Você já conhece os medicamentos para emagrecer que possuem como princípio ativo a Anfepramona? Você pode encontrar com o nome de Inibex e Dualid S (que já falamos anteriormente), mas ainda existe mais um nome: o Hipofagin. Então se você esbarrar com qualquer um dos nomes por aí saiba que são remédios para combater a obesidade que utilizam como ingrediente principal derivados de Anfetaminas.
Muda-se o nome, mas o perigo de fazer uso indiscriminado desse medicamento persiste. Apesar de apresentar resultados rápidos e ter ajudado alguns obesos a perderem peso, é um remédio que age diretamente no sistema nervoso central, oferecendo vários riscos à saúde e perigo de dependência. Por esse motivo já foi tirado de circulação pela Anvisa uma vez, mas voltou ao mercado com tratamento altamente controlado.
O que você vai encontrar neste conteúdo
Para que serve o Hipofagin?
O Hipofagin serve para tratar a obesidade exógena, ou seja, a obesidade que é causada pelo excesso de comida e calorias ingeridas. Ele funciona como um coadjuvante para o tratamento feito com dietas de restrição calórica. É importante destacar que ele só é indicado em casos de pessoas obesas mesma, se você estiver acima do peso ou querendo acelerar o processo de emagrecimento, essa não é uma opção para você.
Precisa de receita?
Sim e isso é devido aos perigos que pode oferecer à saúde. Só um médico especializado pode indicar se o uso do Hipofagin é para você ou não. Isso é claro dependendo de várias vertentes como o tipo da obesidade, reações adversas, saúde do paciente e a necessidade dessa ajuda no tratamento. Não só deve ser indicado pelo médico como também acompanhado pelo doutor em todo o tratamento.
É possível encontrar alguns sites que comercializam o medicamento sem receita (ilegalmente). Isso irá oferecer um risco ainda maior, pois sem acompanhando médico os efeitos podem se tornar ainda mais sérios. Por isso não escolha de jeito nenhum a automedicação.
Como tomar Hipofagin?
As indicações de como tomar o Hipofagin também devem ser prescritas pelo médico. Mas seguindo a recomendação do fabricante, é indicado que se tome 1 comprimido do medicamento de 75mg por dia, preferencialmente pela manhã. Pode-se também dividir a dosagem durante o dia, tomando o Hipofagin de 25mg 3 vezes ao dia.
É importante ressaltar, como dito acima, que esse medicamento é um auxiliador (coadjuvante) ao tratamento contra obesidade. Ao ingerir o remédio deve-se também seguir uma dieta balanceada com restrições calóricas e a prática de atividades físicas regulares. Hábitos esses, de uma reeducação alimentar e de comportamento, que devem continuar após o tratamento com o remédio.
Tem contraindicações?
Sim. Você não deve tomar o Hipofagin de jeito nenhum se você tiver:
- Alcoolismo;
- Histórico de abuso de drogas;
- Arteriosclerose avançada;
- Doenças cardiovasculares;
- Isquemia cerebral;
- Glaucoma;
- Agitação;
- Hipertensão;
- Hipertiroidismo;
- Psicose;
- Grávida e lactantes.
Quais são os efeitos colaterais?
Já adiantamos que os possíveis efeitos colaterais não são poucos e o risco de dependência também. Dentre os principais efeitos colaterais do uso de Hipofagin estão:
- Cardiovasculares: palpitação, taquicardia, elevação da pressão sanguínea, arritmia.
- Sistema nervoso central: superestimulação, nervosismo, excitação, tontura, insônia, angústia, euforia, depressão, tremor, cefaleia, ansiedade, dificuldade em concentração.
- Gastrintestinal: boca seca, alteração de paladarl, náuseas, vômito, desconforto abdominal, diarreia, constipação entre outros.
- Alergia: urticária, erupção da pele, equimose, eritema.
- Endócrina: impotência sexual, alteração na libido e desejo sexual, descontrole menstrual, aumento da mama.
- Sistema hematopoietico: depressão da medula óssea, agranulocitose, leucopenia.
A superdosagem do medicamento ainda pode oferecer riscos de episódios psicóticos e convulsões.
Hipofagin Emagrece mesmo?
Apesar de todo o risco que oferece, o Hipofagin realmente ajuda a emagrecer. Isso acontece porque ele atua nos dois neurotransmissores que avisam para o organismo quando estamos com fome. Desta forma, ele controla esses avisos e inibe drasticamente o apetite. Consequentemente a pessoa irá ingerir bem menos calorias diariamente e conseguirá emagrecer e fazer a reeducação alimentar. Vai de cada um, que tiver a indicação médica desse remédio de pesar se vale a pena o risco.
Qual o preço e onde comprar?
O Hipofagin pode ser adquirido em drogarias do Brasil com receita médica e o valor pode variar de lugar para lugar, mas também da dosagem de cada comprimido. Existem dosagem de 25mg que você pode encontrar em torno de R$17 e 75mg em torno de R$45 com 20 comprimidos.
Gostou das nossas informações sobre o medicamente? Deixe seu comentário!