Halterofilismo: Entenda as regras e saiba todos os recordes dessa modalidade!

Muito mais do que ser um esporte em que o objetivo é levantar peso, o halterofilismo exige muita disciplina, preparo e técnica para sua prática. O esporte, que inclusive é uma modalidade olímpica, exige dos atletas dedicação total e anos de treinamento para conseguir bons resultados.

Nesse artigo falaremos um pouco mais a repeito do halterofilismo, suas regras e dos principais recordes alcançados com ele. Também mostraremos que não é só homem que pratica o esporte. Ele é muito popular também entre as mulheres. Confira:

O que é?

O levantamento de peso como forma de competição remonta de civilizações antigas, onde há registros dessa prática por homens. Contudo foi no final do século XIX que houve a primeira competição oficial e mundial. Naquela época só havia 6 competidores.

Ele é basicamente um esporte em que os competidores disputam quem consegue levantar mais peso com o uso de alteres. A competição é divida em fases, e conforme vai evoluindo, os pesos vão sendo aumentados até chegar ao momento em que apenas um competidor consegue levantar um determinado número de quilos, sendo esse considerado campeão.

Halterofilismo

Halterofilismo para deficientes

Como vemos nas paraolimpíadas o halterofilismo é uma modalidade esportiva muito praticada por deficientes, principalmente os com dificuldades motoras nas pernas.

Contudo ele é praticado de outra maneira. Diferente da modalidade para não deficientes, em que os pesos são levantados na posição ereta, na modalidade para deficientes esse levantamento é feito deitado de costas e com as pernas amarradas .

Apesar de ser praticado por pessoas com mobilidade limitada, os pesos levantados não são tão limitados. Os competidores levantam pesos que realmente impressionam. O recorde da modalidade paraolímpica, atualmente, está fixado em 291kg. É muita coisa.

Halterofilismo deficiente

Para mulheres

Os homens que fiquem espertos. O halterofilismo para mulheres é cada vez mais popular e o número de adeptos femininos só tende a crescer. Mas já é histórico, as mulheres sempre possuem mais dificuldades em praticar coisas que antes só eram praticadas por homens, sendo que somente no ano 1996 foi aceito o sexo feminino nas grandes disputas mundiais.


 Quer saber mais? Leia mais conteúdo no texto Hipertrofia Feminina!


Regras do halterofilismo

Como já disse na introdução, o halterofilismo não consiste apenas em levantar pesos, ele possui regras bastante rígidas e que devem ser seguidas. Algumas delas inclusive servem párea garantir a integridade física do atleta, uma vez que o esporte, quando executado errado, é bastante perigoso.

As regras da competição seguem duas modalidades diferentes do levantamento de peso, o arranco e o arremesso. No arranco o competidor deve levantar os alteres em um único movimento e acima da cabeça, sem pausas. Pega no chão em posição ereta e levanta de uma vez acima da cabeça.

Já na modalidade arremesso o atleta deve levantar primeiramente o peso até a região acima do peito e em seguida levantá-lo para acima da cabeça, como na anterior. Nesse momento ele deve alinhar as pernas e manter o peso na mesma posição até o juiz orientar que o movimento foi realizado de maneira correta. É nessa hora que eles jogam o peso no chão e gritam aliviados.

Recordes

Halterofilismo feminino

Vamos falar de números impressionantes. Agora chegou a hora de conhecer os principais recordes do halterofilismo. Os pesos levantados realmente são incríveis quando pensamos que foi uma pessoa, sem ajuda de nenhum artifício, que os ergueu. Os recordes são calculados conforme a soma dos dois exercícios citados anteriormente, que são obrigatórios, o arranco e o arremesso.

O atual recordista masculino conseguiu o numero total de 472,5kg levantados, somando 210kg no arremesso e 262,5kg no arranque. Seu nome é Hossein Rezazadeh e ele é original do Irã, terra onde ele é conhecido como Hercules. Não é pra menos, né?

Já a atual recordista feminina é a Tatiana Kachirina originária da Rússia e com o recorde de 348kg levantados, somando 155kg no arranque e 193kg no arremesso. O recorde foi alcançado no ano de 2014 na cidade de Almaty no Cazaquistão.

Apesar dos números os praticantes falam que o halterofilismo não tem perigo quando praticado com os equipamentos certos e também dentro da técnica.

Contudo já vimos casos de competidores que tiveram lesões muito sérias ao praticar o levantamento de peso. Por isso, se você deseja começar a praticar o esporte, procure se informar bastante antes para garantir sua integridade física.

Recomendamos para você:



1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem Votos Ainda)
Loading...

Comentar