Retenção de Líquido: Sintomas, causas, alimentos que ajudam e como se livrar dela definitivamente!

Retenção de líquido pode acontecer por vários motivos como vida sedentária, problemas de saúde, problemas hormonais, má alimentação e outros. Neste artigo veja a causa, os principais sintomas e o que fazer para se livrar dos inchaços.

O que é?

Retenção de líquido é uma grande quantidade de fluidos acumulado de modo exagerado e irregular entre as células do corpo, que num momento posterior será abortado pela urina. Seu sintoma predominante é o inchaço, visto principalmente nos pés, pernas, tornozelos e abdômen.

Esse problema acontece quando os vasos sanguíneos com pouca espessura, ou seja, muito estreitos, ficam volumosos ocorrendo o extravasamento de fluidos para o tecido subcutâneo.

Sintomas da retenção de líquido

O principal sintoma da retenção de líquido é o edema (inchaço), que pode ser observada no corpo todo ou em algumas partes específicas dele. Geralmente quem sofre desse problema percebe o inchaço nas regiões do corpo, que são mais propensas a acumulação de água.

Causas

O nosso corpo funciona como uma máquina perfeita. Ainda que tenha muitos meios para assegurar que modificações em seu equilíbrio não causem malefícios, há maneiras que ele utiliza para indicar que alguma coisa no nosso organismo não está muito bem.

No momento em que a retenção de líquido ocorre que dizer que algo precisa ser feito para mudar essa situação. As causas da retenção de líquido podem ser:

  • Doenças cardíacas;
  • Doenças renais;
  • Doenças hepáticas;
  • Problema da tireoide que causam um tipo peculiar de inchaço;
  • Sedentarismo;
  • Bebidas alcoólicas em excesso;
  • Ingestão de sal em excesso;
  • Obesidade;
  • Fumo;
  • Uso de alguns medicamentos, como os para controlar a pressão arterial;

Em alguns casos, inchaços em menores proporções têm motivo específico, como a má circulação sanguínea.

retenção de líquido

O que fazer?

Para evitar a retenção de líquido é importante adotar alguns hábitos saudáveis como a prática de atividades físicas, diminuir o consumo de alimentos com sal e aumentar o consumo de alimentos que contenham magnésio e alimentos diuréticos.

É fundamental beber bastante água, que irá promover o bom funcionamento dos órgãos como os rins, aumentando a formação de urina. Desse modo, irá ajuda na circulação evitando a retenção de líquido.

Retenção de liquido na gravidez

Os sinais de retenção de líquido na gravidez geralmente surgem depois do quinto mês, e costumam ficar acentuados nos primeiros dias depois do parto. Isso ocorre porque uma parcela do peso que uma gestante adquire no término da gravidez é fluido.

As os motivos da retenção de líquido no período da gestação, podem mudar conforme cada gestante. Entre os motivos estão alterações hormonais, vestimenta e calçados apertados, uso de alguns remédios, o consumo de comidas salgadas, entre outros.

retenção de líquido

No rosto

O rosto também é uma região do corpo que sofre com os efeitos da retenção de líquido. O inchaço se dá por vários motivos, entre eles estão uso de pílula anticoncepcional, consumo de álcool, a troca de maquiagem, dormir pouco, problemas hormonais e carência de colágeno.

No geral, o inchaço na área do rosto é causado pela tensão dos músculos, que danificando sistema linfático, causando a retenção de líquido.

Retenção nas pernas

A retenção de líquido nas pernas geralmente acontece porque o tecido se inflama por causa da existência de toxinas, acumulando líquido e reduzindo a habilidade de retorno venoso. Como resultado, as pernas ficam inchadas e dolorosas.

retenção de líquido

Abdominal

O abdômen é a região que mais acumula líquido, provocado por uma vida sedentária e a má alimentação. No entanto, a retenção de líquido na região do abdômen pode indicar problemas de saúde sérios como problemas no fígado, nos rins, no coração, e até câncer.

Por isso, é importante procurar um médico para fazer exames e saber o motivo dessa retenção.

retenção de líquido

Retenção Hormonal

A tensão pré-menstrual também pode ser outro fator que contribuem para o acúmulo de líquido. Isso acontece porque a progesterona, que é o hormônio feminino, aumenta provocando o edema, que na maioria das vezes ocorre na região do abdômen, dos seios e das pernas.

O cortisol é um hormônio que quando está em grande quantidade no organismo pode causar a retenção de líquido.

Alimentos para acabar com retenção de líquidos

Para evitar ou diminuir a retenção de líquidos é essencial consumir alimentos ricos em potássio. Ele é um mineral fundamental para o corpo, e tem muitas obrigações essenciais. Com respeita a retenção de líquido, esse mineral elimina os níveis de sódio do organismo e aumenta a formação de urina.

Outros alimentos que ajudam na eliminação da retenção de líquidos são as frutas como melancia, banana, melão, abacaxi e uvas. As verduras como as folhas escuras além de pepino e abobrinha, pois são ricas em água.

Os chás também estão nessa lista, pois são importantes aliados contra a retenção de líquido. Os chás de hibisco, alcachofra, verde, salsinha e carqueja ajudam porque são diuréticos, eliminando o acúmulo de líquido no corpo.

retenção de líquido

 

Recomendamos para você:



1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem Votos Ainda)
Loading...

Comentar