Quitosana

 

Descoberta pelos japoneses, essa fibra dietética causou furor no mundo das dietas. Com fama de servir como uma esponja da gordura, não é pra menos que todos estão interessados em experimentar esse alimento exótico. Se interessou? Quer saber mais? Continue a ler este artigo e saiba tudo sobre a quitosana.

O que é?

Encontrada na carapaça de crustáceos, como a lagosta e o camarão, a quitosana é uma fibra dietética que promove diversos benefícios para a saúde, entre eles, auxiliar na perda de peso de diferentes maneiras.

Onde encontrá-la?

Além de presente, é claro, nos frutos do mar, hoje em dia é possível encontrá-la facilmente em lojas de suplementos alimentares e produtos naturais na forma de cápsulas e farinha, facilitando seu consumo imensamente.

Quais seus efeitos?

  • Diminuição do colesterol ruim
  • Melhora da digestão
  • Auxilia no emagrecimento
  • Absorve a gordura da alimentação

Como age?

Assim como outros tipos de fibra, a quitosana atrai as moléculas de gordura quando passa pelo tubo digestivo. Um grama de quitosana é capaz de atrair até dez gramas de gordura. Quando isso acontece, a fibra envolve a gordura de modo a impedir que as enzimas digestivas entrem em contato com ela, prevenindo que o organismo a absorva. Dessa maneira, essa gordura acaba passando pelo sistema gastrointestinal intocada e acaba por deixar o corpo junto com as fezes.

Sua presença no estômago também previne que ele se esvazie rapidamente, controlando o aumento da glicemia e promovendo sensação de saciedade por mais tempo após a alimentação. Isso faz com que se sinta fome com menos frequência, ajudando especialmente quem está tentando se adaptar a novos hábitos alimentares.

Por fim, a quitosana age estimulando uma digestão saudável e prevenindo a prisão de ventre. O aumento do consumo de água e a presença de fibras ajudam a tornar o bolo fecal maior e mais macio, sendo excretado mais facilmente pelo corpo e fazendo com que os movimentos peristálticos fiquem mais fáceis, auxiliando no funcionamento geral dos intestinos grosso e delgado.

Como usar?

A recomendação é que se ingiram três gramas por dia.  As cápsulas devem ser ingeridas cerca de meia hora antes da refeição para que as fibras comecem a atuar no sistema gastrointestinal, seja aumentando a saciedade, seja se movimentando por meio dos movimentos peristálticos para o intestino.

Controvérsia

A maior controvérsia cercando a quitosana é o fato de ela ser vendida e promovida como se fosse algo milagroso, sendo que não é bem assim. Estudos não comprovam sua eficácia e seus efeitos se sua ingestão não for acompanhada por uma dieta hipocalórica e exercício físico regular.  Além disso, é preciso que seu uso seja recomendado por um médico, já que ele saberá se você poderá apresentar reações alérgicas a frutos do mar e qual a quantidade deve ser consumida para alcançar os resultados necessários.

Entretanto, quando usada corretamente, a quitosana apresenta resultados muito satisfatórios. Espera-se que a fibra se torne, eventualmente, uma importante aliada no tratamento do alto colesterol e na prevenção de doenças cardiovasculares.

Recomendamos para você:

Share this post

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Comentar