Biotipos corporais: Entenda a diferença entre eles e descubra qual é o seu!

biotipos corporais

Você aí do outro lado já deve ter se perguntado em algum momento o por que algumas pessoas comem, comem e comem e nunca engordam? Ou melhor, porque outras não podem nem olhar para um pão que já ganham dois quilos? Se pensou genética ou metabolismo, você está certo. Na verdade, a combinação dos dois é chamada de biótipo corporal. 

Esse termo, foi criado pelo americano William Sheldon em 1940. Sheldon chegou á conclusão de que as características físicas herdadas geneticamente poderiam ser classificadas em três tipos: ectomorfos, endomorfos e mesomorfos.

Na grande maioria das vezes, nosso corpo apresentará características de dois biótipos ao mesmo tempo, sendo que um deles sempre irá prevalecer um em relação a outro.

É muito bom saber qual é o seu biótipo corporal, pois só assim será possível direcionar melhor e mais especifica sua rotina de treinamento e alimentação, levando em consideração todas as características do seu biotipo físico.

Então vamos lá vou resumir um pouco cada um dos biótipos, assim espero ajudar você aí do outro lado a identificar o seu.

O que você vai encontrar neste conteúdo

Biotipos corporais: Ectomorfos

As pessoas ectomorfas possuem uma estrutura óssea pequena, peitoral reto, ombros pequenos, metabolismo acelerado e dificuldade para ganhar massa muscular.

Os ectomorfos tendem a conseguir mais resultados seguindo treinos com dias de descanso extras durante a semana, com menos volume e foco no uso de exercícios mais intensos para hipertrofiar (ganhar massa muscular).

Os treinos de resistência, como as corridas de longa duração, os ectomorfos levarão vantagem. As características das fibras musculares dos ectomorfos possuem o predomínio oxidativo, ou seja, mais mitocôndrias e alta capacidade oxidativa geralmente.

Possuem dificuldade para ganhar músculos, mas apresentam qualidades em provas de resistência. Este é o exemplo clássico dos maratonistas, os quais na grande maioria possuem esse biótipo.

biotipos corporais

Mesomorfos

Os mesomorfos por sua vez, são os que possuem estrutura óssea grande, mais massa muscular e aparência esportiva.

Este biotipo corporal tem facilidade tanto para hipertrofia muscular quanto para metabolizar gordura, costumamos falar que são os privilegiados, possuem características com aspecto esportivo, hipertrofia muscular, pouca gordura corporal, ombros largos e peitoral largo.

Os mesomorfos poderão ingerir mais calorias que o necessário sem se preocupar tanto com ganho indesejado de gordura já que o corpo consegue otimizar o metabolismo dos nutrientes. Estas pessoas possuem características de resistência e potência muscular, sendo indicadas para esportes como vôlei, basquete, tênis, futebol de salão e lutas.

Endomorfos

biotipos corporais

Existem também os endomorfos. São pessoas que possuem facilidade para engordar, talvez muitos se identifiquem com os endomorfos, como características mais comuns são: dificuldade para conseguir definição, maior acúmulo de gordura corporal, metabolismo lento e dificuldade para controlar a ingestão de calorias, o endomorfo, pode ter facilidade ou dificuldade para ganhar massa muscular e hipertrofiar.

O ideal é começar com treinos de baixa intensidade e volume, assim como os ectomorfos, aumentando gradativamente a intensidade, respeitando sempre a adaptação muscular e sua evolução cardiorrespiratória e metabólica.

As pessoas endormofas devem controlar muito bem sua alimentação e não podem cometer exageros sem que existam consequências em termos de ganho de gordura corporal.

Por fim mais não menos importante, como disse lá no início, algumas pessoas possuem talvez características de dois biótipos corporais, isso é muito comum. Então busco identificar o seu ou os seus, e se foram dois biótipos, perceba qual deles tem sua predominância em seu metabolismo.

E ai gostou do texto sobre os biotipos corporais? Então compartilhe com seus amigos!

instagram Nayara

 

Recomendamos para você:



1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem Votos Ainda)
Loading...

Comentar