Acetilcisteína: Para que serve? Qual a bula? Possui contraindicações? Tire as suas dúvidas!

Acetil-tosse

Tem tido problemas com o famoso “peito cheio”? Se a tosse te pegou de jeito e você não tem conseguido expelir as secreções de forma natural, é a hora de procurar por um  expectorante. No cardápio de medicamentos que oferecem tratamento para esse tipo de problema de saúde está a Acetilcisteína.

Nunca ouviu falar desse remédio? Vem descobrir para que serve, posologia, efeitos colaterais e preços.

Para que serve?

Em geral, a Acetilcisteína consiste em um medicamento voltado para tratar as secreções que são produzidas nos pulmões durante gripes, bronquites e afins. Ela age como um auxiliador para ajudar que o organismo elimine essas secreções de forma mais fácil, tornando-as mais líquidas.

Assim, elas conseguem sair do nosso corpo através das vias respiratórias e com isso, melhora a nossa respiração. Dentre os problemas mais comuns para o uso deste medicamento estão: bronquite aguda, bronquite crônica, bronquite tabágica, enfisema pulmonar, broncopneumonia, abscesso pulmonar e atelectasia.

Outro motivo em que o remédio pode ser usado é em casos de intoxicação por paracetamol. São casos em que a pessoa ingere acidentalmente ou voluntariamente uma quantidade em excesso do paracetamol. A Acetilcisteína age regenerando a glutationa para combater os males que a intoxicação pode causar no funcionamento saudável do fígado.

Acetilcisteína

Posologia da Acetilcisteína

A posologia exata da Acetilcisteína irá depender de qual o problema de saúde tratado e a situação do paciente. Geralmente nas formas aguda das doenças que possam surgir, o tratamento costuma ser indicado de 5 a 10 dias. Já nas doenças crônicas, é possível que o médico oriente o paciente a fazer um tratamento mais longo por alguns meses para tentar sanar o problema a longo prazo.

As crianças podem tomar?

Sim. Existe a versão da Acetilcisteína em xarope pediátrico que contém menor dosagem dos componentes. Ela pode ser encontrada em vidros de 20 mg/ml ou em granulado de 100 mg. As indicações do uso infantil também devem sempre ser confirmadas com um médico antes do início do tratamento. De forma geral, é indicado:

  • Até 3 meses: 20 mg (1 mL) por 3 vezes ao dia
  • 3 a 6 meses: 50 mg (2,5 mL) por 2 vezes ao dia
  • 6 a 12 meses: 50 mg (2,5 mL) por 3 vezes ao dia
  • 1 a 4 anos: 100 mg (5 mL ou 1 envelope de granulado) por 2 a 3 vezes ao dia
  • Acima de 4 anos: 100 mg (5 mL ou 1 envelope de granulado) por 3 a 4 vezes

Acetilcisteína de uso adulto

Para o uso adulto, a Acetilcisteína pode ser encontrada também na versão de xarope e granulados, como também como comprimido efervescente. Ressaltando que a quantidade do remédio para o seu caso deve sempre ser consultada com um médico. Em geral, as indicações são as seguintes:

  • Xarope 40 mg/mL: 600 mg (15 mL) por 1 vez ao dia
  • Granulado 200 mg: (1 envelope) por 3 vezes ao dia
  • Granulado D 600 mg: (1 envelope) por 1 vez ao dia
  • Comprimido efervescente: 600 mg (1 comprimido) por 1 vez ao dia

Indica-se ainda que seja tomado preferencialmente na parte da noite.

Acetilcisteína gripe

Tem efeitos colaterais?

Sim. Mas isso não é uma regra: lembre-se sempre que isso irá depender do seu organismo. Há pessoas que relatam esses efeitos em níveis de intensidade diferentes e pessoas que não sentem quase nada. Dentre os principais estão:

  • Problemas gastrointestinais: náusea, vômito e diarreia
  • Coceira na pele e vermelhidão
  • Dor de cabeça
  • Zumbido no ouvido
  • Hipotensão arterial (pressão baixa)

Caso as reações sejam muito severas e comecem a atrapalhar seu dia a dia, suspenda o uso e procure um médico.

Acetilcisteína possui contraindicações?

A Acetilcisteína é contraindicada para gestantes, lactantes, casos de úlcera gastroduodenal e pacientes que tenham histórico de hipersensibilidade aos componentes da fórmula.

Qual é o preço?

O preço pode variar bastante de lugar para lugar, até porque várias marcas comercializam  medicamentos com o princípio ativo da Acetilcisteína. Você pode encontrar remédios com nomes de: Fluimucil, Aires, Bromuc, Flucistein e Mucocetil. Os valores podem variar de R$15 à R$90 reais, dependendo da marca e da sua forma de apresentação.

Onde comprar Acetilcisteína?

Se você tá sofrendo com os efeitos da bronquite, gripe e etc e deseja comprar a Acetilcisteína sem precisar de sair do conforto da sua casa, realize a sua compra online. Separamos para você, duas drogarias nas quais você pode fazer uma compra segura e sem preocupações. Confira:

Comprar Onofre

Comprar Araújo

Ainda tem dúvidas sobre a Acetilcisteína? Deixe o seu comentário!

0 Compart.

Recomendamos para você:



1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 do total de 5)
Loading...

Comentar