Zumba: O que é? Emagrece? Vale a pena?

A Zumba é cheia de swing, cheia de charme, uma mistura de ritmos africanos, colombianos e brasileiros. As coreografias chamam à atenção pois mesclam danças de salão como merengue, salsa, samba, axé e atividades aeróbicas. É um dos melhores exercícios para queimar calorias, tornando se uma das modalidades mais procuradas dentro das academias.

Em uma aula com tempo estimado em uma hora, dependendo dos ritmos e do pique dos alunos, é possível perder até 1000 calorias com coreografias animadas e divertidas e exercícios aeróbicos e anaeróbicos. As aulas de zumba são ideias para aquelas pessoas que não curtem musculação, treinos isolados, pois as aulas têm muita música e animação. A maioria dos exercícios da zumba são feitos de forma individual, mas também existem movimentos em dupla.

A zumba permite que os alunos suem bastante. E com a música, ritmos agitados, dança, animação, a prática de exercícios se torna muito agradável. Muitos alunos nem percebem o tempo passando, pois a aula de zumba se torna uma diversão fitness. Outras vantagens de praticar a zumba são o acesso e a facilidade de se começar. Não há aparelhos pesados, séries intensas com circuito difíceis de se decorar. Nada disso. As coreografias são fáceis, e você não precisa ser um expert em dança para garantir benefícios. Basta disposição, força de vontade e dedicação. Alunos iniciantes nas primeiras aulas já conseguem praticar, se saem muito bem, obtendo ótimos resultados.

O principal objetivo da zumba é estimular os alunos com dança, coreografia e música e coloca-los em movimento. Em média, um aluno inicial após três meses de aula de zumba, já começa a queimar 1000 calorias por aula.

Benefícios da zumba

Os principais músculos trabalhados na prática da zumba são os do glúteo e pernas: Quadríceps, panturrilha, parte posterior da coxa são partes amplamente beneficiadas. No entanto, os músculos do CORE, compostos por abdômen, lombar, oblíquos; também são trabalhados com essa modalidade. Além de trabalhar a parte cardiorrespiratória de cada um. Os resultados aparecem após meses de aula, como pernas mais torneadas, bumbuns durinhos, abdômen mais definido e sequinho.

Os praticantes de zumba melhoram também a própria noção espacial, agilidade, equilíbrio e locomoção no dia-a-dia. Além de deixar o corpo mais bem torneado e ajudar na perda de peso, a zumba também contribui para a melhoria da saúde mental e emocional pois os alunos ficam mais ativos, animados, com alta estima. Como nas aulas de zumba há muitos movimentos sensuais, os alunos de zumba, principalmente as mulheres, se sentem mais sedutoras, com maior sex appel, melhorando inclusive os relacionamentos conjugais.

Zumba emagrece

O consumo diário de uma dieta normal para uma mulher é de 2.500 calorias. Você já imaginou gastar quase metade desse consumo em apenas uma hora e meia de aula de dança? O gasto calórico de uma aula de zumba é em média de 1000 calorias. Portanto a zumba ajuda a emagrecer com muita diversão, música, dança, alto astral. Para quem imaginava que apenas musculação era capaz de definir e somente corrida poderia emagrecer, a zumba é uma ótima alternativa para as pessoas que desejam praticar uma atividade física, mas preferem algo mais animado, em grupo e menos repetitivo.

Vale a pena fazer Zumba?

Vale muito a pena fazer zumba. É modalidade fitness que mistura dança, música, coreografias, movimentos aeróbicos, além disso os praticantes fazem amigos durante as aulas. Um dos principais motivos que levam os alunos, principalmente as mulheres lotarem as salas de aulas é o bem-estar que a dança proporciona e facilidade de fazer a aula com amigos, parentes. A dança é uma atividade física de conjunto, em que o progresso da pessoa que está ao seu lado, ali, na sala de aula, motiva você; e vice-versa.

Esta animação é tão contagiante que muitas vezes os alunos que frequentam a aula, acabam convidando um amigo ou parente. Muitas amigas gostam de praticar atividades físicas em conjunto para motivar uma a outra, ajudar, conversar e animar. E nas aulas de zumba isso acontece com muita frequência.

Com muita dança, suor, animação, coreografia, a aula de zumba proporciona muitos benefícios aos seus praticantes. Há relatos de alunos que conseguiram perder até 40kg com a prática da zumba. Portanto, vale muito a pena fazer esta dança.

Confira este vídeo com uma demonstração de como funciona a dança:

Este artigo foi útil para você? Conta pra gente aqui nos comentários!

Recomendamos para você:



1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 do total de 5)
Loading...

Comentar