corra dela, ela não é indicada pra ninguém, só prejudicará seu organismo e não te fará emagrecer, é um mito! Se você deseja perder uns quilinhos nada mais certo que consultar um médico para que ele te receite um cardápio de baixas calorias de acordo com suas necessidades e também uma rotina de exercícios aeróbicos que irá te ajudar muito.

Para dúvidas e sugestões nos deixem comentários.

Até a próxima!

Recomendamos para você:



1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (10 votos, média: 5,00 do total de 5)
Loading...

Comentar