Handebol

Embora nosso país seja tão fissurado por gols, o handebol ou handbol ainda é pouco apreciado no Brasil, afinal não é transmitido pelos meios mais comuns que o brasileiro utiliza para se informar sobre esportes – rádio e televisão aberta. Mesmo que não tão bem aproveitado, esse esporte ainda oferece muitos benefícios pra quem o pratica – é só dar uma chance e conhecê-lo melhor.

handebol

História do Handebol

Criado como se conhece hoje na Alemanha por Karl Schelenz em 1919, o esporte começou a crescer na Europa apartir da Áustria, Suíça e Alemanha, que praticavam o esporte. Suas regras foram publicadas pela Federação Alemã de Ginástica e a princípio era praticado em campos gramados, como o futebol, e os times tinham onze jogadores. Mesmo assim, já haviam menções de um esporte parecido, praticado tanto na Antiga Grécia quanto pelos romanos. Em 1934 foi incluído nas Olimpíadas, e em 1966 os jogos na grama foram descontinuados e handebol passou a ser um esporte exclusivamente de salão.

Por causa da grande imigração alemã após a Primeira Guerra, o esporte chegou ao Brasil, em especial no sul. O esporte praticado em salão foi oficializado em 1954, e os times de sete jogadores contidos em um espaço menor agradaram participantes e a Confederação Brasileira de Esportes, que criou um departamento só para o Handebol.

Como se pratica

Dois times, constituídos de sete jogadores, disputam uma bola usando as mãos em um campo bem semelhante ao de futebol de salão. Ao contrário do futebol, no handebol é proibido usar os pés: a bola deve ser quicada e passada de mão e mão, não permitindo que um jogador fique por mais de três segundos com ela ou dê mais de três passos. Um dos sete jogadores é o goleiro e único que pode exceder a regra e tocar a bola com o pé quando necessário. O jogo se divide em dois tempos de 30 minutos, com um intervalo de dez minutos entre eles.

Benefícios do esporte

  • Aprimora a coordenação motora
  • Trabalha bíceps, tríceps, antebraços, glúteos e pernas
  • Tonifica e define os músculos
  • Aumenta o condicionamento cardiorrespiratório
  • Melhora a circulação sanguínea
  • Melhora a auto-estima
  • Traz sensação de bem estar
  • Favorece a socialização
  • Estimula a disciplina
  • Auxilia no emagrecimento, gastando até 750 calorias por hora de prática

Quem pode praticar

O esporte pode começar a ser praticado apartir dos seis anos de idade, com uma prática mais lúdica e prazerosa. Entretanto, deve-se levar em conta a presença de lesões nos joelhos e ombros, já que elas impedem a prática do esporte, que exige muito dessas áreas.

Riscos da prática

Como o esporte exige muita correria e pulos pela quadra, o uso de joelheiras é recomendado para prevenir lesões na região, já que é comum cair sobre os joelhos para pegar a bola. Entretanto, ainda há risco de lesões nas mãos e dedos, cotovelos, na região lombar, tronco, quadris, tornozelos e pés. Entretanto, quando praticado por pessoas com plena saúde e que têm acompanhamento médico, o risco de lesões diminui muito.

Recomendamos para você:

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem Votos Ainda)
Loading...

Comentar