Massa magra: O que é? Como ganhar? Todas suas respostas aqui!

É indiscutível que um corpo magro e firme é esteticamente harmônico e bastante atrativo. Na busca de conseguir ganhar massa as pessoas recorrem a exercícios físicos e mudam hábitos alimentares. Contudo você sabe o que realmente é massa magra?

Nesse artigo falaremos um pouco melhor da definição desse tipo de massa assim como de como calcular a sua massa magra ideal, alimentos que estimulam a produção dela e também as melhores maneiras de ganhar esse tipo de massa.

O que é massa magra?

Quando pensamos em massa magra lembramos automaticamente dos músculos. Apesar de esse ser a principal massa magra do corpo, responsável pelo tônus muscular e ser a busca daqueles que desejam ficar em forma, o músculos não são o único tipo de massa magra do corpo.

Ela compreende também os ossos, ligamentos, órgãos internos e tendões. Ou seja, é o tipo de massa que não é composto necessariamente por gorduras, apesar de alguns tipos de lipídios também serem considerados massa magra.

É músculo?

Músculo também é massa magra, na verdade. Como citado anteriormente existem outros componentes do corpo que são considerados massa magra. Contudo nesse artigo vamos nos concentrar nessa definição básica de que esse tipo de massa são músculos.

Os músculos são considerados massa magra pelo fato de ele não conterem na sua composição nenhum tipo de gordura. Ou seja,  são partes do corpo que não contém gordura e que a forma de metabolização é diferente dos lipídios.

massa magra


Que tal saber quais exercícios fazer para ganhar massa? Clique aqui!


Qual é o cálculo?

Na verdade não existe uma porcentagem ideal. Isso vai depender dos anseios da pessoa quanto o assunto é um corpo forte e esteticamente bonito. Contudo existem números médios, e na internet, você pode inclusive achar calculadoras de massa magra que fazem o cálculo automaticamente pra você.

Essas calculadoras se baseiam em três informações principais, a idade, sexo, peso e altura. Basta inserir essas informações e clicar em calcular. Por exemplo, fiz o teste de uma. Uma pessoa de 30 anos de idade, do sexo masculino, altura de 1,80m e peso de 80kg possui massa magra média de 60kg.

Geralmente o sexo masculino possui mais esse tipo de massa do que as mulheres, e utilizando o mesmo cálculo feito anteriormente com uma pessoa do sexo masculino, fiz o calculo mudando apenas o sexo para o feminino. Nesse caso a massa magra média baixou em 5kg, ficando em 55kg.

Alimentos para ganhar massa magra

Os melhores alimentos para o desenvolvimento e fortalecimento da massa magra são aqueles ricos em proteínas, pois é esse nutriente, principalmente, que estimula o crescimento desse tipo de tecido.

Dentre os alimentos mais recomendados para esse fim temos o peito de frango por ser rico em proteínas e pobre em gorduras, os ovos, feijão, beterraba, queijo cottage e todos os outros tipos de carne, nisso incluem carnes brancas e vermelhas. Contudo é preciso priorizar as carnes mais saudáveis, as brancas como peixes, por exemplo.

massa magra

Como ganhar massa magra?

As principais maneiras de aumentar o seus níveis de massa magra é por meio de exercícios físicos musculares e por meio da alimentação, como citado anteriormente. Exercícios musculares são aqueles feitos com ajuda de aparelhos de academia e consistem basicamente no levantamento repetitivo de pesos.

Ela é mais estimulada na região que o exercício está sendo feito, dessa forma fazendo com que haja a quebra das fibras musculares e por consequência a cicatrização delas em um volume maior. É dessa forma que os músculos são construídos. Eles são, na verdade, cicatrizes internas de lesões provocadas neles.

Por isso é tão importante ingerir proteína para tornar o ganho de massa mais efetivo. Além das proteínas, ingerir alimentos que dão energia como os carboidratos, antes dos exercícios, é importante para que você tenha disposição para a prática.

Contudo é preciso ficar atento a quantidade de energia ingerida para que ela não seja em excesso e acabe resultando no acúmulo de gorduras.

O ideal é sempre consultar um nutricionista. Ele é o profissional mais indicado para orientar uma alimentação personalizada conforme as suas características físicas. Além um preparador físico também poderá indicar uma rotina de exercícios ideal para o ganho de músculos.

 

 

 

Recomendamos para você:



1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem Votos Ainda)
Loading...

Comentar