Mitos sobre emagrecimento

 

Perder peso não é uma tarefa fácil para quem tem esse objetivo em mente. Antes de tudo, é necessário uma mudança de hábitos para começar a ver resultados refletidos no seu corpo. Buscar uma alimentação mais equilibrada, escolher os melhores alimentos para preparar as refeições, movimentar-se mais, tudo isso é senso comum quando falamos de emagrecimento. Entretanto, ainda existem uma série de mitos em relação à perda de peso que, se utilizados, podem ferir gravemente a saúde e não trazer o resultado esperado. Para saber mais, continue a ler.

mitos sobre emagrecimento

“Se quer emagrecer, deve fechar a boca”

Esse ditado é muito popular e não poderia ser mais errado. Comer é uma atividade que, além de necessária à vida, é muito prazerosa. A escolha reside na qualidade dos alimentos, sua função nutritiva e equilíbrio das refeições.

“Refrigerante diet não engorda”

Isso é até verdade, visto que não oferece poucas ou nenhuma caloria, mas para compensar, é feito com vários adoçantes artificiais e ingredientes nada benéficos para seu bem estar. Abdique dos refrigerantes, mesmo diet, e prefira sucos de frutas feitos na hora e sem açúcar.

“Sentir dor durante ou depois do exercício quer dizer que está dando certo

Comum e até incentivado em certas academias, esse mito é muito prejudicial, especialmente pra quem está começando a se exercitar. Um pouco de desconforto no começo é normal, já que seus músculos não estão acostumados a se moverem com tanta intensidade, mas muita dor pode indicar que você está fazendo algo errado e até te fazer ter uma lesão. Além disso, isso desanima muito quem tem que trabalhar e estudar, por exemplo, já que o exercício traz mais exaustão.

“Apenas um corpo magro é sinal de saúde”

A saúde não existe em um tamanho único, e gordura está relacionada a doenças mas não é sua causadora. O peso ideal é aquele que te permite se alimentar sem restrição, fazer exercícios e se movimentar. Para provar essa questão, existem muitos atletas que são considerados gordos ou acima do peso e mesmo assim alcançaram o topo de suas carreiras. Antes de buscar apenas magreza, busque saúde e bem estar.

“Fazer exercício em jejum ajuda a emagrecer”

A perda de peso, nesse caso, é ocasionada pelo consumo das células de proteína. Isso mesmo, as células que compõe o tecido muscular. A falta de combustível faz o corpo queimar a massa magra, já que a queima de gordura é mais complicada.

“Comer carboidratos à noite engorda”

Depende muito. Quando o corpo absorve carboidratos e não os consome, os transforma em um estoque de energia, a gordura. Entretanto, pode ser necessário em casos que se treina durante à noite ou pouco depois de acordar. Vale a pena consultar um nutricionista.

“Líquidos durante as refeições engordam”

Quando o líquido é consumido durante a refeição, ele age diluindo os sucos gástricos e distendendo o abdômen. Então, se por um lado eles aumentam a sensação de saciedade, por outro, eles causam inchaço e dificultam a digestão. Prefira ingerir líquidos antes ou depois das refeições.

Recomendamos para você:



1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem Votos Ainda)
Loading...

Comentar