Exercícios para as costas: Veja os mais efetivos!

exercícios para costas

A prática de atividades físicas é fundamental para o controle do peso corporal, promovendo diversos benefícios para a saúde e também prevenindo dores relacionadas à postura e à coluna.

Conheça, a seguir, os melhores exercícios para as costas e como colocar estas atividades no seu plano de treino.

Benefícios dos exercícios para as costas

Sabemos como a atividade física ajuda na melhoria da qualidade de vida, reduzindo o estresse, promovendo maior bem-estar e ajudando a fortalecer o sistema imunológico.

As dores causadas por posturas erradas ou por problemas relacionados à coluna estão entre os mais comuns em pessoas de vida sedentária e que tenham trabalhos que forcem esta região.

Os exercícios para as costas são excelentes para melhorarem a postura, reduzirem lesões na coluna, principalmente na região lombar e, juntamente com o fortalecimento dos músculos do abdômen, promovem a força e ajudam no envelhecimento saudável.

Entre os melhores exercícios para as costas, temos os seguintes:

Barra fixa:

A barra fixa é considerada um dos exercícios mais completos para as costas. Dependendo do tipo de pegada feita na barra haverá maior ou menor exigência de um determinado músculo. A pegada aberta (em pronação), por exemplo, exigirá esforço dos músculos do bíceps, do trapézio (porção inferior), do redondo maior e do grande dorsal.

A pegada fechada (em supinação) é mais fácil de ser executada, pois utiliza mais os músculos do bíceps, sendo indicada para quem está começando neste exercício. Ele também atua nos músculos do grande dorsal e utiliza mais os músculos do trapézio;

Pulley frente:

Este exercício é executado com a ajuda de um equipamento específico, trabalhando as fibras superiores e centrais do grande dorsal. Ele também exige bastante do trapézio, do rombóide e do bíceps braquial.

Para aqueles que ainda não conseguem executar a barra fixa, este é um excelente exercício de fortalecimento;

Pulley costas:

Este exercício é feito no mesmo equipamento do pulley frente, com diferença apenas na puxada do movimento que é feita de maneira a se trazer a barra por trás da cabeça.

Ele trabalha bastante o grande dorsal e o redondo maior. Também são exigidos os músculos do bíceps e do trapézio inferior;

Pulley com puxador fechado:

Este exercício é feito no mesmo equipamento do pulley frente e costas, utilizando um pegador diferente, formando uma pegada mais fechada. Este exercício exige mais das laterais das costas, incluindo-se o grande dorsal e o redondo maior. O bíceps e o trapézio também são exigidos no movimento;

Remada:

A remada é um exercício bastante completo e pode ser feito em diversas variações, tais como a remada com puxador (com uso de equipamento), a remada unilateral (com uso de halteres) e a remada cavalinho (com uso de equipamento).

Todas estas variações trabalham o grande dorsal, o redondo maior e o trapézio, exigindo também da parte espinal do deltóide e dos músculos do bíceps. Para cada variação haverá uma exigência diferente dos músculos;

Conclusão

Os exercícios para as costas ajudam a melhorar a postura e ajudam a evitar problemas relacionados à coluna e à região lombar.

Continue conosco nos próximos artigos e deixe aqui seus comentários ou dúvidas.

Recomendamos para você:

Share this post

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Comentar