Exercícios compostos e isoladores

A prática de exercícios na musculação é atualmente dividida em dois grupos: Exercícios compostos e exercícios isoladores. Para te ajudar a entender um pouco mais do que se trata cada tipo, seus benefícios e pontos negativos, preparando este artigo detalhando cada um desses grupos de práticas.

exercicio-composto-isolador

Exercícios compostos

Exercícios compostos, como o nome sugere, trabalham diversos músculos ao mesmo tempo com práticas baseadas em movimentos multi-articulares. Trata-se da maneira mais eficiente de alcançar o desenvolvimento muscular, ganho de performance e força muscular, pois garantimos desta forma uma evolução equilibrada de todo o nosso corpo.

Considerado uma excelente opção para quem busca crescimento de massa, pois através desta prática pode-se construir uma base sólida de músculos. Exercícios compostos também são conhecidos por aumentar a produção natural de testosterona, responsável pela construção da massa muscular.

Perigos da prática: Como os exercícios compostos trabalham grupos musculares, você pode acabar trabalhando o mesmo músculo em fichas consecutivas. Para evitar este erro, se atente não apenas ao nome do exercício que prática, ou do aparelho, mas para todo o conjunto de músculos que está trabalhando em cada exercício.

Exercícios isoladores

Ao contrários dos compostos, os exercícios isoladores concentram o esforço da atividade em apenas um grupo muscular ou articulação, como por exemplo, o bíceps concentrado com halter, que só trabalha bíceps.

Comuns em casos de fisioterapia restaurativa e práticas de bodybuilding quando, por exemplo, alterofilistas precisam corrigir simetrias antes de competições.

Perigos da prática: Exercícios isoladores promovem uma definição mais rapidamente, no entanto, sua prática prologada deve ser feita com muita cautela. Isto porque a prática de exercícios isoladores leva ao desenvolvimento de áreas isoladas, causando um crescimento desproporcional de forças entre os tecidos vizinhos.

Recomendamos para você:



1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem Votos Ainda)
Loading...

Comentar