Musculação engorda ou emagrece?

musculação engorda ou emagreceA prática da musculação, embora seja cada vez mais popular, ainda gera muitas dúvidas entre quem deseja emagrecer. O motivo disse reside no fato de que após iniciar a prática, ao fazer uma pesagem é muito comum se deparar com um peso igual ou até mesmo maior do que o início. Quer saber se, afinal, essa prática engorda ou emagrece? Então confira a resposta a seguir.

A queima de gordura x ganho de massa muscular

A musculação, quando feita da maneira correta e acompanhada de uma dieta balanceada, é capaz de garantir uma aceleração no metabolismo e, com isso, um aumento na queima de gordura.

Com isso, o praticante dessa atividade física consegue experimentar uma diminuição nos níveis de gordura no organismo e apresenta uma redução de peso. É daí que vem a ideia de que musculação emagrece.

Por outro lado, entretanto, essa gordura é substituída por uma criação de massa magra, ou seja, pela construção de músculos. Nesse sentido, músculos pesam mais do que gordura e embora garantam aumento ainda maior da taxa metabolismo, também garantem um aumento – ou no mínimo – manutenção dos números da balança.

Graças a esse fato e a uma análise rasa, muita gente termina achando que a essa prática engorda.

A verdadeira questão, entretanto, é que essa atividade por si só certamente não engorda, mas também não é capaz de emagrecer como um exercício aeróbico de alta intensidade, por exemplo. No geral, o que ela causa é uma modificação na configuração das estruturas do corpo, substituindo gordura por músculos.

Números na balança não são só o que importam

Quando se fala se essa prática engorda ou emagrece é preciso ter muito cuidado porque nem sempre o número que aparece na balança significa um progresso no processo de emagrecimento ou de busca de vida saudável.

Isso porque a prática de atividades aeróbicas, por exemplo, traz a sensação de emagrecimento rápido, quando, na verdade, boa parte do que é eliminado consiste apenas de líquidos retidos.

Já a fama da musculação de engordar, na verdade, é graças a uma mudança estrutural do corpo que, em última análise, é benéfica. Mais músculos significam mais gasto calórico e, portanto, metabolismo mais acelerado que leva a uma queima maior de gorduras. Como os músculos pesam mais, você acaba tendo um resultado igual ou maior na balança, mas o seu corpo está diferente – para melhor.

É por isso que levar em conta somente os números da balança não é tão benéfico já que eles não refletem, necessariamente, a realidade do seu corpo. Confiar mais em medidas e medições dos níveis de gordura conta mais do que apenas na balança.

Mas, afinal, a musculação engorda ou emagrece?

A pergunta que não quer calar, entretanto, é se a musculação engorda ou emagrece. A verdade é que, no final das contas, ela emagrece, mas não diminui os números da balança.

Se você estiver em busca de uma redução no seu peso em si, então procure intercalar com atividades aeróbicas de alta intensidade, o que te ajudará a reduzir o número da balança.

No final, a musculação não engorda, mas, sim, garante uma construção de massa muscular, o que acaba interferindo na balança. Por isso, mais do que apenas considerar os números da balança preste atenção aos sinais do seu corpo para saber se a prática traz realmente os benefícios que você deseja.

 

Recomendamos para você:

Share this post

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Comentar