Drop set: O que é? Para que serve? Como fazer? Veja as informações!

homem fazendo Drop set

Se você está buscando a hipertrofia e não está conseguindo alcançar os resultados desejados, não deixe de ver o que o drop set pode fazer por você.

Existem pessoas que têm mais dificuldade em ver resultado dos treinos, mesmo que a rotina seja intensa e que a alimentação seja adequada, e que faça uso de suplementos, e a frustração pode levar a desistir de ter o corpo sarado. Mas, existem técnicas que podem te ajudar a potencializar os resultados dos treinos e te deixar mais perto do corpo que você sempre quis, e uma delas é a drop set, que vamos falar no artigo de hoje.

Também vamos falar sobre como tirar melhor proveito do drop set sem prejudicar o seu corpo.

O que é Drop set?

É uma técnica para aumentar a intensidade de um treino para potencializar os resultados em um grupo muscular específico, indo além da fadiga muscular, diminuindo (drop) a carga em 30% a 60% e continuando a série (set) até falhar, ou até chegar muito próximo à falha.

Por que fazer ?

O objetivo do drop set é fazer com que o atleta continue com a série mesmo quando já está fadigado, para quebrar a estagnação muscular e aumentar os resultados nos treinos.

É uma técnica muito feita pelos fisiculturistas, que se diferenciam de outros atletas por causa de sua preocupação principal, que é a melhoria do visual, e não do desempenho atlético.

homem fazendo o Drop set

Como fazer drop set?

A melhor forma de fazer drop set é reduzir a carga nas máquinas que você muda o pino de lugar e já continua a série com menos peso logo em seguida, ou com a ajuda de alguém (como um personal), para exercícios como agachamento, legpress e supino, já que o tempo de sair do banco para diminuir a carga já afetaria a efetividade do drop set.

O passo a passo de como fazer drop set é:

  • realizar o movimento com técnica perfeita até a falha concêntrica;
  • reduzir a carga (em aproximadamente 20%), após a falha; e
  • prosseguir fazendo o exercício com técnica perfeita até uma nova falha.

Deve-se repetir o segundo e terceiro passos até se alcançar o objetivo estabelecido para o treino.

Pode fazer drop set com todos os exercícios?

Não. O recomendado é fazer o drop set em apenas um grupo muscular específico, seja para aumentar a resposta muscular e facilitar a hipertrofia, ou para queimar mais calorias e gordura localizada.

Bi-set ou tri-set?

Bi-set consiste em realizar dois exercícios consecutivos, sem descanso, para o mesmo grupo muscular, e o Tri-set é uma variação de 3 exercícios consecutivos, também sem descanso, para o mesmo grupo muscular.

O objetivo destes métodos é gerar um aumento do fluxo sanguíneo na musculatura, que é um fenômeno relacionado ao aumento da massa muscular, mas é importante lembrar que esse método de séries compostas deve ser feito de forma inteligente e pautado em objetivos, metas e periodização.

Drop set para bíceps

Se você quer intensificar o treino de braços, vale a pena pensar em um drop set para os bíceps, e pode ser feito em qualquer exercício com barra.

Como falamos, o ideal é fazer o drop set com a ajuda de alguém, que vai tirar as anilhas quando você chegar à falha, ou fazer em máquinas onde você consiga mudar o pino de lugar mais rapidamente.

Você também pode fazer rosca, elevação lateral e desenvolvimento com halteres, passando de 20 kgs para 8 repetições para 15kg, e depois para 10kg, sempre até a falha.

homem fazendo Drop set

Drop set para pernas

O treino de pernas é um dos assuntos mais pesquisados na internet, tanto pelo apelo estético quanto pela questão funcional delas.

O melhor exercício para aumentar os músculos nas pernas é o agachamento livre, e por isso, o ideal é não fazer drop set no agachamento (para não reduzir os resultados) e nem antes do agachamento, deixando pra fazer sempre no último exercício do grupo muscular, finalizando o treino.

Riscos

Como falamos, o drop set é uma técnica que te leva a treinar além da fadiga muscular, e caso não seja feito corretamente, pode ser considerado um overtraining, e causar lesões musculares, além de retardar a recuperação muscular, levando até mesmo a perder massa, provocando um efeito contrário.

Para evitar esses riscos, procure a ajuda de um profissional especializado, para te ajudar a fazer o drop set corretamente e se beneficiar.

Recomendamos para você:



1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 do total de 5)
Loading...

Comentar