Pular corda: Emagrece mesmo? Quais são os benefícios?

mulher pulando corda

Aposto que quando você era criança adorava pular uma corda, não é? Na infância vista apenas como uma brincadeira que permitia – além de gastar energia – uma integração com os coleguinhas, na vida adulta ela vem com tudo para auxiliar na luta contra as gordurinhas. Mas muito além de perder peso, o ato de pular corda traz vários benefícios para a saúde, alguns até que não parecem ter nenhuma relação.

Eaí, ficou curiosa pra saber o que essa atividade tão divertida pode agregar em uma vida mais saudável? Então continue lendo que você vai descobrir tudo e vai querer sair pulando corda por aí!

Pular corda emagrece?

Sim! Como qualquer atividade que envolva movimentar bastante o corpo, pular corda emagrece também. Se você separar 30 minutos do seu dia para esse exercício, é possível que você perca cerca de 300 calorias por dia. É claro que dependendo do seu condicionamento físico você pode aumentar esses minutos e perder ainda mais! Alie essa atividade com uma dieta balanceada que os resultados serão visíveis em questão de semanas.

Veja também: Melhores exercícios para queimar calorias

Ajuda a emagrecer os braços?

Também! Ao pular corda, além de movimentar as pernas ao pular, você exercita o braço ao mesmo tempo. Isso fortalece o membro e ajuda a defini-lo. Então além de queimar a gordura abdominal, você poderá ter braços mais bonitos e fortes.

ilustração de uma pessoa pulando corda

Quais os benefícios de pular corda?

Além de te ajudar a emagrecer o corpo de forma geral, pular corda oferece muito mais benefícios – não só estéticos como também para o bem-estar da mente e do corpo.

Pule corda onde quiser

Para muitos pode nem ser citado como um benefício, mas poder praticar a atividade em qualquer lugar é uma vantagem e tanto. Não só pelo fato de que você não precisa depender de nenhuma academia e nem se deslocar, como também é possível fazer ao ar livre. Você pode escolher cada dia um lugar, como parques, praças, praia etc. Pesquisas mostram que atividades fora de quatro paredes são muito benéficas para a saúde mental. Outro ponto positivo é que se você viajar, não precisa deixar de se exercitar. A corda é um instrumento fácil de transportar e você pode levar para qualquer lugar.

Ganhe mais equilíbrio

Ficar pulando por minutos sem dar aquela caidinha para o lado não é nada fácil. Requer muito equilíbrio! Com o passar do tempo praticando a atividade, você ainda poderá treinar mais esse equilíbrio pulando também com um pé só. Desta forma, você terá mais equilíbrio pela estabilidade do tornozelo, podendo desta forma evitar entorses e lesões.

Melhora da coordenação motora

Apesar de parecer fácil, movimentar os braços e as pernas ao mesmo tempo requer muita coordenação motora. Isso ainda se torna mais complicado se você quiser avançar e pular cruzando as cordas ao mesmo tempo. Isso irá fazer com que sua coordenação fique bem melhor e você possa praticar atividades que envolvem ela bem mais tranquilamente.

Mais aptidão cardiovascular

Pular corda com frequência irá melhorar todo o seu sistema cardiovascular, sendo eles o coração, artérias e veias (responsáveis pelo transporte de oxigênio e sangue para o coração e todo o corpo). Desta forma, atividades diárias que poderão te deixar ofegante e forçar o sistema cardiovascular, serão feitas tranquilamente e irão melhorar sua qualidade de vida.

Tonificação muscular

Além de você conseguir perder aqueles quilinhos, pular corda deixa o seu corpo mais definido e tonificado. Principalmente o tônus muscular das pernas e parte inferior do corpo em geral. Assim, seus músculos ficaram mais fortes, maiores e mais resistentes para praticar outras atividades, como: subir escadas, correr, caminhar por mais tempo, andar de bicicleta etc.

Melhora a saúde óssea

Pular corda também é uma ótima forma de prevenir doenças relacionadas ao enfraquecimentos dos ossos, como osteoporose. Também ajuda a evitar fraturas e lesões. Melhora a composição, estrutura e densidade dos ossos. Ao ficar mais velha você com certeza ficará longe desse tipo de problema.

Facilita a reabilitação

Muitos médicos recomendam pular corda para se recuperar de lesões no corpo. Obviamente com uma atividade de menor impacto, mas que aos poucos irá reestruturar a força do seu corpo e auxiliará na motricidade corporal.

Eaí, você já conhecia todos os benefícios que pular corda oferece à sua saúde? Deixe seu comentário pra gente!

 

Recomendamos para você:

Share this post

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem Votos Ainda)
Loading...

Comentar