Levantamento Terra: Saiba como fazer e quais cuidados tomar

levantamento-terra

Há muitos exercícios de musculação que trabalham áreas específicas do corpo, mas apenas alguns trabalham com vários músculos, sendo um deles o grande e resultante levantamento terra, o qual trabalha de modo conjunto a região lombar, pernas, trapézio e glúteos.

Deve ser feito com muita cautela e precisão dos movimentos, pois caso contrário se transforma de “mocinho” em “vilão” nas academias pelo seu incrível potencial lesivo. É necessária uma postura correta e peso proporcional à capacidade do indivíduo, e qualquer erro pode causar sérias lesões nas pernas e região dorsal.

Como fazer o levantamento terra

Primeiramente, o que deve ser prioridade e de total controle da pessoa é a sua postura, sempre ereta; os glúteos devem estar empinados, de modo a encaixar os quadris, e quando ao dobrar os joelhos, o corpo ter um bom apoio para realização do exercício com sucesso.

Posicione-se diante da barra no chão, com os pés devidamente alinhados aos ombros. Antes de agachar para levantar o peso, o indivíduo deve respirar profundamente, inflando o peitoral e contraindo os músculos abdominais. Todo esse processo irá travar sua coluna e, sem arquear o corpo, está apto a levantar o peso.

Após o erguimento do peso, vá expirando o ar lentamente enquanto abaixo o peso. Lembre-se de nunca arquear as costas, nem no momento de levantamento nem na hora de descer, sempre costas eretas.

Esse exercício tem duas fases, que é a elevação e descida. Na elevação, toda a força feita deve ser focada nas pernas, e já na descida, toda a força se contém na musculatura dorsal.

As pegadas das mãos é a pegada mista, onde uma fica virada para cima e a outra para baixo, de modo que a barra não role para nenhum lado durante o levantamento. E isso também alivia a tensão nas articulações das mãos.

levantamento-terra

Benefícios do levantamento terra

Conheça as diversas vantagens que a boa execução do levantamento terra trás ao corpo e à saúde do indivíduo:

– Ganhos muito rápidos de massa muscular.

– Ganhos muito rápidos de força muscular, logo maior evolução nos exercícios e aumentos de peso.

– Desenvolvimento físico ou hipertrofia bem definida.

– É ótimo para definir a parte posterior do corpo, colaborando com a parte que você não tem muito contato visual no espelho.

– Colabora com sua postura, desde quando está sentado até quando está caminhando.

– Firmeza nos braços colaborando para com uma melhor coordenação motora.

– Bem estar pelos benefícios corporais e mentais.

Diferença entre levantamento terra e stiff

Muitos confundem o levantamento terra com o stiff devido a área de atuação muscular de ambos, mas vale lembrar que o stiff atinge os glúteos e os bíceps, e já o terra trabalha intensamente a região dorsal. Sendo assim, a diferença básica dos dois é amplitude dos movimentos e o fato de flexionar ou não os joelhos. Veja o stiff abaixo:

levantamento-terra

E aí, gostou? Vai tentar? Conta pra gente nos comentários.

Recomendamos para você:



1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem Votos Ainda)
Loading...

Comentar