Tênis para corrida: Como escolher?

tenis para corridaMais do que apenas escolher o tamanho ou a cor certa é preciso pensar com cuidado em alguns fatores na hora de comprar o seu tênis para corrida. Isso porque a escolha errada pode fazer com que você termine com lesões ou dores devido à corrida, além de a decisão errada também desperdiçar o seu dinheiro. Para evitar que isso aconteça com você, confira a seguir como escolher o tênis ideal.

Confira o tipo do tênis

Tênis de corrida não é tudo igual já que nem todas as corridas são feitas com a mesma intensidade, na mesma distância ou no mesmo terreno. Por isso, os tênis para essa prática aparecem em categorias diferentes, como para terrenos acidentados, em velocidade ou para praticantes mais leves ou mais pesados.

Tudo isso impactará em como você corre, no seu desempenho e principalmente em sua segurança. Por isso, saiba onde você pretende correr e escolha o tipo mais adequado para a situação.

Verifique a absorção de impacto

Uma das características mais importantes que um tênis para corrida deve ter é a capacidade elevada de absorção de impacto. Isso porque o movimento de erguer os pés e impactá-los ao chão durante a corrida pode causar mais malefícios para a saúde do que a atividade para o corpo.

Por isso, contar com um tênis que conte com um sistema de absorção de impacto ajuda a diminuir a força que suas articulações vão sofrer de volta com o movimento, protegendo a sua mobilidade e tornando a corrida mais confortável.

Avalie a durabilidade

Se você pretende correr longas distâncias ou, no mínimo, de maneira contínua é necessário que seu tênis dure um tempo mínimo para que seu investimento seja compensado.

Por isso, escolher tênis com materiais de baixa qualidade, além de ser ruim para os joelhos, também é ruim para o seu bolo já que muito em breve você vai ter que comprar um novo par. É daí, portanto, que vem a necessidade de se atentar à durabilidade do tênis e à qualidade do material em geral.

Prefira os tênis mais leves

Como parte da escolha você também deve levar em consideração que se o tênis for muito pesado, mais difícil vai ser tirá-lo do chão para o movimento da corrida. Com isso, mais esforço você vai acabar fazendo e nem sempre isso é uma coisa boa.

Assim, no geral é preciso que seu tênis para corrida se assemelhe o máximo possível à sensação de estar descalço. Se eventualmente você até se esquecer de que está de tênis é porque ele é leve o suficiente e o ideal, desde que atenda às condições de impacto, por exemplo. A exceção fica apenas para ao tênis com controle de movimento, que precisam ser mais pesados.

Não se baseie num preço

Um erro muito cometido entre os novos corredores é o de se basear – apenas – no preço para a escolha. Isso acontece, por exemplo, quando você decide comprar o mais caro acreditando ser o melhor ou quando decide comprar o mais barato por achar que não faz a diferença.

Ambas as atitudes podem fazer com que você termine lesionado e com desempenho abaixo do espero e, por isso, é muito mais importante considerar as outras características para, dentre as opções restantes, ponderar sobre o preço.

Escolher corretamente o tênis para corrida já é meio caminho andado para conseguir desempenho, conforto e segurança. Para isso, portanto, pense no tipo de tênis, na absorção de impacto, na durabilidade e peso para só então partir paras a avaliação sobre o peso.

Recomendamos para você:



1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem Votos Ainda)
Loading...

Comentar