Nutrição Funcional: O que é? Como funciona? Quais são seus benefícios? [SAIBA TUDO AQUI!]

A nutrição funcional não é uma disciplina com uma receita padrão para todos. Somos únicos e com nossa própria bagagem genética, histórico de saúde, estilo de vida e perfil emocional, portanto, cada indivíduo precisa de uma dieta personalizada para que se atinjam os objetivos de saúde.

Por meio desse artigo vamos explicar melhor o que é esse ramo da nutrição e a sua importância, mostrando como os alimentos podem ser usados como remédio para a prevenção e cura de doenças e até mesmo para fins estéticos. Vamos conferir?

O que é Nutrição Funcional?

A nutrição funcional é baseada em um tipo de alimentação que propõe, através de ingredientes selecionados, resolver ou prevenir algum tipo de doença ou mal.

Cada alimento possui em sua composição tipos de nutrientes que exercem um papel especifico no organismo.

Pra entender melhor vamos usar como exemplo os peixes gordos como o salmão e o atum, esses peixes quando adicionados a dieta são fonte de ácidos graxos e ômega 3, esses componentes ajudam a diminuir o colesterol, possuem ação anti-inflamatória e ajuda no desenvolvimento do cérebro e retina dos recém nascidos.

Com isso constatamos que, como exemplo, se uma pessoa está sofrendo por causa de colesterol alto o nutricionista irá indicar esses tipos de peixes para serem consumidos pelo menos duas vezes na semana, que é a recomendação padrão para esse caso.

nutrição funcional alimentos funcionais

Como funciona?

A nutrição funcional funciona agregando aos seus hábitos alimentares diários ingredientes e alimentos que irão lhe ajudar a ter uma vida mais saudável.

Abaixo listaremos alguns alimentos e suas principais funcionalidades pata o organismo:

  • Soja e seus derivados: São ricos em isoflavonas e proteínas de soja. As isoflavonas ajudam a reduzir os sintomas da menopausa e ainda previnem diversos tipos de câncer. Já a proteína de soja ajuda a reduzir os níveis de colesterol.
  • Frutas e legumes de cor roxa ou vermelho escuro: São ricos em catequinas que ajudam a reduzir a incidência de alguns tipos de câncer e fortalecem o sistema imunológico.
  • Tomate e seus derivados: São alimentos ricos em licopeno que ajudam a prevenir principalmente o câncer de próstata e possui função antioxidante.
  • Folhas verde escuro: Possuem luteína e zeaxantina que são aliadas da saúde dos olhos, essas substâncias previnem a degeneração macular e também são antioxidantes.
  • Frutas cítricas: Nesse tipo de alimento estão presentes os flavonóides que são grandes aliados na redução de inflamações e possuem função vasodilatadora e antioxidante.
  • Cereais integrais e leguminosas: São ricos em fibras solúveis e insolúveis que são responsáveis por regular o funcionamento do trato intestinal, reduzir os riscos de câncer de cólon e no controle da glicemia.
  • Alho e cebola: Muito consumido como tempero no Brasil, o alho e a cebola são ricos em sulfetos alílicos que servem para reduzir o colesterol e a pressão sanguínea, melhorar o sistema imunológico e reduzir o risco de câncer gástrico.
  • Alimentos fermentados: De grande importância na nutrição funcional, os alimentos fermentados como o iogurte ajudam a melhorar as funções gastrointestinais, reduzir os ricos de prisão de ventre e previnem o câncer de cólon.

Qual a importância da Nutrição Funcional?

Como vimos anteriormente nesse artigo, por meio da seleção dos ingredientes certos é possível melhorar diversos aspectos da saúde.

Cada alimento tem a sua função e é importante selecionar os mais adequados para levar uma vida saudável.

Além dos fins de saúde, a nutrição funcional também é importante para fins estéticos. Pessoas que desejam emagrecer ou então ganhar massa muscular recorrem a esse tipo de alimentação para melhorar os seus resultados.

