Adrenalina: A substância que pode te causar sensações energéticas e contribuir e muito para o seu corpo!

adrenalina

Todo mundo já ouviu falar ou já usou o termo adrenalina para falar que estava muito agitado ou algo do tipo. Porém, muitos sequer sabem o que é essa substância de fato. É um hormônio? Uma substância que é adquirida por meio de alimentos ou remédio? Uma parte específica do corpo humano?

Nos tópicos a seguir você vai conhecer a adrenalina de fato, o que ela é, quais os benefícios ela traz para o corpo humano, entre outras respostas para as suas principais perguntas. Confira!

O que é?

A adrenalina é um hormônio que prepara o organismo para enfrentar grandes desafios, normalmente físicos. Esse hormônio é ativado por neurotransmissores que dão toda a força e resistência que a pessoa precisa para enfrentar esse problema ou desafio que surge na vida dela.

Esse hormônio é liberado por glândulas que ficam logo acima dos rins e, assim que o corpo percebe um momento de estresse, tensão, animação, ele libera a substância para que você consiga lidar com essa situação e vencê-la rapidamente.

A adrenalina quando libera faz com que o corpo da pessoa fique mais forte, mais resistente, o coração bata de forma acelerada, aumenta a pressão arterial, relaxa alguns músculos e contrai outros. Toda essa modificação é necessária para fazer com que você consiga se desvencilhar do problema que fez o hormônio ser liberado pelas glândulas suprarrenais.

Para que serve a adrenalina?

A adrenalina serve como um hormônio da defesa do seu corpo. Quando você está em uma situação estressante, de perigo ou muito animadora, esse hormônio é liberado para que você consiga realizar a atividade com mais tranquilidade e passe por esse desafio mais facilmente.

Ela é ótima, por exemplo, para a prática de esportes e exercícios físicos diversos. Quando você pratica uma atividade de alta intensidade, as suas glândulas suprarrenais liberam a adrenalina para que você consiga atingir os seus objetivos.

É por isso que a respiração fica melhor, você tem mais força, mais resistência, enxerga com mais facilidade, entre outras questões importantes para conseguir praticar esse esporte ou vencer uma competição.

Em esportes radicais, a adrenalina é ainda mais forte, pois ela te dar super poderes para conseguir vencer essas barreiras e dificuldades.

Além disso, esse hormônio também é usado em situações de medo; de alto estresse, como em uma prova ou entrevista de emprego; quando você tem fortes emoções diversas e também quando há queda do nível de açúcar no sangue, já que ela ajuda a produzir mais glicemia e energia, consequentemente.

Medicamento de Adrenalina

A adrenalina está presente no corpo de qualquer pessoa e sempre é ativada quando é necessária. Porém, também existe o hormônio em forma de medicamento que é muito usada por médicos em pacientes que precisam de uma dose desse hormônio para caso de urgências.

Problemas graves de respiração, de falta de batimentos cardíacos e outros. A adrenalina em forma de remédio é muito usada em UTIs e com pacientes que estão em estado muito grave, crítico.

Adrenalina injetável

adrenalina ampola injetável

Para que ela funcione imediatamente e traga o resultado esperado, a adrenalina é injetada diretamente na coxa, normalmente, para que os seus efeitos sejam rápidos e salvem a vida do paciente.

A adrenalina não é vendida em farmácias e nem pode ser consumida por qualquer pessoa. Ela é usada apenas dentro do ambiente hospitalar e só pode ser aplicada em casos de extrema urgência.

Ampola

A adrenalina é acondicionada em ampolas, sendo aberta quando necessária pelo médico. Cada ampola possui 1ml do medicamento, ou seja, um miligrama do hormônio para cada mililitro do líquido injetável. O instrumento vem com uma agulha na ponta que injeta o líquido do hormônio diretamente no corpo do paciente. É bem prático de ser aplicada e essa forma de caneta serve também como proteção para o paciente e também para o médico que vai injetar esse hormônio sintético.

Efeitos da adrenalina

Os efeitos desse hormônio são vários. Ela causa as seguintes sensações (físicas ou sensoriais):

  • Aumenta o batimento cardíaco
  • Abre a caixa pulmonar e os brônquios para melhorar a respiração
  • Dilata as pupilas para melhorar a visibilidade
  • Aumenta o fluxo de sangue em todo o corpo
  • Deixa o cérebro mais em alerta e extremamente reativo
  • Produz muita energia
  • Aumenta os reflexos
  • Diminui a digestão
  • Aumenta a produção de suor
  • Sensação de superatividade, que você consegue fazer qualquer coisa

Todos esses efeitos juntos fazem com que o seu corpo fique preparado para enfrentar qualquer desafio. Dos mais simples até os de extrema intensidade.

adrenalina na academia

Como a adrenalina afeta na academia?

A prática de exercícios físicos faz com que as glândulas suprarrenais liberem adrenalina. Com isso, você vai ter mais fôlego para realizar o treino e mais força para levantar peso. Também terá mais concentração e foco na busca pelos resultados. Esse hormônio te oferece mais resistência para conseguir fazer vários e intensos exercícios, portanto, é benéfico na academia.

E noradrenalina? O que é?

A noradrenalina é um outro hormônio que é liberado junto com a adrenalina pelas glândulas suprarrenais. Ela é liberada um pouco antes da adrenalina, igualmente em momentos de tensão, estresse, entre outros. Ambos os hormônios atuam em conjunto e causam os mesmos efeitos no corpo da pessoa.

A diferença é apenas que a noradrenalina é menos eficaz no estímulo do receptor Beta-2. Em contrapartida, ela é extremamente potente para estimular o receptor Beta-1.

Se tiver ainda restado alguma dúvida sobre a adrenalina os efeitos dela no seu corpo, deixe o seu comentário aqui embaixo!

Recomendamos para você:



1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem Votos Ainda)
Loading...

Comentar