Exercícios em Casa

É quase senso comum: a prática de exercício, além de ser muito prazerosa pra alguns, ajuda a perder peso, tonifica e modela o corpo e nos ajuda a nos precavermos de algumas doenças. Entretanto, não é todo mundo que tem o ânimo, o dinheiro e o tempo para sair de casa e se dirigir a uma academia. Por isso, basta seguir uma rotina coesa de exercícios em casa e aproveitar dos mesmos resultados, utilizando os horários em que você pode e tem vontade.

exercicios em casa

Lembre-se sempre de alongar-se antes e depois de realizar os exercícios, pois isso garantirá que os músculos estejam preparados, além de melhorar e aumentar a flexibilidade. Mantenha uma garrafinha de água próxima a você, para se manter sempre hidratado durante a atividade.

A começar, exercícios aeróbicos são os mais importantes se pensamos em emagrecimento e melhora do sistema cardiorrespiratório. Além de uma caminhada simples, que pode ser realizada na avenida mais próxima de casa, é possível se divertir e trabalhar ao mesmo tempo, seja com dança ou ioga. Uma rápida busca no Youtube revela vários resultados em que personal trainers certificados ensinam alguma rotina aeróbica que mistura a dança com exercício. São fáceis de seguir e aquecem os músculos, começando a queima de calorias e garantindo que não sentirá cãibras por falta de preparação.

Depois, exercícios localizados. Para escolher qual o melhor, o ideal é se focar na área a ser trabalhada. Para os glúteos, o melhor exercício é o agachamento. Afastam-se os joelhos para que fiquem na distância dos ombros e abaixa-se o quanto conseguir. Pontos bônus pra quem se manter alguns segundos nesta posição antes de levantar-se. Já no caso do abdômen, a velha abdominal ganha um toque diferente se, ao invés de se aproximar a cabeça dos joelhos, aproximarmos o cotovelo direito do joelho esquerdo e vice-versa, já que isso trabalha também as laterais do corpo. Trabalhar os músculos posteriores das coxas é fácil, deitando-se no chão e elevando a pélvis com os joelhos flexionados. Para panturrilhas bem torneadas, de pé e com as costas retas, levante o peso do corpo com as pontas dos pés. As flexões de braço fortalecem o peitoral e os bíceps – deitado de barriga para o chão, usa-se a força dos braços para erguer-se. Para iniciantes, pode-se usar o apoio das pernas: apóie os joelhos no chão e cruze os tornozelos.

Além disso, jamais dispense uma dieta equilibrada – é ela que faz 80% do trabalho, acelerando o emagrecimento e mantendo o peso. Prefira alimentos contendo farinha integral ao invés da branca e substitua frituras por assados.

É imprescindível se lembrar: se sentir algum desconforto ou dor, descontinue o uso dos exercícios e procure um médico. É por isso que um profissional de educação física é tão importante na academia: ele garantirá que você realize os exercícios de forma correta e não cause lesões. Entretanto, na falta de um, ainda é possível fazer exercícios simples que não envolvam grande impacto nos músculos e articulações. Se possível, consulte um personal trainer antes de começar as atividades em casa.

Recomendamos para você:

Share this post

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem Votos Ainda)
Loading...

Comentar