Azitromicina: Para que serve? Qual a posologia? Ajuda no tratamento da acne?

infecção-azitromicina

A azitromicina é um antibiótico amplamente utilizado no mundo e é muito eficiente no tratamento de diversos problemas que vão dos respiratórios a outros tipos de infecções causadas por bactérias.

Para ajudar você a entender melhor como a azitromicina funciona, como usar e quais são seus principais efeitos colaterais, elaboramos esse artigo. Confira:

O que é Azitromicina?

A azitromicina é um antibiótico da família dos azalídeos e é comercializado em versões genéricas e comerciais. Ele é utilizado para o tratamento de doenças e infecções causadas por bactérias e é comumente indicado para os casos de bronquite, pneumonia, amigdalite, sinusite, acne infecções de ouvido e também de outros órgãos.

Esse antibiótico é muito recomendado por ser permitido para uso por crianças e adultos, mudando apenas a dosagem conforme cada público. Contudo, é preciso ter cuidado na sua administração, o remédio possui alguns efeitos colaterais.

Possui efeitos colaterais?

O uso do fármaco é relativamente seguro e os seus efeitos colaterais foram observados em aproximadamente 10% dos pacientes que administraram a substância. Sendo os efeitos colaterais mais latentes por aqueles que fizeram tratamento com altas dosagens dele.

Como efeitos colaterais leves da azitromicina temos:

  • Reações alérgicas
  • Irritação da pele
  • Problemas nos rins
  • Desordem do ritmo cardíaco
  • Diarreia
  • Enfraquecimento muscular com perda da massa magra

Como efeitos colaterais graves do antibiótico:

  • Prisão de ventre
  • Dores intensas de cabeça
  • Irritabilidade
  • Diminuição do olfato
  • Irritação estomacal
  • Cansaço
  • Vômito
  • Fadiga
  • Coceiras vaginais

caixa de azitromicina

 

 

 

 

 

Qual a posologia da Azitromicina?

A posologia da azitromicina deve ser feita conforme orientação médica. Isso pelo fato de que deve ser considerado diversos fatores pessoais tais como qual a extensão do problema a ser tratado e da idade do paciente.

Na maioria dos casos a posologia é feita em dosagens únicas e diárias de 500 mg, sendo essa a mais comum dos comprimidos comumente usados.

Como usar?

A primeira coisa a ser observada ao se fazer uso da azitromicina diz respeito a orientação médica. O medicamento só pode ser comprado mediante apresentação de receituário e as dosagens orientadas por esse profissional devem ser seguidas.

Geralmente, o medicamento é associado ao uso de outros que possuem a função de proteger o estômago. A azitromicina causa irritação das paredes desse órgão e o uso conjunto com omeprazol pode ser indicado pelo seu médico.

Outra forma de evitar desconforto estomacal é a de sempre fazer uso do remédio com o estômago cheio e sempre na mesma hora todos os dias. Caso ocorra dores estomacais não é recomendável o uso de antiácidos, esses compostos diminuem a ação do medicamento.

Azitromicina tem efeitos colaterais?

Como todo medicamento químico, alguns efeitos colaterais são observados com o uso da azitromicina. Além dos efeitos já citados anteriormente, em um estudo realizado pela associação americana de saúde em 2013 foi constatado que o remédico causa alterações nas atividades elétricas do coração.

Com isso, ele pode levar a morte por uma arritmia cardíaca. Pessoas que sofrem de diabetes possuem o risco aumentado e devem evitar o uso dele, sendo recomendado nesses casos a substituição do antibiótico por outro como a amoxicilina.

combater bactérias

Quem não pode usar?

Além de não poder ser usado por aqueles que possuem diabetes, a azitromicina deve ser evitada em diversos outros casos. Ela não pode ser usada por aqueles que possuem alergia ao composto, grávidas e mulheres que fazem uso de anticoncepcionais.

Azitromicina precisa de receita?

Desde o ano de 2010 o Brasil passou a vigorar uma lei que torna obrigatória a apresentação de receita médica para a compra de qualquer tipo de antibiótico. Esse medicamento, com o uso excessivo, pode tornar o organismo imune a ele e diminuir os seus efeitos.

Portanto a azitromicina necessita de receita médica para se comprado. Essa obrigatoriedade é extremamente benéfica a saúde e ajuda a evitar possíveis excessos no uso do fármaco.

Qual o preço?

A azitromicina normalmente é comercializada na forma de comprimidos de 500 mg e sua venda é realizada na grande maioria das farmácias. O valor do medicamento genérico e na embalagem com 3 compridos, que é a quantidade normal do tratamento, saí pelo preço médio de R$ 20,00.

Já a versão comercial distribuída por diversos laboratórios, pode ser encontrado na mesma quantidade de comprimidos e concentração da versão genérica pelo valor médio de R$ 80,00.

Onde comprar?

Como dito anteriormente, a Azitromicina consiste em um medicamento vendido com prescrição médica e você encontra em qualquer farmácia. Contudo, se você deseja adquirir o medicamento no conforto da sua casa, você pode comprar em uma drogaria online e mandar a sua receita médica.

Separamos para você a Onofre, na qual você faz a sua compra segura e sem preocupações. Confira:

Comprar Onofre

Ainda tem dúvidas sobre a Azitromicina? Deixe o seu comentário!

Recomendamos para você:



1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 do total de 5)
Loading...

Comentar