Vitamina E: Conheça todos os benefícios dessa vitamina e porque inclui-la em suas refeições!

Como sabemos, através da alimentação, o ser humano fornece os nutrientes necessários para o funcionamento adequado das nossas funções e claro, mantém nossa saúde em dia. Assim sendo, cada macro e micronutriente desempenha funções específicas em nosso metabolismo, de forma que a deficiência de algum deles geralmente acarreta em problemas de saúde. A Vitamina E, por exemplo, é extremamente importante para o bom funcionamento de diversos processos endógenos, de forma que o seu consumo não deve ser de forma alguma, negligenciado.

Se você deseja saber mais a respeito da Vitamina E, principalmente a respeito dos seus benefícios para a saúde, este artigo é para você! Não deixe de ler até o fim!

O que é e para que serve a Vitamina E?

A vitamina E é um micronutriente essencial para a manutenção da boa saúde.Também conhecida como Tocoferol, essa vitamina encontra-se armazenada no tecido adiposo, diferentemente das demais vitaminas da classe lipossolúvel (A, D e K) que são armazenadas em nosso fígado.

A vitamina E desempenha uma importante função antioxidante no organismo, ou seja: evitam os efeitos nocivos dos radicais livres nas células corporais, protegendo o corpo de danos ao DNA, envelhecimento celular e até mesmo doenças graves como o câncer.

Benefícios da Vitamina E

Embora muitas pessoas desconheçam, a vitamina E oferece diversos benefícios à saúde humana, conheça-os a seguir:

Melhora a saúde da pele: Devido ao seu poderoso efeito antioxidante e cicatrizante, a vitamina E ganhou espaço na estética e virou um dos melhores amigos de uma pele saudável. Ela promove, entre outros benefícios:

  • Hidratação da pele
  • Prevenção do aparecimento de rugas
  • Otimiza a cicatrização da pele
  • Tratamento e prevenção do envelhecimento da pele
  • Formação de fibras de colágeno e consequentemente, melhora da firmeza do tecido cutâneo
  • Redução do impacto negativo do sol na pele
  • Diminuição da sensação de sensibilidade na pele após exposição solar

Atua como anti-inflamatório: Devido ao seu efeito redutor de citocinas (estruturas conhecidas como “marcadores” inflamatórios do organismo). Ou seja: Auxilia na redução de diversos processos inflamatórios.

Promove a saúde neurológica: As funções cognitivas são diretamente beneficiadas pela vitamina E, mantendo-se assim em perfeito estado. Além disso, estudos apontam que o consumo adequado de vitamina E também consegue reduzir os riscos de desenvolvimento de Alzheimer  e até mesmo de Parkinson.

Isso porque os pesquisadores observaram que uma das principais causas para o aparecimento destas doenças é a grande quantidade de radicais livres presentes no tecido nervoso, portanto, o fornecimento de um poderoso antioxidante como a vitamina E beneficiaria o tecido e diminuiria as chances destas doenças desenvolverem-se.

Protege os homens do câncer de próstata: Este é o benefício mais conhecido da vitamina E. Embora ainda sejam necessárias maiores pesquisas para comprovação do seu papel protetor, alguns indícios clínicos mostram que o consumo adequado desta vitamina previne o aparecimento de câncer de próstata e até mesmo a diminuição dos tumores já existentes.

Entretanto, não é recomendado o uso sem orientação médica de suplementos para esta finalidade.

Fortalece o sistema imunológico: Manter o consumo adequado desta vitamina ajuda a fortalecer a imunidade e manter o corpo longe de possíveis infecções por bactérias, vírus ou alérgenos. Em outras palavras, ajuda você a manter-se resistente a diversas doenças!

Protege o coração: A suplementação de vitamina E está associada a uma menor incidência de doenças cardíacas na terceira idade, segundo estudo.

Isso porque problemas de ordem cardíaca parecem estar diretamente relacionados com a grande quantidade de radicais livres neste público, o que a vitamina E consegue combater com eficácia. Além disso, esta vitamina consegue promover a redução e controle do LDL (também conhecido como “colesterol ruim”), e diminuir o risco de aparecimento de obstruções nas artérias.

