Musculação

Musculação pode ser entendida como exercícios onde o treinamento é baseado na força física, para ganho e desenvolvimento dos músculos esqueléticos. Os exercícios realizados para musculação utilizam da força da gravidade com barras, halteres e outros métodos que envolvem peso, os quais geram forças opostas aos músculos, através de molas ou elásticos. Tal processo constante em séries e períodos força o músculo trabalhado de modo que haja contrações gerando resultados, podendo ser concêntricas, excêntricas ou isométricas.

exercicios-musculacao-l

Pode ser praticada por pessoas a partir dos 14 anos, com um público idoso presente também, afinal é tratamento de doenças e mais qualidade de vida por ser um exercício físico. Toda academia de musculação deve oferecer um atendimento diferenciado, exclusivo, de modo que atenda a cada necessidade de cada pessoa, com orientação de profissionais por fichas e também presente. Além do que a saúde permitir, o  objetivo do indivíduo também deve ser valorizado variando com o tipo de treinamento.

Para que serve a musculação

É um tipo de atividade física, logo tem seus benefícios relacionados à nossa saúde. É um treinamento indicado para atletas que buscam melhor condicionamento físico em suas performances e competições, tais como corridas e ciclismo (fortalecimento das pernas através da musculação).

academia-com-musculacao-para-emagrecer-para-o-verao

Tem seus fins estéticos para quem deseja um corpo mais escultural com músculos bem definidos e, em casos de fisiculturismo, crescimento e alto desenvolvimento muscular, o qual é alcançado com treinos pesados, dietas rígidas e um constante uso de adequados suplementos alimentares.

Além de fins estéticos e esportivos, favorece muito a saúde de qualquer pessoa auxiliando em doenças musculares, ósseas, colaborando com um metabolismo mais ativo, melhora na postura, entre muitos outros benefícios, além do bem-estar com o próprio corpo.

Benefícios da musculação

Como foi citado no tópico anterior, há muitos benefícios provindos da musculação, desde quem a procura por questões de saúde, até fins estéticos. Além de promover ganho de massa muscular, reduz também a gordura corporal devido às repetições em séries de movimentos iguais, tendo um pouco aeróbica em sua prática.

A musculação também colabora para com a pele do indivíduo, de modo a enrijecê-la em casos de emagrecimento, sem nenhum excesso de pele como muitos pensam. Evitam problemas ósseos, pois aumentam sua densidade interna, fortalecendo o esqueleto humano, logo alivia sintomas de artrite, entre outras.

Outro grande benefício é o aumento e melhora na circulação sanguínea, diminuindo assim problemas cardiovasculares como pressão arterial. Contudo, cada corpo demanda um tipo de exercício diferente, sendo cargas menores para cardíacos serão gradualmente crescidos para não haver complicações com a saúde.

Alguns mitos e verdades sobre a musculação

Verdade: Alongamento evita problemas musculares como também facilita na prática de levantamento de pesos. A flexibilidade alcançada com alongamentos constantes pode evitar lesões.

Depende: Musculação não pode ser definida como uma forma de emagrecer, pois se ganha massa muscular o que influencia no peso da pessoa. Se sua demanda for emagrecer, exercícios aeróbicos são indicados para agir conjuntamente à musculação.

musculacao-tenha-curvas-mais-definidas-2-4

Mito: Mulheres podem fazer musculação sem medo de coisas como crescer as costas em exercícios braçais ou ficar com corpo masculinizado. Existem pesos para homens e pesos para mulheres, assim como objetivos diferenciados. Existem muitas mulheres no ramo de fisiculturismo, sabia?

Depende: Nem todo mundo pode tomar suplemento alimentar, seja por questões alérgicas ou até de objetivo mesmo. Existem suplementos alimentares dos mais diferentes focos, desde para ajudar a emagrecer, como também ganha massa muscular. Portanto, suplementação é indicada por nutricionistas e outros profissionais da saúde de modo adequado e de acordo com cada foco.

Mito: Parar de malhar não deixa a pele flácida, como muitos pensam. O que acontece é uma redução no tônus muscular, não afetando de modo algum na pele. O que pode acontecer é a pessoa engordar após parar de fazer musculação e ganhar flacidez pelo acúmulo de gordura localizada.

Recomendamos para você:



1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem Votos Ainda)
Loading...

Comentar