Cintos de musculação: O que são? Pra que servem? Onde comprar?

cinta-de-musculação

Para quem está começando agora com os treinos em academias pode ser que tenha notado que algumas pessoas utilizam cintos de musculação para determinados exercícios. Porém nem todas pessoas precisam, ou podem, utilizar esses cinturões, além disso, é necessário um acompanhamento profissional para utilizar ele corretamente e não prejudicar a saúde. Esses cintos tem diversas funcionalidades, como ajudar no equilíbrio do corpo durante um treino muito pesado, e em alguns casos até auxilia a afinar a cintura, principalmente a das mulheres. Mas para chegar nesse resultado é preciso dedicação, paciência e seguir corretamente as instruções de um profissional, que irá te acompanhar durante todo o processo.

Onde posso comprar o meu cinto de musculação?

Se você está interessado em adquirir um cinto de musculação para seus treinos, nós indicamos duas lojas online que contam com diferentes opções em seu catálogo e ótimos preços! Confira:

Botão - Extra

Botão - Walmart

Para que servem os cintos de musculação

Quem está de fora sempre pensa que o uso dos cintos de musculação é para poder potencializar o emagrecimento, ou até mesmo para deixar o corpo mais firme, etc. Mas a verdade é que eles são utilizados para poder proteger o corpo durante os treinos, uma vez que eles proporcionam estabilidade, e segurança na região do core, que é responsável pelo equilíbrio do corpo. No geral esses cintos são utilizados quando se está praticando treinos que exigem muita força e peso, por isso os atletas, fisiculturistas e pessoas experientes em exercícios físicos são os que mais usam esse tipo de cinto. Porém o uso não fica restrito ou profissionais, uma pessoa que tem um treino médio pode utilizar um cinto de musculação, porém ele deve seguir as recomendações do personal que é quem vai avaliar a capacidade dele e se ele está apto a utilizar esse tipo de cinto e se é realmente necessário utiliza-lo no treino.

Em resumo, os cintos de musculação são utilizados em treinamento de força que requerem que quem está praticando tenha estabilidade do corpo para não prejudicar sua saúde e seu corpo. No geral ele é utilizado em exercícios de força de membros inferiores, mas existem alguns tipos próprios para os membros superiores, por isso é necessário acompanhamento na hora de escolher o cinto de musculação correto.

Como usar corretamente os cintos de musculação

Cada pessoa tem seu próprio tipo de treino, uma vez que é feita uma avaliação para saber as suas necessidades, da mesma forma acontece com os cintos de musculação, cada pessoa pode utilizar ele de uma maneira e mesmo assim essa ser a forma de usar corretamente. Para saber como usar os cintos  de musculação é preciso passar por uma avaliação médica e depois por uma avaliação de um profissional de educação física, pois são esses dois profissionais que juntos vão conseguir avaliar o que você precisa e então determinar a maneira de usar corretamente.

Em hipótese alguma comece a utilizar os cintos de musculação por conta própria, pois no lugar de proteger o corpo contra impactos ele pode acabar causando danos a saúde, que em alguns casos podem ser sérios e irreversíveis.

Dicas importantes sobre o uso dos cintos de musculação

É preciso sublinhar alguns pontos importantes para quem vai utilizar o cintos de musculação para que não ocorra danos à saúde.

A primeira coisa é saber que é necessário escolher um cinto feito com material de boa qualidade, pois os materiais não tão bons podem prejudicar a estabilização e ter uma baixa compressão, dessa forma os cintos se tornam apenas enfeites durante o treino. Além disso, os cintos não podem ser utilizados frouxos, pois isso prejudica no momento do exercício e pode acarretar em danos para a coluna. Mas por outro lado eles também não podem ficar muito apertados, pois prejudicam a respiração, a circulação e são extremamente desconfortáveis. É sempre necessário encontrar um equilíbrio na posição do cinto.

Outro ponto importante é que o cinto de musculação não pode ser utilizado o tempo todo e sim apenas na hora de treinos com exercícios com carga muito pesada. Já existe no mercado algumas opções de cintos que podem ser utilizados em outros momentos do exercício, como nos aeróbicos.

Ao utilizar o cinto de musculação e tiver qualquer dúvida sobre ele a melhor solução é pedir ajuda a um profissional que conseguirá te orientar e proporcionar os melhores resultados com o uso do produto.

Confira este vídeo com mais informações:

Este artigo foi útil para você? Conta pra gente aqui nos comentários!

Recomendamos para você:

Share this post

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem Votos Ainda)
Loading...

Comentar