Mantém ossos e músculos saudáveis: Embora não seja a vitamina essencial para a saúde destas duas estruturas, o consumo adequado de vitamina E também promove efeito benéfico para os ossos e músculos.

Onde posso encontrar Vitamina E?

vitamina E

Para consumir vitamina E é necessário alimentar-se de forma saudável, e claro, consumir os alimentos mais ricos neste micronutriente com frequência. São eles:

  • Abacate
  • Ovo cozido
  • Salmão
  • Oleaginosas como amêndoas, amendoim, avelã e castanhas
  • Semente de girassol
  • Bacalhau
  • Azeitona

Além destes alimentos fonte de vitamina E, também é possível consumir a vitamina através de suplementos de vitamina E, obviamente com indicação médica.

❱❱ Leia também: Vitamina B6!

Sintomas da deficiência de Vitamina D

Assim como a maioria das deficiências nutricionais, o déficit de Vitamina E também ocasiona alguns sintomas característicos de carência. Os principais são:

  • Câimbras e dificuldade para caminhar
  • Crescimento lento em crianças
  • Queda e opacidade dos cabelos
  • Problemas neurológicos
  • Manchas na pele
  • Fraqueza muscular
  • Desenvolvimento mental e físico abaixo do normal em crianças
  • Anemia hemolítica (tipo de anemia que causa a destruição das hemácias antes do tempo normal, que costuma ser de 120 dias)
  • Perda da coordenação

A deficiência de vitamina E é mais comum em crianças, entretanto, pode ocorrer em adultos que não se alimentam de forma saudável e com alimentos ricos neste micronutriente. Também são alvos dessa deficiência as pessoas que apresentam algum problema absortivo, distúrbios na vesícula e/ou fígado, fibrose cística ou pancreatite.

É importante que, caso o indivíduo apresente um destes problemas, a quantidade de vitamina E no organismo seja monitorada pelo médico e se necessário, suplementada.

Vitamina E em cápsulas

Como mencionado anteriormente, é possível consumir a vitamina E através da suplementação em cápsulas, que é feita diariamente. O produto é facilmente encontrado em lojas de produtos naturais, farmácias e lojas de suplementos alimentares.

Entretanto, reiteramos que esta suplementação só deve ser feita com indicação do seu médico, pois o excesso desta vitamina pode ocasionar graves problemas como aumento das chances de desenvolvimento de câncer de próstata, sangramentos cerebrais e até mesmo anomalias na formação de bebês.

Clique aqui para comprar a sua com seus melhores preços!

Esta vitamina ajuda a engravidar?

vitamina E

A resposta é sim! Estudos apontam que o consumo da recomendação diária de vitamina E favorece a gravidez! Isso porque esta vitamina promove o funcionamento saudável do aparelho reprodutor da mulher e do sistema hormonal.

Além disso, os homens também se beneficiam do consumo adequado de vitamina E, melhora a saúde dos espermatozoides e promove melhor mobilidade, o que também acaba favorecendo a concepção. Ou seja: Se você deseja engravidar logo, mantenha os seus níveis de vitamina E (e do seu parceiro também!) em dia.

Vitamina E engorda?

Esta é a preocupação de muitas pessoas, entretanto, nós garantimos: A vitamina E não engorda! Pode haver um aumento de peso caso você consuma os alimentos ricos neste micronutriente de forma EXAGERADA, porém, a vitamina em si não tem o poder de aumentar o peso.

Quando se deve suplementar vitamina E?

A suplementação de qualquer vitamina ou mineral deve ser feita apenas quando existe a real necessidade de introduzir o produto. No caso da vitamina E, ela deve ser suplementada em casos de deficiência da vitamina ou caso o indivíduo seja portador de alguma doença que prejudique a absorção da vitamina (ou de gorduras, visto que por ser lipossolúvel, a vitamina E necessita de gordura para ser absorvida corretamente).

A indicação da quantidade adequada para você dependerá exclusivamente da avaliação do seu médico ou nutricionista, de forma que você deve consumi-la apenas com orientação profissional.

Fonte:

Radicais livres e os principais antioxidantes da dieta 

 

Recomendamos para você:



1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem Votos Ainda)
Loading...

Comentar