No caso do emagrecimento, por exemplo, os resultados podem ser mais satisfatórios se forem adicionados a dieta alimentos que possuam função temogênica como o gengibre, canela e pimenta. Esses alimentos aceleram o metabolismo e aumentam o gasto calórico diário.

Já para aqueles que desejam ganhar massa muscular é preciso uma alimentação que fornece energia e proteína para construção de novos tecidos. Nesse caso um nutricionista funcional recomendaria carboidratos complexos para energia e alimentos altamente protéicos para os músculos.

Com isso tudo podemos constatar aquela máxima, “você é o que você come” e é realmente isso, a importância de levar uma alimentação saudável é crucial para levar uma vida com qualidade e saúde.

Por isso, fique atento as funções dos alimentos na próxima vez que for comer algo.

101 RECEITAS FUNCIONAIS

Receitas funcionais

Nesse texto você pode constatar como funciona uma nutrição funcional, seus benefícios, e sua importância. Portanto para facilitar sua vida e fazer com que você usufrua de todos os benefícios da alimentação funcional, é essencial que você tenha organização na hora de cozinhar.

Pensando nisso chegou no mercado o e-book 101 RECEITAS FUNCIONAIS! Já imaginou fazer receitas gostosas, saudáveis, e acima de tudo que promovem o bom funcionamento do seu organismo?

Agora você pode imaginar, com esse e-book você pode!

O novo 101 Receitas Funcionais é um livro de receita digital, que oferece receitas incríveis, e saudáveis de café da manhã, almoço, jantar, doces e lanches, tudo baseado na dieta funcional, com alimentos que fornecem benefícios ao seu corpo, fazendo com que ele funcione bem, e realize suas funções.

A dieta funcional é essencial para quem procura bem estar e melhora na qualidade de vida, desintoxicação do organismo, regular as funções do intestino, diminuir a retenção líquida, e os inchaços, diminuir o apetite,  emagrecimento saudável, melhorar a disposição, acelerar o metabolismo e muitos outros.

O e-book 101 Receitas Funcionais, vai ajudar você que não aguenta mais comer frango e batata doce, que tentou várias dietas e não obteve resultados, que sofre com intestino preguiçoso e vários outros problemas de saúde.

CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS SOBRE O E-BOOK 101 RECEITAS FUNCIONAIS!

Onde posso comprar com segurança esse e-book? Qual o preço?

Para comprar com segurança seu e-book é muito fácil e você pode fazer na comodidade da sua casa, apenas clicando no link https://101receitasfuncionais.com/.

Ao acessar a página inicial você de deparará com uma oferta limitada, incrível, e pode levar seu e-book por apenas R$29,90, pagando através do cartão de crédito ou do boleto bancário.

Vale lembrar que é essencial que a compra seja realizada pelo site oficial, isso porque só o site oficial oferece vantagens exclusivas como garantia, promoções e descontos, facilidades nas formas de pagamento, e muito mais.

Para acessar mais rapidamente o site e transformar de uma vez seu corpo, clique no botão abaixo.

botão compra 101 receitas funcionais

Como vou receber o E-book 101 Receitas Funcionais?

Ao acessar o site oficial e realizar seu pagamento, após a validação da compra você receberá no e-mail cadastrado um link de acesso, pelo qual você poderá baixar seu e-book, e usar de  onde quiser, quando quiser, a hora que quiser.

Lembrando que o conteúdo do e-book é todo digital e você poderá imprimir se quiser.

3 Bônus incríveis

Além das 101 receitas funcionais, você ainda irá receber 3 incríveis bônus. Confira!

  • E-book com 10 receitas sem glúten e sem lactose
  • E-book com 10 exercícios para fazer em casa
  • E-book com 13 dicas para não sair da dieta

e-book 101 receitas funcionais


QUERO COMPRAR AGORA MEU E-BOOK!!


Gostou do assunto? Não deixe de ler também o texto sobre Alimentos Funcionais!

Recomendamos para você:



1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem Votos Ainda)
Loading...

Comentar